Afinal é Escarola ou Chicória?

7 mar

te1

Mais uma ida à feira me rendeu uma receita muito saborosa, não resisti e caí de encantos pela  Escarola que estava lá toda viçosa na banca dando sopa, ou melhor, dando salada, sanduíche, pizza, torta, o que eu quisesse.  Comprei-a e foi aprovada no teste do marido: ele adorou a salada e a torta que segue aqui a receita. 

Engraçado que nunca tinha comprado nem feito receita alguma com a dita cuja! Os tons de verde me encantaram, pena que esqueci de tirar uma foto antes de usar a verdura, mas consegui uma para mostrar que linda é.  Só o visual já vale a pena!   É um pouco amarguinha na salada, mas fica interessante se você misturar com manga ou maçã, o contraste dos sabores é muito bom. 

Como tinha visto esta receita no Minha Cozinhazinha e me intrigou, usei a maior parte do pé para fazê-la, mas como era bem graúda rendeu bem.  O resultado é uma torta leve, sem o amargo da verdura crua, incrivelmente saborosa e melhor ainda, dá para ser servida como prato único, é bem substanciosa.

Para aqueles que não querem usar bacon, acho que peito de peru, frango desfiado, linguicinha frita, ou mesmo só a verdura já fica ótimo!!!

Mangia também é cultura: escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo. Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo.  A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.Compre a escarola que tenha folhas firmes, viçosas, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor. (fonte www.hortalimpa.com.br)

Olha que linda!

escarola

Foto www.esporus.org

Vamos a receita – meus comentários estão em itálico, transcrevi a receita tal como está no blog da Aninha:

Torta de Escarola Certa da Bete
Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina bem cheias (usei manteiga)
1 lata (só a lata tem a mediada certa) de creme de leite com soro (usei embalagem de 200 g e deu certo)
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 colher (sopa) rasa de sal

Recheio:
2 pés de escarola (que é a chicória) (na verdade usei só um pé)
3 tomates grandes (usei 2)
1/2 xícara (chá) de bacon em cubinhos
1 cebola picada
3 dentes de alho em lâminas
pimenta do reino e sal a gosto (não usei a pimenta)
4 colheres (sopa) de óleo (usei a gordura da fritura do bacon)
150 g de mussarela para cobrir

Misture todos os ingredientes com as mãos. Pré-aqueça o forno. Unte uma assadeira grande (a minha mede 35 x 24 cm) e sempre sobra um pouquinho de massa.  (minha forma de fundo falso é menor, sobrou massa, fiz umas tortinhas menores para congelar e usar depois, espero que dê certo!) Abra a massa com as mãos (na própria assadeira) cobrindo apenas todo o fundo e as bordas. Coloque para assar por 30 minutos (no mínimo) em forno baixo, ou até ficar dourada e sequinha. Enquanto isso, lave a escarola e corte em tiras de 0,5 a 1 cm de largura, corte a cebola, o alho e o bacon (eu congelo cortado em cubinhos) e corte o tomate em rodelas.Numa panela grande, junte o óleo, a cebola e o alho, depois coloque as escarola aos poucos, mexendo do fundo para cima para misturar os temperos, logo que murchar um pouco, acrescente a pimenta do reino e o sal e prove. Em seguida, desligue o fogo (cuidado: esta etapa é rápida).

A parte, frite o bacon em uma frigideira (não precisa por óleo) e reserve (salpique sal).  Retire a massa do forno e aumente a temperatura do forno até o máximo.

Atenção: Monte a torta apenas minutos antes de servir, pois a escarola solta água e molha a massa.Rapidamente, espalhe toda a escarola (evite ao máximo pegar o líquido que forma no fundo) sobre a massa previamente assada. Sobre a escarola, distribua lado a lado as rodelas de tomate (polvilhe sal em cada uma delas, dos dois lados). Sobre os tomates, espalhe os pedacinhos de bacon fritos. Por cima de tudo, forre com a mussarela.Coloque para assar em forno médio/alto (pré aquecido) por quinze minutos.  Servir em seguida.

A massa é muito diferente das massas que já fiz, acho que o creme de leite dá uma textura toda especial, meio aveludada, fácil de manusear. 

te1

28 Respostas to “Afinal é Escarola ou Chicória?”

  1. Fer Guimaraes Rosa março 7, 2007 at 5:10 pm #

    adoro isso, a torta, as verduras! minha mae que sempre foi fan das verdinhas refogadas! beijaoo,

  2. Agda março 7, 2007 at 5:24 pm #

    A torta ficou com uma cara linda.

  3. Verena março 7, 2007 at 8:29 pm #

    Fer, imaginei que para quem não curte muito as carnes essa é um a opção muito boa! Meus pais também não passam sem o “partido verde”!

    Agdah, não foi só a cara… o gosto ficou muito bom! E sabe que fria a torta também estava muito saborosa?

    Beijos!

  4. Ricardo março 7, 2007 at 11:24 pm #

    Obrigado por sua visita ao Ceguinho no Churrasco, esse filho parido de elocubrações antigas. Espero que dê certo. O molho, já fiz diversas vezes, com algumas variações: toques de sucos cótricos, gengibre, uns cravinhos lá longe…Enfim…é só inventar. A vantagem é que é muito rápido de fazer.
    Concordo: churrasco sem fumaça, pelo menos alguma, é ensopado sem molho.
    Abraços.
    Ricardo

  5. Márcia março 8, 2007 at 12:30 am #

    Menina, uns dias sem passar aqui e quantas novidades!!!
    Eu nunca comi chicória nem escarola, e nem tampouco sabia a diferença entre elas…
    Mas que a torta ficou linda e apetitosa, ficou!
    Abraço.

  6. Renata março 8, 2007 at 9:00 pm #

    Verena, essa sua torta dá vontade de a gente pegar um pedação! Nunca comi escarola, quando eu era criança, minha mãe me fazia comer chicória e eu não gostava, mas se eu experimentar agora de repente mudo de idéia. Beijinhos.

  7. Verena março 9, 2007 at 3:07 am #

    Re,
    experimente fazer, eu sei que há uma coisa em volta do amargo da verdura, mas vale a pena, fica dos deuses!
    Beijos.

  8. raiane setembro 18, 2007 at 1:59 pm #

    achei legggal…..

  9. janaína de oliveira lima novembro 2, 2007 at 3:12 pm #

    que tão vc fazer essa tambem rsrsrsrr

  10. janaína de oliveira lima novembro 2, 2007 at 3:13 pm #

    que tão vc fazer essa tambem rsrsrsrsrsrs

  11. dh,çmkltj fevereiro 29, 2008 at 5:05 pm #

    esta torta deve ser muito boa

  12. marcia maio 14, 2008 at 10:33 pm #

    Como ficou linda, acho que vou eleger esta para hoje. Apareça para mangiare no Idéias. bj

  13. Lúcia Romano novembro 29, 2008 at 6:26 pm #

    Encontrei um diferencial fundamental:
    Normal a receita com os ingredientes e modo de fazer, mas a diferença são os comentários ao lado dos ingredientes e do modo de fazer. ISSO É A DIFERENÇA!!
    Muitas das receitas (a maioria talvez) na internet dá os ingredientes e modo de fazer e PONTO. Dar “dicas”, revelar “segredinhos”, comentar dúvidas, seja de ingredientes, tempo, etc., que fazem a diferença na hora de executar a receita.
    Vou experimentar e depois retorno com o comentário.
    E a propósito cheguei neste site exatamente porque uma amiga disse que não conhecia escarola e me perguntou se ela não tinha outro nome. Aí veio a pesquisa. Valeu!!

  14. Marilio Manata março 30, 2009 at 10:03 pm #

    Gostaria que me informassem se a escarolla é a rúcula, chicória ou tem uma folhagem específica denominada escarolla?

  15. selma lucia da silva maio 19, 2009 at 12:31 am #

    escarola ou chicória?

  16. Dorilea Freire julho 20, 2009 at 3:59 pm #

    Senhores,

    Gostei da receita, porém gostaria de saber qual a dirença de chicória, escarola e almeirão.

    Grata,

  17. romilda novembro 30, 2009 at 2:14 pm #

    Deliciosa!!!!!

  18. Erlinda dezembro 8, 2009 at 11:47 pm #

    Ola, parabens pelo site. Eu tambem cheguei aqui procurando saber o que era a bendita escarola. Ate me esqueci da receita original – uma empadinha que encontrei num livrinho de receita de banca comprado as pressas antes de embarcar. Valeu a pena. A foto desta delicia e a sua descricao me fez criar coragem e sair de casa em baixo de neve pra buscar os tomates frescos. Aprovadissima! No inicio achei que a massa nao iria vingar porque usei um creme de leite congelado e ja faltando um pouco. Completei com leite e deu tudo certo.

  19. Erlinda dezembro 8, 2009 at 11:50 pm #

    opps! A foto e a sua descricao me fizeram criar coragem…(LOL)

  20. Bá Maglia março 19, 2010 at 7:12 pm #

    Verena, sabe que a “minha” escarola não é como a sua??!! Aqui, o que chamam de escarola, parece um alface, com um talo mais carnudo… Xi! Sua torta ficou lindíssima! Vou ver se encontro da “sua” escarola por aqui e vou querer experimentar!

    Beijos!

  21. Daniela março 31, 2010 at 7:18 pm #

    Achei seu blog pesquisando sobre escarola no google, sendo direcionada pra esse post. Estou apaixonada por esse seu espaço! Assim que tiver a oportunidade de fazer uma receita sua venho aqui dividir. Abraços! E obrigada!

  22. nira sodré maio 31, 2010 at 6:01 pm #

    A chicória que conhecemos aqui no Pará é bem diferente da escarola,pelo menos na aparência. Acho-a uma delícia principalmente no peixe cozido ou no feijão.

  23. Adriana fevereiro 12, 2011 at 11:57 pm #

    Amo escarola, to morrendo de vontade de comer essa pizza novamente, mas infelismente não encontrei em nenhuma feira onde estou morando e o mais incrivel nem conhecem essa verdura. não acho nem a semente pra comprar.

  24. joaoigorbatista outubro 1, 2011 at 9:51 pm #

    eu vou tentar fazer:

  25. laisabatista outubro 1, 2011 at 9:54 pm #

    eu amei muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo foi bem isso me da vontade quando eu vejo isssoooo?amores

  26. Egberto Melo Moreira Júnior março 6, 2012 at 10:19 am #

    Uma pequena dica com relação à nota que foi escrita sobre a escarola liberar água à massa:

    Todas as receitas mediterrânicas que derivaram de tradições do Médio-Oriente, quando utilizam hortaliças em sua confecção, normalmente beneficiam-se de uma desidratação dessas verduras previamente. A forma tradicional de obter tal condição é por meio da adição de sal grosso em entre-camadas durante algumas horas (poderá ser feito durante a noite), As hortaliças poderão ser colocadas sobre uma peneira dentro de uma bacia, de forma a não permitir que os fundos destes utensílios se encostem um no outro. Após algum tempo verão que a hortaliça estará bastante desidratada, mas ainda com alguma humidade natural. É importante lavar rapidamente e secar delicadamente sobre um pano ou por meio de uma centrifugadora de saladas. Depois disto poderão usar as verduras normalmente como manda a receita. Verão que as tartes não irão mais ficar soladas depois de certo tempo que foram saídas do forno. Para perguntas poderão enviar para melo.moreira@yahoo.co.uk ou em meu facebook:

    http://www.facebook.com/egberto.melo.moreira.jr

  27. thallysmangia junho 5, 2012 at 4:22 pm #

    eu nunca ouvi falar dessa raidapeste que porra isso

  28. nayara junho 5, 2012 at 4:28 pm #

    que porra e escarola,e voce laisa e muito e besta.ta certo,idiota.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 280 outros seguidores

