Guirlandas

15 mar

                     wreaths     

Sempre fico admirando as guirlandas quando é tempo de Natal, acho um enfeite singelo e muito bonito.  Infelizmente aqui no Brasil é no Natal que elas aparecem e logo vão embora com a chegada do Dia de Reis quando se desmonta a árvore de Natal e tiram-se os enfeites de casa. 

Quando moramos na Alemanha me impressionava a quantidade e variedade dos enfeites que são colocados nas casas a cada mudança de estação, e as guirlandas sempre me chamaram muita atenção.  Nos Estados Unidos também, a diversidade e criatividade no fazer estes adornos me deixam com vontade de ter mil portas em casa para pendurá-los. 

Fico pensando como será o jeito de cada pessoa que mora naquela casa para usar uma guirlanda de um jeito ou de outro, seus gostos, seus credos…. que viagem!!??!!!

Gosto mais do estilo simples, mais campestre, mas as douradas, prateadas e cheias de laçarotes também têm seu glamour.  Fica a gosto de cada um. 

As guirlandas existem desde o tempo da antiga Roma, na Grécia antiga uma guirlanda de coral era dada ao vencedor de eventos esportivos.  Como se fora nossas medalhas atuais, significava vitória.  A religião também possui a guirlanda do Advento na tradição católica, com a adição de quatro velas de cores diferentes, cada uma é acesa num domingo antes do Natal (quatro domingos).  A guirlanda neste caso significa a celebração do Natal.  A tradição das guirlandas é mais antiga ainda do que o Cristianismo.  Rituais pagãos utilizavam uma guirlanda com quatro velas que representavam os elementos Terra, Vento, Água e Fogo.  Os rituais tinham como objetivo assegurar a continuação do ciclo da vida.  (Fonte Wreaths-Eternity´s Decoration)

Há também uma lenda de que as guirlandas eram usadas para identificar as casas e famílias. (Fonte Franklin County Horticulture) 

Outros dizem que sua origem vem da Alemanha Oriental  e da Igreja Luterana. Havia um antigo costume alemão de decorar as casas com galhos verdes e velas durante o inverno para dar esperança de que os meses de inverno logo passariam.  (Fonte Tinker Take Off)

Com todo o simbolismo que envolve a guirlanda seu perfume e beleza por si só já justificam o enfeite.  Que vontade de pendurar uma guirlanda destas na minha porta!!!!   

Fotos: Wikipedia , Williams-Sonoma

16 Respostas to “Guirlandas”

  1. Fer Guimaraes Rosa março 15, 2007 at 6:00 am #

    essas de flores e flhas naturais secas sao lindas! mas nao tenho nenhuma na minha porta, nunca tive, nem no natal. essa de lavanda esta linda. voce me cutucou! ;-)))) beijoos,

  2. Vera março 15, 2007 at 9:58 am #

    Ciao ! quantas delícias que publicou enquanto eu estive de férias !
    e essas guirlandas são uma maravilha ! quando vivi em Bruxelas fiz um atelier para compor guirlandas dessas …

  3. Larissa março 15, 2007 at 1:45 pm #

    Verena, no último natal comprei uma guirlanda em uma loja de artesanato aqui de BH, muito simples mas muito linda, feita de palha e borboletinhas de tecido. Uma coisa fofa, foi difícil tirá-la da porta! beijos pra vc.

  4. Verena março 15, 2007 at 5:03 pm #

    Fer, também amei a de Lavanda, acho simples e especialmente bonita! Se colocar mande fotos!

    Vera, que bom que você voltou a nos visitar! Venha tomar um café! Como foram as férias? Já que você fez o curso e já percebi que é bem prendada, que tal uma guirlanda para nos presentear com uma foto?

    Larissa, são tão fofas que não dá vontade de tirar, não é? Eu acho que não tem que ser só Natal para enfeitar a casa, sempre é hora!

    Beijos mil!

  5. Renata março 16, 2007 at 3:29 am #

    Também adoro guirlandas, são tão lindas, não sabia que na Alemanha são usadas ao longo do ano todo. Beijinhos.

  6. Cris março 16, 2007 at 4:20 am #

    Logo agora que entra o outono seria uma boa estação para colocar uma guirlanda de folhas secas em nossas portas, mas acho que vão nos achar meio fora da casinha né… :-) Bjs

  7. Verena março 16, 2007 at 1:31 pm #

    Re, são muito fofas mesmo!!! Os alemães adoram enfeitar as casas, fica tão lindo!

    Cris, deixe que achem, o importante é você se senitr linda e sua casa também!
    Beijos!

  8. Ione - 33d maio 3, 2007 at 8:37 pm #

    Fiz um curso de arranjos florais e estou encantada com as guilandas. Fiz umas de outono, outras de primavera, com frutas, com flores, com louro, canela, anis … se alguém tiver dicas eu aceito.
    Beijo

  9. Giovana Pinto maio 16, 2008 at 11:10 pm #

    Até que enfim achei alguém que pensa parecido comigo, cozinhar e comer bem é tão prazeroso quanto fazer amor com quem se ama, é mágico,é divino…Adorei este espaço, na verdade estava procurando idéias sobre quirlandas, recebi uma encomenda de uma para casa de praia, e acabei encontrando este espaço tão legal, parabéns, um abraço da gaúcha Giovana

  10. Eliane Lannes outubro 28, 2008 at 9:16 pm #

    Olá! Tb sou fã de guirlandas e tenho feitos algumas muito bonitas. Mas, adorei as idéias que me deu, principalmente essa guirlanda citrica.
    será que vc teria mais fotos pra me enviar por e-amail?
    Uma de suas amigas disse que abriu um atelier para confecção de guirlandas… será que ela tb não teria como me mandar algumas fotos?
    Vc tem o contato dela por e-mail?
    bjkas, Eliane.

  11. maria cristina resende da fonseca novembro 9, 2008 at 2:59 am #

    Olá,
    Parabéns pelas guirlandas, entrei no site por causa delas. Tenho vontade de criar guirlandas pra colocar na casa o ano inteiro, acho lindo! Não sei se vc vende o que produz, mas gostaria de ter essa de lavanda. Amo a cor das lavandas, me dá sensação de aconchego. Na porta do quarto ficaria linda.
    Aguardo contato

  12. Teodora Simas março 9, 2009 at 10:08 pm #

    estas quirlandas estão simplismente lindas… vou tentar fazer uma também.PARABENS!!!

  13. Márcia abril 23, 2009 at 12:21 am #

    OI, sou apaixonada por guirlandas e culinária , entrei neste site procurando por guirlandas que pudessem enfeitar a porta de entrada o ano inteiro e me deparei com estas guirlandas maravilhosas , elas são feitas por você ? Gostaria de saber também se estão à venda. Aguardo contato , um abraço!

  14. Vane...s2 novembro 18, 2009 at 12:33 am #

    HuHu!! mto lindas essas guirlandas!!!! mtoo mara`

  15. neusa aparecida setembro 16, 2013 at 3:14 pm #

    So achei seu blog agora , mas adorei.Cozinho em eventos, pra Familia e a toda hora, adoro comida adoro amar com comidas.Tambem acho sensacional as guirlandas, se tenho vontade coloco na minha porta,mesmo q. me achem meio fora da casinha,Parabens, bjs

  16. Monica Andrade janeiro 3, 2014 at 7:37 pm #

    como faço pra comprar a guirlanda com fatias de laranja?

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 274 outros seguidores

