Tempero pronto da Nonna

2 mai

tempero da Nonna

Gente, resolvi passar uma dica que parece boba mas salva no último minuto.  Desde que me entendo por gente lembro da minha Nonna fazendo tempero para cozinhar, ela descascava um montão de cebola, alho, cortava cheiro verde (muuuuuuuuito) e moía tudo no moedor de carne com sal e óleo.  Um trabalhão, moía mais de uma vez, para ficar bem fininho e não ter reclamação na hora de servir a comida, nem todos gostam de ver o tempero quando estão comendo, enfim, e a grande maioria de nós cozinheiros e cozinheiras não têm tempo nem paciência para descascar e picar alho, cebola e cheiro verde para usar no preparo das refeições.  Sem falar no cheiro que fica nas mãos, das lágrimas nos olhos por causa da cebola (quantas vezes escorria água do olho enquanto picava cebola…!) e da delícia que é ter tudo ali juntinho esperando para dançar na panela.

Hoje ela ainda faz, mas usa o liquidificador, que eu não gosto muito, acho que fica muito fininho, gosto de usar o processador de alimentos, e distribui para nós netas, para minha mãe, tios e quem mais elogiar.  O sal é a gosto, a Nonna usa um pouco mais de sal, então diminui a quantidade de tempero para cozinhar, eu e minha irmã usamos menos sal, então usamos e abusamos do tempero!

A receita é super simples: cebola (2 médias), alho (2 cabeças ou 3), um maço grande de salsinha e um de cebolinha, sal (uso mais ou menos uma colher de chá bem cheia ou uma de sopa rasa), óleo (umas 2 colheres de sopa rasas).  Há quem use manjericão (no que fiz hoje eu acrescentei), há quem prefira colocar uma folha de louro (eu acho que fica com um toque muito acentuado e reduz as possibilidades do uso do tempero), outros usam também manjerona ou alfavaca, enfim, use sua imaginação e faça mudanças variadas ou use o que tiver em casa ou na sua horta.  Essa quantidade rendeu um vidro grande, tipo de azeitona de 500 g e ainda sobrou um pouquinho.

Na hora de guardar: use vidros esterilizados e cubra com um fio de óleo.  Eu guardo na geladeira pois não coloco muito sal e tenho medo que estrague.  Há medida em que a quantidade for diminuindo troque o vidro para um menor, muito ar no interior do vidro pode estragar o tempero.

Uso na hora de fazer arroz, feijão, refogar carne, ensopados, sopas, temperar bifes, em tudo o que for fazer.  Salva a pátria e não corremos o risco de não ter em casa alho ou cebola para o refogado, já está tudo lá, prontinho para ser usado.  Uma memória de infância que me acompanha até hoje, de presente para vocês. Beijos!

24 Respostas to “Tempero pronto da Nonna”

  1. Eliana Scaramal maio 2, 2007 at 11:53 am #

    Que dica boa! Eu adoro tempero caseiro, porque aqueles prontos não uso não. Vou fazer depois te conto. :)

  2. Elvira maio 2, 2007 at 12:39 pm #

    Que maravilha de tempero! :-)

  3. Cris maio 2, 2007 at 1:06 pm #

    Este tempero é tudo de bom, minha mãe sempre tem na geladeira, de vez em quando até trago um pouco para mim. Vou dar a dica do processador e do manjericão para ela, ela usa o liquidificador e tem muito manjericão plantado no quintal. Ah, o muffin de caqui fica bem úmido e suave, depois me conte se experimentar. Bjs!

  4. pink maio 2, 2007 at 1:08 pm #

    tudo de bom!!! saudades desse gosto… da pra dar download dele? rs… beijao

  5. Verena maio 2, 2007 at 2:12 pm #

    Lica, vale a pena, não vai se arrepender!

    Elvira, experimente por aí com as ervinhas da terrinha!

    Cris, fale para sua mãe que o que vale é o gosto do freguês, variar é a delícia da coisa. Você também não é boba, hein? Também traz para casa um pouco do gostinho da mamma!

    Mary, que saudades!!!! Ficou tão cheiroso!!!

    Beijos mil e ótima semana!

  6. angela maio 2, 2007 at 2:25 pm #

    meu pai tem 85 anos e faz esse tempero pra todos as filhas e noras, 6 no total, e tbem pra quem mais eleogiar e pedir, nós adoramos !!
    é maravilhoso usar temeprinho caseiro pronto, pra carne é ótimo!!

  7. Cinara maio 2, 2007 at 3:15 pm #

    Não tem nada igual a um tempero caseiro, não é mesmo, Verena? E suas dicas sobre o armazenamento são preciosas… Parabéns pelo post! ;o) Bjs!

  8. mangiachetefabene maio 2, 2007 at 3:54 pm #

    Angela, parabéns para seu pai, que carinho precioso!!!

    Ci, é verdade, e essa dica é da Nonna! Obrigada!

    Um beijo grande!

  9. karen maio 2, 2007 at 5:19 pm #

    Que receita boa! É uma mão na roda!

    (Ah! A Val me disse que vc mora na Itália, quando escrevi onde o drop stop era vendido, achei que morasse por aqui…)

  10. Cláudia maio 2, 2007 at 5:20 pm #

    Ótima receita, idéia melhor ainda. Vou fazer logo logo. Um beijo.

  11. Fer Guimaraes Rosa maio 2, 2007 at 5:51 pm #

    Verena, que receita fantastica! fiquei animada e inspirada pra fazer a aqui tambem! beijao,

  12. Samis maio 3, 2007 at 4:07 pm #

    Em casa esse tempero é mais conhecido como tempero da sogra ..ehehe ,porque a minha faz para a noras :)
    Eu uso em quase tudo ..é uma delícia

  13. bia maio 4, 2007 at 9:24 am #

    super pratico ! eu so de pensar em fazer tudo isto antes de começar me desanima, tendo ja pronto é perfeito !!! bjs

  14. mangiachetefabene maio 4, 2007 at 9:09 pm #

    Karen, Claudia, Fer, Samis e Bia,
    façam e me digam o que acharam! Vai sobrar tempo para testarem outras delícias !
    Beijos!

  15. Ynara maio 23, 2007 at 12:14 am #

    Hj eu fiz o tempero da Nonna..
    Um beijo enorme procê…
    Adoro seu blog!!!!

  16. dirce junho 24, 2008 at 9:42 pm #

    sou viciada nesse tempero.. não fico sem ele e tb dou para minhas nora eminha filha ..que otimo ne´…

  17. derci caldeira de oliveira abril 14, 2009 at 2:46 pm #

    eu queria uma receita para fazer tempero caseiro mais não encontrei nada nesta pagina.que descepção.

  18. Derci Caldeira de Oliveira maio 8, 2009 at 2:21 pm #

    eu prestei atenção,e vi os ingredientes para fazer o tempero,pois agora eu digo que é tudo de bom ,estou fazendo um sucesso com o tempero aqui no Mato Grosso. VALEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEU

  19. Soraia Cristina Baltruk agosto 4, 2009 at 2:22 am #

    quando eu fiz a última vez, meu tempero foi mudando de cor, ficando verde bem forte (só coloquei cebola, alho, sal, óleo e vinagre) e eu não tive coragem de continuar usando. o que aconteceu? estragou?

  20. mary setembro 8, 2009 at 7:35 pm #

    Olá …estava a procura de um tempero caseiro e pelo visto….
    esse é dos bons…vou fazer ainda hoje!
    depois volto pra dizer como saiu!
    Beijoooooos.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Comidinha do dia-a-dia « Mangia che te fa bene - junho 26, 2007

    [...] e refoguei numa panela de ferro com azeite, até dourar bem.  Coloquei então tempero pronto da Nonna e deixei pegar o gosto no frango para depois acrescentar água.  Não coloquei muito, o suficiente [...]

  2. Bombinhas de queijo e ervas brilham na mesa! « Mangia che te fa bene - agosto 30, 2007

    [...] porró (parte branca) ao meio e depois em meias-luas, refoguei com azeite na panela de pressão com Tempero da Nonna e acrescentei os pedaços de 3 abobrinhas médias (para pequenas) sem casca.  Cobri com água e [...]

  3. Caldo Verde « Mangia che te fa bene - junho 23, 2009

    [...] Voltei tudo na panela com o líquido do cozimento.  Fiz um bom refogado com azeite (usei o tempero da Nonna) e acrescentei à sopa.  Corrigi o sal e deixei dar uma fervida para incorporar os [...]

  4. Batatas gratinadas em cama de carne moída « Mangia che te fa bene - julho 5, 2009

    [...] me confundido na hora de colocar no freezer…enfim…descongelei a carne, refoguei com bastante tempero da Nonna e mais um tantinho de ketchup e molho barbecue para dar um toque.  Com um pouco da carne fiz [...]

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 281 outros seguidores

