Vera Pizza Italiana

28 mai

Pizza Italiana

Em casa não dá para esconder nossa descendência italiana, pasta e pizza são muito apreciadas e consumidas sem frescuras ou salamaleques. Todos adoram e não recusam um prato de macarrão ou uma pizza recém assada, dos mais novos aos avós e bisavós.Já escrevi sobre o fato de me achar muito sortuda de ter nascido numa família que realmente gosta de estar à mesa e saborear a comida, não é só uma necessidade fisiológica e sim um momento de extremo prazer e felicidade.
Os encontros familiares são sempre documentados com fotos à mesa, invariavelmente com cardápios maravilhosos, em sua maioria das vezes simples e sempre muito fartos - que não pode nunca faltar comida em casa de italianos!
Ontem almoçamos massa e o jantar foi uma rodada de pizza feito pela nonna (minha mãe), pizza feita em casa, desde a massa até o molho e de um jeito bem caseiro. Não há como resistir, regado a um bom vinho o prazer é certo e duradouro! Uma delícia como sempre!

Desta vez não fui a chef e sim a nonna, com uma receita muito boa retirada do livro Italianos à Mesa, de Paulo Vizioli, fácil de fazer e extremamente saborosa.  É a nossa receita de pizza, pode ser congelada a massa pré-assada para utilização posterior.

Massa fina, crocante e que não dá aquela sensação de peso no estômago, traduzindo: pode-se repetir uma ou duas vezes (às vezes até mais….rsrsrs) que não há necessidade de um anti-ácido após a refeição.

O segredo está na massa – nada de ficar sovando, mistura-se até que os ingredientes estejam homogêneos e no molho ultra fresco, tomates bem maduros sem pele e sem sementes processados com alho, sal e manjericão. O queijo e recheios também devem ser de boa qualidade, como qualquer outro prato que se faz na cozinha.

A receita é essa: 500 g farinha de trigo, sal (1 a 1 ½ colher de café), 30 g de fermento fresco ou 1 sachê de fermento biológico seco, 1 colher (sopa) de açúcar, 4 a 6 colheres (sopa) óleo e 2 xíc. de leite morno (ou de água ou de uma mistura de leite e água).Misture o leite morno (1 xíc.) com o açúcar e o fermento até que borbulhe, mais ou menos 5 minutos. Disponha o trigo numa superfície de granito (mármore, vidro ou inox) de forma que fique como uma montanha, adicione o sal e faça uma cova. Despeje o óleo e aos poucos vá agregando a outra xícara de leite, até que forme uma bola, pode ser que não seja necessário usar toda a quantidade de leite. Não sove, a dica é só misturar com as mãos, delicadamente. Cubra com um pano e deixe crescer de 30 minutos a uma hora.Abra a massa em uma superfície enfarinhada (pouca farinha) com um rolo de macarrão. Nós gostamos de pizza bem fininha, então rende bem a receita, dá cerca de 5 pizzas médias.Coloque a massa em assadeiras untadas com azeite (só um pouquinho) e leve para pré-assar. Quando verificar que a massa está um pouco corada embaixo retire do forno e reserve. Faça esse procedimento com todas as pizzas.Outra dica: somente monte as pizzas na hora de assar, senão o molho irá penetrar na massa e ficará mole.

Molho de tomate: para essa quantidade de massa use 6 a 8 tomates bem maduros sem pele e sementes processados com dois dentes de alho, um bom punhado de manjericão fresco e uma pitada de sal. Só. Nada de outros líquidos, ok?

A montagem da pizza é básica: vira-se a parte da massa mais dourada para baixo, molho, muzzarela ralada e o recheio da preferência. Ontem foram dois tipos: margherita (molho, muzzarela ralada, alho fatiado salteado ligeiramente no azeite quente para retirar o amargo, rodelas de tomate e folhas de manjericão) e lombinho canadense (molho, muzzarela ralada, fatias de lombinho canadense, azeitonas pretas e cebolas em rodelas). Tudo regado a um ótimo azeite, orégano e forno médio até que a parte de baixo esteja dourada.Idéias para recheios (minha mãe anotou no caderno dela ao lado da receita, mas não lembra se estas dicas são também do mesmo livro):

  • Raiz forte, ricota amassada e queijo cremoso;
  • Maçã verde em cubinhos e queijo gorgonzola;
  • Atum em pedacinhos, ricota amassada e molho de cebolas;
  • Batatas cozidas em fatias finas intercaladas com muzzarela e anchovas desmanchadas ( ou fatias finas de lingüiça) - este recheio eu já experimentei e é muito diferente.

Buon apetito!!!!

56 Respostas para “Vera Pizza Italiana”

  1. Eliana Scaramal maio 28, 2007 às 4:06 pm #

    Menina que delícia! Eu amo pizza!

  2. Verena maio 28, 2007 às 4:08 pm #

    Eliana, eu também, já deu para notar a paixão em casa!!!!
    Experimente essa massa e você não vai se arrepender!
    beijos,
    Verena

  3. Elvira maio 28, 2007 às 5:54 pm #

    Fiquei a babar-me toda só de ver a fóto! ;-)

  4. Cláudia maio 28, 2007 às 6:16 pm #

    Verena, isto deve ser um deslumbre para o paladar. Que delícia fazer uma pizza com a família reunida. Amei o post, amei a receita. Um beijo.

  5. Larissa maio 28, 2007 às 6:25 pm #

    Verena, isso não se faz em plena segunda-feira!!!!!!
    que delícia! um beijo.

  6. Fer Guimaraes Rosa maio 28, 2007 às 7:29 pm #

    Verena, mangia, mangia!! Essas tradicoes de familia sao o maximo! Minha missao de vida eh um dia conseguir fazer ums pizza tao boa quanto a da minha mae. Tambem faco a massa e o molho. De-tes-tooo a pizza daqui. Nessas horas eh muito util saber cozinhar, pois nao preciso me submeter. Amei suas ideias de toppings. beijaoooo…

  7. Cris maio 28, 2007 às 7:45 pm #

    Quer coisa melhor que fazer pizza em família? Sua massa leva leite, interessante… deve ficar bem macia!

  8. Cinara maio 28, 2007 às 8:15 pm #

    Verena, não consegui almoçar hoje e dou de cara com um pedação de pizza destes? Você quer me matar?? :oD Eu não faço massa de pizza em casa há meses, mas adoro pizzas caseiras! ;o) Beijinhos!

  9. Cláudia B. maio 28, 2007 às 10:53 pm #

    Verena, se o meu marido que é descendente de italianos, a família dele é como a sua, senta na mesa e come e conversa e o momento não acaba nunca. Ele vai entrar neste monitor e pegar a sua pizza. Vou anotar tim tim por tim tim, porque sei que provavelmente a próxima sexta vai rolar pizza feita em casa.
    Beijo carinhoso
    Cláudia Benevenuto

  10. Lunalestrie maio 29, 2007 às 12:12 am #

    Que ótima receita, e nem precisa sovar! Está anotada! :)

  11. Joaninha maio 29, 2007 às 2:48 am #

    Ai que maravilha!!!!! Quero uma fatia, pleaaaaase! :-D

  12. Sandra maio 29, 2007 às 5:35 am #

    HUmm!
    Que delicia!
    Agora que o meu filho passa a vida a pedir-me pizza, acho que tenho uma boa desculpa para experimentar esta delícia!

  13. Agda maio 29, 2007 às 8:51 am #

    E quadrada como as verdadeiras da Itália, segundo me disseram.

  14. pink maio 29, 2007 às 11:34 am #

    essa foi dificil de ver e conseguir ficar calada… agua na boca, viu? em plenas 11 hs da manha… omeudeus…
    beijao e saudades de estar ai no meio!

  15. Verena maio 29, 2007 às 1:52 pm #

    Elvira, essa pizza é uma delícia de qualquer jeito, recém assada ou tirada da geladeira depois de uma noite de festa quando a fome ataca de madrugada…experimente!

    Claudia, acho que as receitas ficam com um gostinho mais saboroso quando estamos bem acompanhados, não?

    Larissa, eu sei…mas é para inspirar a segunda!!!!

    Fer, minha vontade também é um dia cozinhar tão bem quanto minha mãe…estou tentando chegar lá! Os toppings são diferentes do que estamos acostumados, não?

    Cris, essa massa eu só comi bem fininha, fica crocante, dilícia!!! E antes de rechear dá para roubar uns pedacinhos e comer como chips com o molho da própria pizza…fica bom!!!

    Cinara, aproveite para experimentar essa! Depois me diga o que achou!

    Claudia, quer que eu mande um pedaço para ele??? Rsrsrs…que a pizza saia ótima na 6a feira!

    Luna, eu também adoro não precisa fazer força…tudo delicadamente e sem stress!

    Joaninha, onde mando entregar? Rsrsrsrs….

    Sandra, seu filhote tem bom gosto….quem não gosta dessa delícia?

    Agda, sabe que agora estou me lembrando de que não vi pizzas redondas lá….acho que é porque eles faziam em grandes tabuleiros e vendem os pedaços quadrados nas lanchonetes… Pizza a taglio…ótimo!!!

    Mary, desculpa…não era para dar vontade….Mas tava tão bom!!!

    Beijos mil!!!!

  16. Brikebrok maio 29, 2007 às 6:33 pm #

    Verena, que pena morares tão longe ! …

  17. Lien maio 30, 2007 às 3:20 pm #

    Hi Verena, thanks for visiting my blog. Yours looks great too, although I don’t understand a word of it!
    Of course I’m willing to sent you the english version of the recipe. (it’s a saltless bread BTW). Do you have a emailadress to sent it to?
    (mine: notitievanlien(at)gmail.com)

  18. Ricardo maio 31, 2007 às 12:40 am #

    Sou churrasqueiro, mas massas e pizzas são comigo mesmo! Uma aula dessas é imperdível, pois sempre dificuldade de fazer uma massa fininha que, ao final, ficasse crocante.
    Abraços e Parabéns

  19. Angeisa julho 5, 2007 às 3:30 pm #

    Deve ficar deliciosa, irei tentar fazer, fui na Italia e adorei a pizza italiana, pretendo fazer pizza italiana aqui no RJ. Se tiver mais receitas de recheios italiano, pode mandar pelo meu e-mail, agradeço.

  20. monica julho 10, 2007 às 4:37 pm #

    nossa !!! linda foto,farei essa pizza com maior prazer

  21. Joaninha julho 15, 2007 às 11:18 pm #

    Olá Verena!
    Não resisti a vir aqui novamente dizer que acabei de comer duas deliciooooooooosas pizzas feitas com esta fantááááááássssssstica massa!!!!! :)) Que delícia!
    Beijiiiinhos

  22. Marcelo julho 5, 2008 às 3:20 am #

    Ai, que delicia!!!!! já comprei os igredientes e vai ser o refeição de domingo com a famlia de pois falo como foi..rsrsrs

  23. Graça agosto 27, 2008 às 2:36 am #

    Gente, é a melhor massa caseira que já fiz…MARAVILHOSA!!!!

  24. mangiachetefabene setembro 9, 2008 às 2:38 pm #

    Marcelo, fiquei curiosa para saber como ficou!!!

    Graça, que bom que acertou! Realmente é uma delícia!!!
    Um beijo grande,
    Verena

  25. GRAÇA setembro 30, 2008 às 1:09 am #

    Verena,
    Gostei tanto que estou fazendo pela segunda vez.
    SEM PALAVRAS!! RECOMENDO!!

    BJOOS
    GRAÇA

  26. sofia novembro 15, 2008 às 8:33 am #

    Deve ser óptima. Queria experimentar essa receita, mas só consigo arranjar fermento biológico fresco, nesse caso, que quantidade devo pôr? Obrigada

  27. mara janeiro 16, 2009 às 8:23 pm #

    amei a dica, amanhã vou preparar um rodízio em casa, espero acertar a massa…
    bjus

  28. nadyr janeiro 29, 2009 às 5:35 pm #

    A massa e muito boa ,fez o maior sucesso,so usei o meu mollho que faço sempre

  29. wagner canini fevereiro 16, 2009 às 11:06 pm #

    olá, estou experimentando esta receita de pizza, porém senti uma dificuldade em relação ao ponto que se fala do fermento, ensina-se como fazer o fermento, mas não informa quando adicioná-lo na massa. poderia corrigir ou me informar via e-mail? grato.

  30. Tata fevereiro 18, 2009 às 12:58 am #

    Adoreii simplesmente!
    Idêntico é na minha casa todo sábado!
    A receita também é a mesma,tradicional,sem um monte de tranquera misturada igual muitos brasileiros insistem em fazer…
    Sou estudante de gastronomia e admiro que ainda existam famílias que se preocupam em se reunir em um momento de comensalidade,para apreciar algo feito pelas mãos humanas,e desfrutar de momentos únicos juntos.
    parabééns!!

  31. Nelsinho maio 12, 2009 às 3:56 pm #

    Parabens pela sua iniciativa!!
    Sou apreciador de uma boa pizza, vou provar sua receita.
    Esse detalhe do alho no molho de tomate deve ficar mto bom…

    Abraço..

  32. marco aurélio maio 15, 2009 às 11:57 am #

    Achei muita coisa 30 gr de fermento seco, para apenas 500gr de farinha de trigo, pois equivale o fermento a 3 envelopes, pesso a gentileza de me confirmar se é essa mesmo a quantidade de fermento que vai. Sou aquele tiuzinho de cabelos brancos que ama muito cosinhar e o fasso desde pequeno, e pizza em casa não pode faltar. Abraços.

  33. Manuel Soares Camati junho 14, 2009 às 9:46 pm #

    a vossa pizz e muito boa eu gostaria que me manda-sem sempre uma mensagem a cerca da vossa pizz porque, eu gosto muito de pizz e amei a ver a vosso trabalho.

  34. Marcia julho 19, 2009 às 9:44 pm #

    Verena vou fazer..mas somente a metade da receita, pq somos só em tres, espero dar certo depois te conto. Obrigada pela dica.
    bjs

  35. charlliene novembro 11, 2009 às 12:19 am #

    eu adoro comida italiana ele e uma delicia de comida

  36. Mauricio dezembro 13, 2009 às 4:46 pm #

    Verena, um amigo achou essa receita e já fizemos quatro rodadas de pizza com ela, de tudo quanto é sabor. Aprovadíssima! Sei que o post é velho, mas, em todo o caso, parabéns.

  37. Idália Castro fevereiro 1, 2010 às 10:46 pm #

    Acabei de fazer uma pizza que ficou maravilhosa, segui a receita acima e agradei demais a minha família, nunca mais faço outra massa que não seja essa, adorei, uma delícia mesmo!

  38. Phelipp fevereiro 4, 2010 às 5:44 am #

    a segunda melhor Pizza do mundo perdendo somente para roma,é a Pizza Paulistana.orgulho de ser Paulista e,Pulistano e descendente de italyano as melhores… pizzarias do mundo e e do brasil,é as pizzarias paulistanas não é atoa que somos a maior colonia italyana no BRASIL e maior fora do Brasil também!pois si vc quer comer uma boa Pizza venha a SÃO PAULO melhor pizza do brasil perdendo só para ROMA,de preferencia vá em bairros italyanos;como moca brás e bexiga vcs vão gostar PIZZARIA LA ROMA…

  39. salete maio 11, 2010 às 11:31 pm #

    Eu fiz, maravilhosa!!!! essa receita e divina a massa fica crocante fininha seguindo a receita qualquer um pode fazer parabens!

  40. Ana Aguiar agosto 24, 2010 às 1:32 am #

    Estava buscando uma receita de massa de pizza tradicional italiana e encontrei seu blog. Fiquei surpresa em saber que não deve-se sovar a massa. Fiz conforme o indicado no site e ficou divina! Bem diferente das massas grossas e fofas que fazia antes… Parabéns pelo blog! Muito obrigada por dividir essa preciosidade conosco!

  41. Maria fevereiro 6, 2011 às 6:49 pm #

    Linda pizza, vou testar a receita hj mesmo..espero que fique como essa delícia aí da foto!

  42. Vera Andrade abril 27, 2011 às 12:05 pm #

    Que massa de pizza maravilhosa…
    Eu sempre faço pizza, mas nunca tinha feito uma com uma massa tão boa quanto essa, não deixa nem um pouco a desejar para as pizzas de pizzarias…
    É simplesmente divina… Fácil de fazer e deliciosa…
    Obrigada por compartilhar esta receita

  43. Lucia Pagotto maio 27, 2011 às 7:13 am #

    Ve!!!!Fizemos aqui em casa e ficou maravilhosa…..ate a sogra aprovou!!!!Bjs e saudades

  44. Pedro Pernambuco junho 13, 2011 às 6:34 pm #

    Quando faço minhas pizzas tb não costumo bater a massa na mesa… a massa tem que ser tratada com carinho… uns 15, 20 min sovando (sem agressão) é suficiente para que a massa fique no ponto.

  45. Ana Ávila junho 22, 2011 às 3:26 pm #

    Vou aproveitar o feriado, fiquei com água na boca! será que eu acerto?

  46. Fatima Andrade julho 5, 2011 às 3:42 pm #

    Eu estava no Google procurando receita de pizza italia,encontrei a sua,amei! Os amigos aprovaram! A pedido tive que sair repassando a receita. Obrigado!

  47. Viviane setembro 23, 2011 às 6:50 pm #

    Esta é a melhor receita de massa pizza que aprendi fazer, todos adoram, é realmente um sucesso…
    Mas, realmente o segredo é não sovar…fininha ela fica crocante, com o molho caseiro, queijo, cebola, tomates e rucúla fica DIVINAAAA !!!

  48. Mário Sérgio janeiro 24, 2012 às 6:55 am #

    Essa massa depois de pre-assada pode ficar na geladeira por alguns dias?

  49. lauravitoria fortunato de oliveira fevereiro 24, 2012 às 3:32 pm #

    orrivel

  50. viageiros abril 12, 2012 às 11:23 pm #

    Adorei o blog!
    Cozinhar e comer, dos meus prazeres preferidos, junto às viagens.
    Experimentarei a receita de pizza, pareceu-me apetitosa.
    Antônio

  51. Miranda julho 16, 2012 às 8:09 pm #

    Estou fazendo a massa pela primeira vez! Volto a postar para dizer como ficou!

  52. Miranda julho 16, 2012 às 10:12 pm #

    Ficou ótimaaaaaa!!! Adorei!!!

  53. dejalmo janeiro 11, 2013 às 9:57 pm #

    Olá.
    No princípio fiquei meio assim quando vc colocou que não precisava sovar…mas decidi experimentar…DIVINA resume tudo…parabéns

  54. Jônia fevereiro 16, 2013 às 1:35 am #

    Olá Verena

    Parabéns e obrigada!!! A receita é fantástica! E que dicas preciosas! Também sou uma CCR e entre tantas receitas que vi na internet a sua me pareceu mais simples e completa. Resolvi arriscar hoje mesmo. Acabamos de saboreá-la… Nunca tinha feito massa de pizza antes; optamos pela margherita com manjericão fresco – colhido na horta – e ficou perfeita, melhor do que a que como em alguns restaurantes!
    Agradeça à Nonna pela receita do molho, simples e delicioso!

  55. kelly março 28, 2014 às 12:14 pm #

    Olá que bela pizza, você sabe se pode pré-assar no dia anterior ao de assar e rechear e se pode deixar a massa na geladeira?
    Grata

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bacalhau fresco em papillote « Mangia che te fa bene - julho 23, 2007

    [...] sal, azeite, duas colheres de sopa bem cheias de molho de tomate fresco que tinha sobrado de uma noitada de pizza, com um cheirinho de raiz forte (wasabi) e uma e meia [...]

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 252 outros seguidores

