Pão de Grão-de-Bico

24 set

Rei Grão-de-Bico

Pão de Grão-de-Bico 1

Não ficaria satisfeita se não tentasse usar o Grão-de-Bico numa receita de pão, afinal de contas sou uma padeira apaixonada…já que havia sobrado o grão da receita que postei ontem resolvi adaptar uma outra para fazer um panis angelicum. Vocês podem até estar cansados de tanto pão, mas não consigo me segurar, tenho que fazê-los de qualquer forma (já que raramente compro) e aí fico matutando as possibilidades infinitas de usar ingredientes para o pão.

Adaptei a receita de Pão de Aipim daqui e ficou muito bom.  Como já sabia que a receita original era muito boa, já fiz inúmeras vezes e logo postarei aqui uma foto, substituí o aipim pelo grão-de-bico e deu tudo certo!
Mais uma receita para o Rei da Quinzena do Colher de Tacho.

Mangia che te fa bene. 

Fiz na máquina de pão por comodidade minha, apesar de ter assado no forno normal pois acho que fica mais bonito e mais gostoso, mas com certeza funciona da mesma maneira do jeito tradicional.    

Pão de Grão-de-Bico 

(um pão de 600g)

1 copo de grão-de-bico cozido amassado (240ml); ½ copo (120ml) de leite ou iogurte (ou a própria água do cozimento do grão); 2 colheres de creme de leite ou manteiga (usei creme de leite desta vez); 1 colher (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de açúcar; 3 copos (720ml) de farinha de trigo mais duas colheres de chá; 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo; 1 colher (sopa) de alcarávia

Coloque os ingredientes na ordem acima na tigela da panificadora untada com azeite e ligue no ciclo massa.  Depois que apitar o final do ciclo retire a massa e coloque em forma untada abaixando com a mão até preencher toda a forma.  Não se preocupe, ele vai crescer e ficar lindão.  Deixe crescer por aproximadamente uma hora ou até dobrar de volume.  Asse em forno pré-aquecido a 210ºC até que o pão esteja dourado e ao bater na parte de baixo o som seja oco.

16 Respostas to “Pão de Grão-de-Bico”

  1. Branca5 setembro 24, 2007 at 9:07 pm #

    Fiquei muito interessada com a receita vou esperimentar. Continue com a sua originalidade.
    Bj Branca5

  2. Elvira setembro 24, 2007 at 9:20 pm #

    Mais uma receita brilhante com grão de bico! Claro, a nossa Verena, rainha do pão, não podia deixar passar esta bela ocasião… ;-)

    Beijão.

  3. Laurinha setembro 24, 2007 at 11:10 pm #

    Aiai, que delícia!!!! Vou ter que confessar, mais um para eu fazer!
    Eba!
    Beijinhos, (agora acho que fiz certo ;) )

  4. laila setembro 25, 2007 at 1:15 am #

    ai Verena, tinha pensado num pão d egrao de bico ams como fiz pao com o abacate quis variar…to esperando botar uma idéia…mas bom sbare q dá certo…farei em breve! bjos

  5. Sandra setembro 25, 2007 at 5:17 am #

    Também pensei num pão com grão de bico mas a falta de tempo ainda não me permitiram fazer nada. Vamos ver se faço algo a tempo de participar.
    Bjs

  6. bia setembro 25, 2007 at 11:01 am #

    adoro seus paes ! eu aqui tb nao compro nunca, tb estou sempre tentando fazer receitas diferentes e adoro todas as suas sugestoes de paes ! bjs

  7. Marizé setembro 25, 2007 at 12:30 pm #

    Que pão original, tenho a certeza que é uma delicia, eu gosto muito de grão de bico.
    Parabens pela sua creatividade

  8. Silvia Arruda setembro 25, 2007 at 5:47 pm #

    Acho lindo quem faz pão!! :)
    Por que tenho mta dificuldadeeee…. vou ter que providenciar uma máquina de fazer pão urgente para fazer esse de grão-de-bico, uma das minhas paixões!

  9. Eliana Scaramal setembro 25, 2007 at 5:56 pm #

    Esse pão vai rodar as cozinhas dos foodblogs pode apostar!! LIndão!! :)

  10. Brikebrok setembro 25, 2007 at 9:20 pm #

    Imagine que uns amigos que se foram embora me deixaram uma máquina de fazer pão novinha marca Salco. O problema é que as instruções são em alemão, e eu percebo bem pouco de alemão ! :-(

  11. Fer Guimaraes Rosa setembro 26, 2007 at 4:56 am #

    nossa, Verena! isso deve ser MUITO BOM!! :-)

    beijao,

  12. Diogo setembro 26, 2007 at 8:40 pm #

    Amei!!!

    To até meio envergonhado, pois me dei conta que sou o único homem aqui no meio da mulherada, hehehe…

    Bjos

  13. Agda setembro 27, 2007 at 7:34 am #

    VErena, você e os pães. amei.

  14. valentina setembro 28, 2007 at 11:40 pm #

    Verena, achei esta receita um show. Realmente bárbara. Desculpe a demora ao postar. andei meio cansada e só hoje voltei ao computador.bjocas e obrigada por participar.

  15. Tatiana V. junho 8, 2012 at 4:21 pm #

    Fiz ontem o seu pão de grão de bico e ficou muito bom! Substitui um pouco da farinha branca por farinha integral. Adorei!

  16. Helena julho 12, 2012 at 11:27 am #

    Oi Verena!
    A gente deixa a casquinha do grão de bico ou tira? quanto tempo vc deixa o grão de bico de molho? eu tenho deixado cerca de 12 horas, pois não uso panela de pressão, mas ele continua duro. O que posso fazer?
    Obrigada, beijos,

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 279 outros seguidores

