Um pão gostoso para dar um alô a vocês!

25 jun

Na grande correria que nossa vida vira uma das coisas que sinto mais falta é de não ter tanto tempo para fazer mais coisas na cozinha.  Na maioria das vezes o tempo é escasso para conseguir fazer tudo: administrar a vida profissional, casamento, cuidar de filho, família, amigos e outras tantas coisas, dentre elas cuidar melhor da alimentação… Amo pães, ainda mais feitos em casa! Depois que ganhei a panificadora vivo experimentando e testando novos sabores e misturas. Este pão ficou muito gostoso e quero dividir a receita com vocês.

Pão integral de centeio e sementes

2  xíc. de farinha de centeio; 1  xíc. de trigo branco; 1/4 xíc. de germe de trigo; 1 ½ colheres (sopa) de sementes de girassol; 1 colher (sopa) de gergelim; 1 colher (sopa) de sementes de linhaça; 1 colher (sopa) glúten; 1 colher (sopa)  de mel; 1 ½ colher (chá) de sal; 2 colheres (chá)  fermento biológico seco; 1 ¼ xíc. de leite ou iogurte; 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida

Obs: no dia em que fiz este pão pela primeira vez não usei as sementes pois não tinha, mas a partir da repetição da mesma já as adiciono e fica uma delícia, não deixe de ousar!

Siga as instruções do pacote de fermento deixando-o borbulhar ao ser misturado com o mel e a água.  Misture os ingredientes e sove a massa acrescentando gradualmente o líquido escolhido.  Se preferir use a máquina de pão também.  Foi assim que fiz: coloquei primeiro os ingredientes líquidos (menos o leite) e depois os secos, por último o fermento.  Liguei a máquina e fui acrescentando aos poucos o leite.   Na máquina o ponto é quando a massa forma uma bola homogênea e não fica grudada nas laterais. Usei o ciclo massa e quando todo o ciclo se completou retirei a massa da máquina e coloquei em uma forma de pão untada para crescer novamente em um local aquecido. Deixei crescer por uma hora em forma untada coberta com um pano de prato, fora de correntes de ar.  Deixe crescer até que dobre de tamanho.  Durante o crescimento pré-aqueça o forno a 221ºC.   Eu deixo o forno na mesma temperatura, nível 3, perto de 220ºC durante o tempo todo. Faço o teste de bater com o nó dos dedos na parte de baixo do pão quando já estiver dourado, se o som for oco está pronto.  Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir.

About these ads

9 Respostas to “Um pão gostoso para dar um alô a vocês!”

  1. Laurinha junho 25, 2008 at 11:02 pm #

    Pão de centeio é o meu preferido! E adoro também com as sementes, às vezes áté centrifugo um pouco a linhaça e misturo à farinha, fica bom demais!

    Saudades! E aí, tudo bem?

    Beijinhos

  2. amelia torres junho 25, 2008 at 11:35 pm #

    Adoro pão mas o meu marido é que costuma ser o padeiro e faz uns excelentes pães no forno a lenha. adorei esta sua receita

  3. Nana junho 26, 2008 at 12:59 am #

    Essa maquina é uma maravilha!
    Quero umaaaa.
    Bjs

  4. laila junho 26, 2008 at 1:00 am #

    eba!!!! a srta de novo…e q retorno hein? lindao esse pao!! bjs

  5. Karina junho 26, 2008 at 2:36 am #

    Menina, esse pão está com uma cara tão boa…. obrigada por compartilhar a receita. Bjos

  6. Marizé junho 26, 2008 at 6:45 pm #

    Sou louca por pão escuro.
    Estava com saudades das suas delicias.

    Um bj

  7. Luciana Macêdo junho 26, 2008 at 9:18 pm #

    Preparar pães em casa é uma terapia, um divertimento. É sempre bom ter uma receita nova para variar .
    Bjs!

  8. Silvia Arruda junho 26, 2008 at 10:34 pm #

    Verena, eu entendo perfeitamente tudo que nos relatou. Às vezes (muitas vezes, aliás) é muito complicado conciliar tudo né? Temos de ser a Mulher Maravilha para conseguir deixar tudo em dia!! hehehe

    Vcs estão me tentando a comprar uma massa de fazer pão…. eu estou resistindo mas, vendo tantas receitas práticas e saborosas, não sei não…

    Bjo!

  9. pipoka junho 28, 2008 at 12:38 am #

    Eu não tenho filhos e queixo-me da falta de tempo, imagine se tivesse. Já estavamos com saudades!

    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 281 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: