Doce sabor de Jabuticaba

14 out

 

A primavera é a época em que essas delícias aparecem e para quem tem a felicidade de ter um pé de Jabuticaba em casa imagino que perdição deve ser, aquele tronco repleto de frutas pretinhas prontas para fazer a alegria.  Como para a maioria de nós mortais urbanos do século 21 é um sonho a ser almejado… sobram as vendidas em feiras, supermercados ou mesmo na rua, cuja medida antigamente era uma lata de óleo vazia: “um litro por xxx…”

 

Estava eu fazendo compras num supermercado que sempre tenta impressionar os clientes com lindas decorações do setor de hortifruti e me deparei com uma jarra contendo um líquido de um roxo maravilhoso.  Perguntei o que era e me surpreendi: “suco de jabuticaba .  Como assim? Pois é, a senhora bate com água e açúcar e pronto para coar e beber.”  Não resisti, trouxe para casa e amei!

 

Gente, que sabor maravilhoso, bate com casca e tudo, depois de bem lavadinha.  É só coar e saborear.  Fiz um teste e deixei na geladeira já pronto por algumas horas e não ficou amargo.  Já fiquei imaginando uma caipirinha de saquê com jabuticaba… hummmmmm!

 

Fruta nativa do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica, possui grande quantidade de vitaminas do complexo B e também vitamina C.

 

É rica em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

 

O mais impressionante foi descobrir a quantidade de antocianinas que possui. As antocioninas são pigmentos encontrados em frutos de tom arroxeado e apontados como benfeitores das artérias (uvas, amoras e a nossa jabuticaba!).  

 

Para saber mais sobre essa delícia veja aqui, aqui e aqui.

 

Foto: http://www.arara.fr

 

 

5 Respostas to “Doce sabor de Jabuticaba”

  1. Cláudia Benevenuto outubro 14, 2008 at 11:37 pm #

    Verena! eu nunca fiz suco de jaboticaba, achava que era complicado! Este suco deu água na boca, ainda mais agora que acabei de chegar do meu exercício! Hum quem me dera ter um copo agora!

    Verena, lembrei do World Bread Day e gostaria de pedir se posso pegar a sua tradução das regras e colar no meu blog dizendo: Tradução livre de Verena, do Mangia…Já fiz uma receita e vou postar. Pelo que entendi tem que mandar até amanhã só a receita, foto e dados e no dia 16 postar no blog, certo? um beijão para você. Saudades!

  2. Laurinha outubro 16, 2008 at 12:13 am #

    E que cor linda que fica! Adoro jabuticaba…

    Beijinhos

  3. kirah.1 novembro 24, 2008 at 3:21 pm #

    Puxa, eu pensei que só batendo no liquidificador, ficasse amargo, bom, eu tenho a sorte de ter um pé de jabuticaba no meu quintal e que por acaso está carregadinho de frutos madurinhos, de forma que não vou perder tempo e vou ao suco…

  4. Marcos Vieira fevereiro 7, 2012 at 11:19 pm #

    Felizmente sou um dos poucos que ainda cultivo minha jaboticabeira. Este ano de 2012 me reservou uma grata surpresa, pois estamos em fevereiro e ela esta crivada de pequenos e saborosos frutos doces (devido as altas temperaturas aqui no RS). Sempre comi ela no pé, mas me empolguei com a idéia de fazer sucos e assemelhados. Minha esposa e filhos amaram e estamos tomando sucos e comendo geléia de montão. Enquanto isso ainda tem jabuticaba no pé.

  5. mangiachetefabene fevereiro 18, 2012 at 1:22 am #

    Marcos, que beleza! Meus pais plantaram ontem mesmo uma jabuticabeira…acho que daqui h uns trs anos j estar dando frutos! O suco e gelia so divinos mesmo! Um abrao e parabns! Verena

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 279 outros seguidores

