No tabuleiro da baiana também tem: cocada de côco e maracujá

6 jul

Cocadas de côco e maracujá blog

Ainda dá tempo para correr na cozinha e preparar essas delícias para a sua festa Julina!

São tão fáceis de fazer e tão fáceis de comer…mas como adoro esse doce e está na época de São João, Santo Antonio e todos os amigos santos resolvi que não deixaria a razão falar mais alto…

A receita da cocada de côco vi no programa da Palmirinha Onofre e adaptei a de maracujá daquela.  Fiz meia receita da primeira e a receita inteira de maracujá…ai,ai…tão boas!!!

A cocada de maracujá experimentei há algum tempo numa festa Junina lá no Rio de Janeiro…com minha querida amiga Roberta! O azedinho do maracujá quebra um pouco do doce da cocada normal…vá por mim, é uma coisa!!!!

Cocada de Côco

- 2 xícaras (chá) de açucar
- 1 xícara (chá) de leite
- 300 g de coco fresco ralado (fresco!!! Eu comprei no supermercado já sem o leite, embalado à vácuo)
- 3 cravos da índia

Numa panela misture o açucar, o leite e os cravos. Leve ao fogo baixo e cozinhe por uns 7 a 10 minutos até que o açúcar esteja derretido.

Junte o côco e sem parar de mexer cozinhe por uns 10 minutos até que o leite já tenha secado mas a massa continue úmida.  O melhor é fazer em panela grossa para que dê tempo de secar o líquido.

Despeje em um pirex até que esfrie um pouco.  Com duas colheres, usei de sobremesa, faça movimentos como se fosse fazer bolinho de arroz ou bacalhau, para modelar a cocada.

Coloquei numa assadeira untada com um pouco de manteiga até secar, deixei de um dia para outro.  Fica sequinha por fora e molhada por dentro, uma delícia só! Pode ser guardada na geladeira se preferir.  E se quiser, a sugestão da Palmirinha é colocar em formas de papel.

Rendeu bem pois fiz com colher de sobremesa.

Cocada de Maracujá

-1 3/4 xícaras (chá) de açucar
- 3/4 xícara (chá) de polpa de maracujá (com sementes)
- 300 g de coco fresco ralado
(fresco!!! Eu comprei no supermercado já sem o leite, embalado à vácuo)

O processo é o mesmo descrito acima, só que leva uns dois minutinhos a mais para secar o suco.  As sementinhas do maracujá deixam a cocada crocante…e o perfume da fruta invade sua casa!

14 Respostas para “No tabuleiro da baiana também tem: cocada de côco e maracujá”

  1. Carol julho 6, 2009 às 9:28 pm #

    Verena, que delicia essas cocadas!! Olha só, suas bonequinhas estão a caminho!! Me avise quando elas chegarem e me conte se gostou!! Beijão

  2. Fer Guimaraes Rosa julho 6, 2009 às 10:21 pm #

    Verena, que coisa essa cocada de maracuja! estou até triste, pois aqui maracujá não há. mas se tivesse, eu iria fazer essa receita hoje. uma sálvia de palmas para quem teve essa idéia e fez essa adaptação tão criativa de cocada. um beijo,

  3. Daniela julho 6, 2009 às 10:57 pm #

    Ai menina, vou ter que ir correndo amanhã à caça de côco fresco aqui na França! isso sem contar no maracuja, que eu e o meu marido estamos salivando aqui… la se foi a nossa meta de comer so legumes e frutas locais…mas bom, não é tão grave abrir uma excessão, né? ainda, com uma foto dessas, não ha quem resista! Depois te conto como ficou! Beijo e obrigada!

  4. Tânia Saj julho 6, 2009 às 11:06 pm #

    Ai, bom ter uma receita boa….
    Minha mãe fazia tbm de maracujá e abacaxi, mas não lembra…..eu tô feliz pq agora posso matar saudades!
    Bjs

  5. Ameixinha julho 7, 2009 às 12:14 am #

    Eu adoro coco mas aqui não encontro coco fresco. Só mesmo daquele seco e não deve ficar a mesma coisa. Essas cocadas parecem ratinhos no tabuleiro :)

  6. Nana julho 7, 2009 às 11:51 am #

    Amiga, já comi na Bahia, o que é que a baiana tem heheeh
    De maracuja é bom mesmo e as suas estão lindas!!!!
    Bjss

  7. Luciana Macêdo julho 7, 2009 às 8:30 pm #

    Aqui as festas “juninas” começam em maio e entram em julho à fora. Cocadas seja qual for o sabor é um docinho danado de bom.
    Bjs!

  8. Claudia PAS Bjørgum julho 8, 2009 às 12:16 am #

    Verena,

    E ficaram uma graça as cocadas de maracujá. Nunca tinha visto e deve ficar com um sabor bem interessante. Adoraria provar.

    Bj,

    C.

  9. Zazá Lee julho 8, 2009 às 3:58 pm #

    Verena

    COMO FOI que vc esteve com ele?????????
    Caramba!
    Vc tem algum “pistolão”?
    Vou ao show dia 29 de Agosto e estou procurando um jeito de estar com ele…..
    Ai Meu Deus!!!!!!!

  10. bia julho 9, 2009 às 4:13 pm #

    me deu vontade de degustar uma cocada, especialmente esta ai de maracuja !!! bjocas

  11. CLEONICE SANTANA junho 10, 2011 às 1:47 am #

    ADOREI A RECEITA , JA ESTA ME DANDO ÁGUA NA BOCA , VOU FAZER , RECEITA DE BAINA SEMPRE É BOA , BJSSSSSSS

  12. luciana novembro 7, 2011 às 4:43 pm #

    Gente me responda por favor eu gostaria de saber como eu fasso pras cocadas desgrudaas das formas e se é forma de aluminio , depois me ensine como cortar pois eu ainda nao estou conseguindo fasso igual a foto ilustrada mais eu quero fazer quandrada

  13. Ronier maio 11, 2012 às 3:20 pm #

    Querida amiga baiana, fiz a cocada de maracujá mas não ficou boa o leite coalhou, o que será que aconteceu? o que eu fiz que deu errado?
    obrigada
    abraços!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cocada para sua festa junina « Mangia che te fa bene - junho 10, 2010

    [...] postei aqui uma receita muito boa e resolvi fazer outra para experimentar. Esta é super fácil e fica muito gostosa. A [...]

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 253 outros seguidores

