Pão de Ricota (Ricotta Bread)

9 out

Pão de Ricota blog

Scroll down for English recipe

Estou fazendo pães como nunca, de repente os pães da padaria, leia-se, pães tipo franceses, de água e sal, já não me apetecem tanto.  Lógico que é uma delícia comer pães que estalam ao serem mordidos, aquela casquinha crocante e quebradiça com uma xícara deliciosa de café fresco! Mas ultimamente tenho deixado de lado essa maravilha industrializada para me ater as outras maravilhas que tenho para testar.

Depois da descoberta da ricota feita em casa, obrigada Patrícia e Ângela (este pão com soro de ricota é divino!) por dividirem essa maravilha, tenho sempre um pote desse queijo na geladeira.  Combinação perfeita para uma torrada com geléia caseira de amoras, ou então um gratinado de couve-flor e ricota temperada com nozes, ou este incrível pão de ricota!

A receita de ricota que faço é para um litro de leite, rende uma xícara de 200ml de ricota.  Vale muito a pena, além do preço mais em conta tenho certeza de que estamos comendo algo bem mais saudável.

A massa deste pão é uma das melhores massas que já fiz, suave, fofa e não gruda nas mãos, ótima para se trabalhar! Eu fiz na máquina de pão pois tinha outras coisas a fazer e deixei o trabalho pesado para ela…

Pão de Ricota

(rende um pão grande e outro médio)

xícara medida: 200ml

Na tigela da máquina de pão untada com manteiga derretida coloque nesta ordem: 1/3 xícara de leite integral morno, 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida, 1 colher (sopa) de sal, 1 1/2 colheres (sopa) de mel, 1 xícara de ricota (usei caseira), 3 xícaras de trigo (encha até a borda somente), 2 colheres (chá) de fermento biológico seco. 

Programe o ciclo massa, o meu dura 1 1/2h.  Depois que o ciclo estiver completo a massa já terá crescido uma vez, retire da máquina e coloque em duas formas de bolo inglês untadas com manteiga ou em assadeira untada caso queira fazer pães tipo bolinha.  Deixe descansar novamente por aproximadamente 50min – 1h em local quente sem corrente de vento. Uso o meu forno com a luz interna acesa.

Pré-aqueça o forno a 200ºC por 10 minutos e depois leve os pães para assar. Deixe em 200ºC nos 10 minutos inciais e depois abaixe a temperatura para 180ºC.  O pão deve ficar dourado e fazer um som oco quando batido com os nós dos dedos na parte de baixo.

Retire das formas (ou assadeira) e deixe esfriar numa grade para servir.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

English Version

Ricotta Bread

(yealds one big and one medium loaf)

measuring cup: 200ml

Butter you bread machine bowl and put in this order: 1/3 cup warm milk (not too hot or you will kill your yeast), 2 tablespoons softened butter, 1 tablespoon salt, 1 1/2 tablespoons honey, 1 cup ricotta (I used homemade), 3 cups all purpose flour (do not overfill the cup), 2 teaspoons dry yeast. 

Program your bread machine for Dough cicle, mine takes about 1 1/2h.  After its done the dough will have doubled volume, take it out of the machine and shape to let it rise again in two buttered english loaf pans or make little breads and let it rise on a baking pan.  Leave it on a dry warm place with no wind draft for about 50 minutes to 1h.  I use my oven with the light on.

Pre-heat your oven at 392F for 10 minutes and put the loaves.  Leave at for 10 minutes and readjust the temperature for 350F.  It should be done when the breads are golden and a hollow sound comes out when you knock at the base of the bread.

Take the bread out of the pan and let it cool completely on racks to slice.

16 Respostas to “Pão de Ricota (Ricotta Bread)”

  1. Claudia outubro 9, 2009 at 6:14 pm #

    Deve ter ficado ótimo teu pão. Eu uso ricota para fazer massas, minha mãe sempre usou, mas nunca fiz pão. Faço massa de pastel, de torta doce e salgada e de empadão. Já fiz ricota caseira também, eu usei uma receita que saiu ano passado no NYT e o resultado ficou bem bom mas eu não fiz nada com o soro, o leite ficou no paninho coando e eu nem me liguei em aproveitar o soro. Na próxima vez vou usar tudo e testar a receita de pão com soro de ricota também.

    Aquele sorvete de goiaba é uma alucinação. Tem duas coisas que me alucinam atualmente pois não há jeito que arranjar decente por aqui, figos frescos (secos há) e goiabas, receitas com estes dois estão acabando com o meu rebolado, se é que você me entende…

    Bj,

    C.

  2. Ameixinha outubro 9, 2009 at 7:33 pm #

    Nunca comi ricota mas hei-de experimentar. O pão deve ficar mais suave, né?
    Tem super bom aspecto!

  3. Tânia Saj outubro 9, 2009 at 9:56 pm #

    Com ricota na massa também é novidade para mim…o aspecto é bem rústico, do jeito que eu gosto.
    Mais uma para fazer…
    Vê….quando é que vais abrir a seção light do Mangia???
    Beijos e ótimo feriado prá vcs!!

  4. Lourdes outubro 10, 2009 at 12:09 am #

    Que pães maravilhosos amiga…adoro ricota e adoro panificação…Não abre nada light não, fica assim do jeito que tá, eu amo os engordativos!!!KKKK…bjs

  5. Carol outubro 10, 2009 at 4:23 am #

    Ve, vi um pão de ricota no Ora pitangas e desde então estou doida pra fazer. O pão está lindão. Grande beijo

  6. Maria outubro 10, 2009 at 4:33 pm #

    Ficou lindo, Verena! É impressão ou a casca é meio crocante? Vu adotar (e divulgar pras amigas) esta receita e também a da ricota caseira. Mas me conta, o ciclo é de uma hora e meia assim dividido: bate, descansa, bate?

    Beijo e obrigada por mais esta!

  7. angela outubro 10, 2009 at 10:13 pm #

    Vê, que bom que vc gostou do pão com o soro. este seu pão tambem tenho que provar. ficou lindo. bjs

  8. Pauliana outubro 12, 2009 at 5:10 am #

    Eu também adoro pão.
    Esse parece ótimo.
    Abraços

  9. Heloisa outubro 13, 2009 at 3:10 am #

    Verena,
    Que delícia!
    Cada dia você me dá mais vontade de ter uma máquina de fazer pão.
    O problema será a quantidade de pão que passarei a comer …
    Beijo.

  10. andrea dohashi outubro 14, 2009 at 3:46 am #

    Oi Verena, hum… parece que estou sentindo cheirinho de pão quentinho assando aqui, rs
    Eu adoro pão, de qualquer cor, formato e sabor, então , com certeza vou fazer essa sua receita!
    Beijos

  11. carmencita outubro 14, 2009 at 3:59 am #

    Eu adoro pão, aliás em casa todo mundo aaaaama pães, tenho uma irmã que o apelido dela é “Cleusa pão” dá pra imaginar né! Não resisto a um pão de casca crocante, feito em casa então nooossa, dei uma máquina de fazer pão para minha mãe há um tempo atrás, vou dar-lhe essa receita com 2ªs intenções he!he! e não? Demorô, vou é fazer na raça mesmo, ninguém acredita, mas adoro sovar pão, fazer e comer ainda pelando de quentinho, quando começa cheirar pão assado já estou passando meu cafèzinho, teus pães estão lindos que cor!!!!Bjss

  12. Léia Silva outubro 14, 2009 at 7:12 am #

    Querida Verena, eu também nao consigo mais comer pao de padaria, sempre faço os meus. A maquina de pao facilita muito, embora muitos faço manualmente porque nao vao bem na maquina. Adorei a receita e irei testa’-la.
    Um grande abraço
    Léia

  13. Tatiana outubro 14, 2009 at 9:17 pm #

    Parece um pão rústico, meio folhado…lindo!

  14. Gasparzinha outubro 15, 2009 at 1:40 pm #

    Verena, que pão lindo!
    Tb faço sempre o requeijão em casa: é bem simples e fica delicioso.

    Beijinhos.

  15. Gasparzinha outubro 16, 2009 at 2:56 pm #

    Verena, uso sempre esta receita:
    http://nosoup-foryou.blogspot.com/2009/08/ricota-caseira.html

    Beijinhos.

  16. mangiachetefabene outubro 16, 2009 at 11:45 pm #

    Susana, super obrigada! exatamente assim que fao! Um beijo grande! Verena

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 270 outros seguidores

