Bolo de arroz cru da Ana Carol

26 nov

Bolo de Arroz fatia blog

Fiz este bolo delicioso para homenagear as matriarcas da família, minha avó e minha mãe.  Não, não era nenhuma data comemorativa, mas procuro sempre que possível agradar as duas, tão diferentes e tão parecidas.  São mulheres de fibra, cada uma com uma personalidade completamente diferente da outra e muito, muito especiais para mim. 
Todos adoraram! Era vizinha de prédio, mãe, tio, marido, enfim, agradou a gregos e troianos! Minha avó não acreditou quando experimentou, “mas é feito com arroz cru…”, isso mesmo, arroz cru deixado de molho por umas 10 horas…na receita pede 8 horas mas o nosso passou um pouco…sem problema algum.

Bolo de Arroz blog

Esta receita veio cheia de carinho da Ana Carol, minha querida leitora, aquela que fez o bolo de Banana com caramelo 8 vezes…lembram?  Ela diz que este é o bolo preferido do pai dela!

Certamente este bolo vai ficar na lista dos ótimos, vai aparecer bastante aqui em casa e em outras cozinhas que visito!  Adorei, não fica pesado, o côco e o parmesão dão um toque muito especial, difícil se controlar para não comer o bolo todo! Obrigada, Carol!

Bolo de Arroz Cru

(receita da Ana Carol)

(xícara medidora 200ml)

2 xícaras (chá) de arroz cru
1 xícara (chá) de leite
3/4 xícara (chá) de óleo
4 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
100g de coco seco ralado
100g de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Coloque o arroz de molho, em água, na noite anterior (ou por 8 horas). No dia seguinte, escorra a água e coloque o arroz no liquidificador junto com o leite e o óleo. Bata bem. Junte os ovos e o açúcar e bata novamente. Acrescente o restante dos ingredientes e bata bem. Deixe o fermento por último e dê uma rápida batidinha. Despeje em forma untada e polvilhada e leve ao forno até ficar moreninho e passar no teste do palito.

A Carol dá a dica para dar preferência ao óleo de milho, girassol ou outro que não seja soja, pois o sabor é muito forte.

Usei uma forma retangular grande e o bolo deu certinho! Hummmmmmm, já estou pensando em fazer novamente!

Para aquelas pessoas que nã podem comer farinha de trigo é uma ótima pedida!  Verifiquei no site da Acelbra (Associação dos Celíacos do Brasil) e há uma tabela com os alimentos que os Celíacos podem e não podem ingerir.  Vale a pena dar uma olhadinha, também há receitas!

36 Respostas para “Bolo de arroz cru da Ana Carol”

  1. Canela novembro 26, 2009 às 11:43 pm #

    Gostei imenso!Vou experimentar.Parece tão fofinho…
    Beijo

  2. Canela novembro 26, 2009 às 11:44 pm #

    Tão fofinho…O interior não deixa duvidas
    Beijo

  3. Gina novembro 27, 2009 às 3:01 am #

    Já via receita com arroz cozido, com farinha de arroz, mas não com arroz demolhado. E por que não?
    Deve ter ficado muito bom, a julgar pelos ingredientes. Vai pra lista, com certeza!
    Bjs.

  4. Dani novembro 27, 2009 às 1:08 pm #

    me surpreendi com essa receita, nunca nem imaginei essa possibilidade, mas ta com uma cara boa, ja ta anotadinho aqui para uma tarde de chá em casa.

    Bjs

  5. Ana Carol Crocks novembro 27, 2009 às 3:02 pm #

    Oi Vê, você também fez meu bolinho!!! É muita felicidade pra uma pessoa só. Indiquei ele pra uma outra amiga minha, a Glau (do Quitandoca), que é tão querida por mim, assim como você. E você acredita que vocês duas fizeram juntas e postaram juntas também? Gente, que legal!!! Quanta sintonia!!!
    Essa receita é tão boa, mas tão boa, que devemos disseminá-la pela net. E por isso escolhi vocês duas pra me ajudarem nesta missão. ahahahahaha
    Já ganhei o dia de hoje!!!
    Beijos

  6. Ameixinha novembro 27, 2009 às 4:03 pm #

    Incrível :) Que aspecto maravilhoso. Deve ficar uma delícia :)

  7. iliane novembro 27, 2009 às 5:33 pm #

    que interessante..numca imaginei bolo de arroz crú!!parace ser muito fofo!!mais uma receita boa a testar..bjus

  8. Luciana Betenson novembro 27, 2009 às 6:37 pm #

    Nossa, Ve, adorei!!!!!!! Sempre procuro receitas que não tem glúten, esta veio a calhar e ainda parece ÓTIMA! Vou fazer certamente!! Aguarde… :-D

  9. Rachel Azevedo novembro 28, 2009 às 3:45 pm #

    Verena, que bolo heim? A receita já está devidamente anotada…rsrsrs!
    Postei uma receita sua lá na Biroskinha hoje, ficou show !!!
    Bjuss!!!

  10. Nana novembro 28, 2009 às 3:58 pm #

    hehehe tu tb Ve, brincando de costurar?
    Hj a tarde quero ver se faço mais treinamento na maquina.
    Adorei esse bolo e já tinha visto o blog indicado.
    Bjsss

  11. Silvia Arruda novembro 29, 2009 às 11:42 pm #

    Nossa, que receita diferente!! Nunca vi bolo com arroz cru na massa!! Mto interessante! :)

  12. Tânia Saj novembro 30, 2009 às 5:40 pm #

    Que ótima receita sem glúten! Desta forma ainda não tinha visto, amiga…..mas já fiz com a farinha de arroz feita em casa (moendo o arroz cru no liquidificador).
    Vou experimentar essa, parece muito boa, como tudo que vem daqui….
    Beijinhos e ótima semana!

  13. carmencita dezembro 1, 2009 às 6:02 pm #

    Interessantíssimo, vou fazer com certeza. Esse pedaço me deixou aguada, e que bolão hein lindo!!Bjss

  14. Glau dezembro 9, 2009 às 4:13 pm #

    Nossa, Verena, foi tão incrível termos feito o bolo no mesmo dia!
    Eu fiquei encantada com a receita.. com a textura do bolo! Eu adorei!
    A Ana Carol é uma fofinha mesmo e tbém acho que ela tem que criar o blog dela e divulgar os bolos maravil,hosos que ela faz!

    um beijo grande pra vc
    desculpa a demora em te responder!

    Glau

  15. ana março 24, 2010 às 4:29 pm #

    o bolo de arroz e otimo eu queria uma receita dessa de chocolate sera que da pra fazer essa de chocolate

  16. Deivisson janeiro 15, 2011 às 7:13 pm #

    só encontro óleo de soja…pode ser esse mesmo ?

  17. Deivisson janeiro 16, 2011 às 1:27 pm #

    arrisquei com o óleo de soja mesmo rsrs
    gente ficou maravilhoso todos aqui em casa adorou e cresceu bastante parabéns pela receitaa ficou até melhor o que eu comi no sítioo ameii

  18. Ermenilda Werneck Salgado fevereiro 18, 2011 às 11:59 pm #

    Estou indo para cozinhar fazer o bolo de arroz. O ingrediente principal já ficou de molho desde ontem e agora vai virar bolo (rs..).
    Amanhã posto um comentário sobre o resultado desta receita.

  19. erene julho 18, 2011 às 11:51 pm #

    esta receita é ótima, ja fiz, lembra bombocado de mandioca. Muito bom.

  20. Paula Taddei agosto 26, 2011 às 4:40 pm #

    Tenho uma dica. Deixe o arroz de molho no leite ao invés da aguá. Assim, não precisa escorrer e basta jogar no liquidificador o leite e o arroz….

  21. rose outubro 25, 2011 às 12:40 pm #

    uma delicia maravilhosa esta receita vou experimentar senpre.

  22. Regina Miranda novembro 5, 2011 às 9:59 pm #

    Obrigada!
    Os celíacos agradecem.
    Abraços
    glutenfree-tudosemgluten.blogspot.com

  23. Eri novembro 20, 2011 às 9:44 am #

    Poxa, fiz esse bolo para uma reunião aqui em casa, onde recebi várias amigas. Deixei que elas comessem e adivinhassem do que era, elas falaram tudo, menos que era de arroz. Quando falei, ninguém acreditou e todas quiseram a receita. É impressionante!!! Acrescentei na massa leite de coco (1/2 vidrinho) e só coloquei 50g de queijo ralado. Fiz uma cobertura com 1/2 vidrinho de leite de coco, 1 lata de leite condensado, 50g de coco em flocos sem adição de açúcar e 1/2 xícara de leite, fervi e joguei por cima do bolo. Bom demais!!!

  24. Iara janeiro 20, 2012 às 9:38 pm #

    Amei..sou fã de bolo de arroz,e esse me surpreendeu . . . Muito gostoso,uma delícia de bolo

  25. sirley fevereiro 10, 2012 às 4:06 pm #

    eu adoro bolo de de arroz muito bom

  26. elvira de sales pinheiro ooliveira fevereiro 12, 2012 às 11:25 pm #

    ja fiz esta receita varias vezes. em casa e tambem no serviço. sou cozinheira em um hospital .todos gostam muito.

  27. Môniquete março 11, 2012 às 9:52 pm #

    Realmente este bolo é uma deliciaaa!!!!Minha mãe fez..

  28. Dalvani março 17, 2012 às 12:58 am #

    Nossa! delicioso, copiei ontem,coloquei logo o arroz de molho fiz hoje e toda a familia adorou! minha mamãe disse que lembrous dos bons tampos que morava no interior da bahia, nem tinha liquidificadr, o arroz era pilado.

  29. Cassandra Raquel Oliveira abril 4, 2012 às 7:01 pm #

    Qando eu criança vivia no interior da Bahia e esse bolo era tradição na feira da cidade, eu adorava. Só que era feito com arroz pilado e o grão era tipo arroz integral e não arroz branco como o usado nessa receita. Hoje deve ser dificil encontrá-lo pois as pessoas qe faziam já devem ter falecido. Vou tentar fazê-lo e ver se fica parecido com o sabor da minha infância. Um abraço.

  30. Alyce junho 9, 2012 às 9:59 am #

    Ana Carol, voce conseguiu realizar meu sonho,
    Tinha muita vontade de conseguir fazer esse bolo, meu Deus, esse bolo fez parte da minha infância, na minha rua (Marabá /Pará) tinha uma velhinha que vendia, e hoje depois dos 40 anos nunca tinha feito um se quer que prestasse, mais esse amiga, Hummmmm, passei por baixo da mesa umas dez,vezes e acabou nao dando tempo nem de tirar a foto. Mais acredite ficou maravilhoso, vou espalhar a sua receita inclusive pra minha mãe 75 anos.
    Parabéns pra você e muito obrigado por publicar essas coisas que hoje nao se faz mais.

  31. Maria do socorro oliveira junho 24, 2012 às 2:46 pm #

    Fiz o bolo,sinceremente adorei,so que eu untei bem a forma e enfarinhei mais ele grudou o que posso fazer pra nao acontecer mais isso?

  32. Vou fazer este bolo amanhã no serviço até + julho 29, 2012 às 10:48 pm #

    Acho que este bolo é maravilhoso…

  33. Karolina agosto 5, 2012 às 9:18 pm #

    Gente eu já comi, bem não foi eu que fez, uma cliente minha que comeu na casa de uma amiga e amou, fez na casa dela e me deu para experimentar. Eu amei. Bom demais!!! Recomendo!

  34. Angela dezembro 21, 2012 às 3:13 pm #

    Parabéns a todas que testaram a nova experiencia. Fica um convite para que venham conhecer a origem deste bolo, já servido no famoso ” Chá cô Bolo” cuiabano por décadas, ainda terão o prazer de conhecer o Francisquito, o pixé e outros. Já comi muita comida boa pelos muitos estados brasileiros por onde andei, mas tenho de admitir que essa maravilha só tinha visto por aqui.

  35. Eugenia março 9, 2013 às 10:44 pm #

    Esse bolo é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiittttttttttttooooooooo delicioso, gente incrivel o sabor!!!!!!! Adorei!

  36. Luciete Palheta dezembro 19, 2013 às 12:52 pm #

    Maravilhoso!!! Fiz duas vezes e minha família adorou! Mal sai do forno e todo mundo ataca, o bolo não dura tempo o suficiente sequer para esfriar! Parabéns pela receita!!!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 253 outros seguidores

