Chipaguaçu

10 fev

Fev10 011

Nas férias o programa infantil era ficar no play, as crianças brincando e as mães de olho nos pequenos e trocando figurinhas…numa dessas despretenciosas conversas perguntei a uma das mães sobre um prato paraguaio que há muito queria experimentar (ela é paraguaia e mora aqui no Brasil há algum tempo).

Como a mãe do meu marido já morou no Paraguai e minha cunhada vive me falando da maravilha que é a Chipaguaçu e a Sopa Paraguaia eu ficava matutando como seriam essas comidas.

Minha amiga contou que a Chipaguaçu era um prato muito fácil e rápido de fazer e a única coisa mais demorada era o tempo de forno, aproximadamente 45 minutos a uma hora.  Comecei a ficar curiosa mesmo… e fui pesquisar na internet…

Achei essa receita da chef Carla Delgado aqui.  Resolvi fazer meia receita e deu para o jantar e para o almoço do dia seguinte.

O prato é típico paraguaio e os ingredientes são facilmente encontrados por aqui.  A não ser pelo queijo paraguaio que já não está na receita, usei o meia-cura mesmo, acho que não há obstáculo para correr para a cozinha e experimentar essa delícia. 
A consistência é parecida com uma fritatta, um pouco mais densa, e quentinho é divino!

Chipaguaçu

(meia receita)

7 espigas de milho verde bem novinho

500g queijo curado ralado grosso (só achei meia cura)

2 ovos grandes (usei caipiras)

1 cebola média picadinha

1 1/2 colheres (sopa) de manteiga com sal

3 colheres (sopa) de azeite (esqueci de colocar…)

sal a gosto

aproximadamente 1/2 xícara de leite

Retire os grãos das espigas de milho e bata no liquidificador com os ovos inteiros.  Acrescente um pouco de leite para bater.  Coloque essa mistura numa tigela grande e junte o queijo ralado, a cebola, manteiga, azeite e misture bem.   Experimente se há a necessidade de colocar sal, já que o queijo curado é salgado e tem sabor forte.

Leve para assar em pirex untado com azeite por aproximadamente 45 minutos a uma hora até que a parte de cima esteja bem dourada.  Sirva com uma salada verde e bon apetit!

11 Respostas to “Chipaguaçu”

  1. Tati - Panelaterapia fevereiro 10, 2010 at 6:45 pm #

    Minha avó mora no Mato Grosso do Sul e sopa paraguaia lá tem em tudo que é boteco. Eu amo!!! Essa chipaguaçu eu não conhecia mais a aparência é igual à sopa Paraguaia. Deve ser bom!!!
    Bjs

  2. Aqui na Cozinha fevereiro 10, 2010 at 7:07 pm #

    Do jeito que gosto de milho, ainda mais com queijo, acho que vou adorar esta receita.
    Beijos
    Patty Martins

  3. Ameixinha fevereiro 10, 2010 at 9:04 pm #

    Adoro milho, pena não encontrar em espigas por aqui. Deve ficar super bom :)

  4. Gina fevereiro 10, 2010 at 11:02 pm #

    Não conhecia, mas conheço a sopa paraguaia, que de sopa nao tem nada…rs!
    Milho e queijo tem que ser bom, nã tenho dúvida.
    Bjs.

  5. iliane fevereiro 11, 2010 at 9:47 am #

    gostei!!gostei muito!!!..eu tenho no blog uma receita da sopa paraguaia que fiz..e adorei..muito boa no café da manhã..com ovos mexidos!faço sempre em casa ..e o pessoal ama!!ficou lindo o seu!bjus

  6. Téia fevereiro 11, 2010 at 11:08 am #

    Oi Vê, lá no Chile também vendem isto com o nome de Pastel de Choclo (Torta de Milho traduzido), que é bem gostoso e se parece com este. O nome achei o máximo e você sempre inova. Bjka querida.

  7. angela fevereiro 11, 2010 at 2:16 pm #

    muito bom, acho que o meia cura só ajudou nesta, deve ter ficado muito saboroso. bjs

  8. Luciana Betenson fevereiro 11, 2010 at 4:31 pm #

    Ve, que legal, gostei!! Qualquer hora vou fazer esta “tortinha de milho e quijo” – hahahahahaaaa! O nome é de doer :-) Um beijo,

  9. Maria fevereiro 12, 2010 at 12:21 am #

    Humm, Verena, deve ter ficado delicioso!! Milho com queijo… quase sinto o sabor…
    Postei lá o pão com link pra cá; a receita é outra mas a inspiração foi você quem me deu!
    Grande beijo (de Vitória)!

  10. brikebrok março 10, 2010 at 1:53 pm #

    que receita curiosa !!!

  11. Fernanda março 21, 2010 at 10:29 am #

    Que saudade de comer chipaguaçu! Minha mãe é paraguaia e eu já morei lá quando era criança. Essa é uma comida deliciosa. Encheu meu coração de saudade…
    Parabéns pelo blog, está lindo.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 279 outros seguidores

