Dica do Mangia: como fazer quiabo sem baba

18 mar

mar10 026

Adoro quiabo, aprendi a comer ainda pequena, em casa sempre tinha legumes e verduras nas refeições e ele era presença constante.  Mas foi com a Augusta, uma ajudante da minha avó, que aprendi realmente a apreciar essa delícia:, refogadinho e sem nadinha de baba. 

Do alto de sua mineirice maravilhosa, a Augusta nos ensinou a preparar essa gostosura sequinha, e desde então em casa é assim que se faz, para puro deleite de todos… Detalhe, na última vez que minha irmã mais nova veio da França, onde mora, pediu para a primeira refeição na terrinha esse prato de quiabo da Augusta!

Assim que fazemos:

  • Lave os quiabos um a um e seque com um pano de prato.  Retire as pontas e cabos e corte bem fininho. Reserve.
  • Numa frigideira, de preferência antiaderente, coloque azeite e frite alho e cebola até dourarem.  Coloque então os quiabos em rodelas e deixe o fogo médio.
  • A dica de ouro é não mexer o quiabo com colher e sim usar uma frigideira com cabo e ir fazendo aquele movimento dos chefs: segure o cabo e mexa só a panela.  Se precisar coloque mais um pouco de azeite para não grudar. 
  • Vá mexendo a frigideira até que esteja dourado por igual e acrescente um pouco de sal e gotas de limão.  Pegue um garfo e experimente para ver se já está cozido.  Desligue e sirva. Fica divino!

Além de gostoso o quiabo é um fruto muito bom para saúde, veio da África com os escravos e ficou de vez!

É rico em vitaminas A e C e muito pouco calórico.  Possui fósforo, ferro e cálcio.

De fácil digestão é eficaz contra infecções dos intestinos, rins e bexigas.  Leia mais aqui e aqui.

Fonte: Sua pesquisa.com e Wikipédia

46 Respostas to “Dica do Mangia: como fazer quiabo sem baba”

  1. Karina Batista março 18, 2010 at 10:00 pm #

    Adoro quiabo, minha mãe também faz assim.. baba zero, ehehe. Bjos

  2. Heloisa março 19, 2010 at 12:32 am #

    Verena,
    Também gosto de quiabo, sem baba, lógico. Com um franguinho ensopado, fica delicioso. Para impedir a baba, também uso limão, ou vinagre.
    Beijo.

  3. Léia Silva março 19, 2010 at 5:01 am #

    Oi querida
    Eu também amo quiabo. Quando vou ao Brasil é o primeiro prato que minha mae faz pra mim, pois aqui nao existe esta delicia!

    Esta dica é mesmo valiosa, pois quiabo bom é sem baba!
    Bjim
    Léia

  4. Fla março 19, 2010 at 11:11 am #

    Verena, eu sou doidinha por um quiabo, e confesso que nem ligo pra babinha dele… Ele em conserva é tuuuuuuuuuuudo!
    Beijos

  5. Juliana março 19, 2010 at 12:19 pm #

    Eu sempre uso vinagre para tirar a baba. Enquanto você refoga/cozinha o quiabo, uma colher de sopa de vinagre é o suficiente para eliminar toda a baba. E pode mexer de qualquer jeito.

    Valeu pela dica!

    bjs

  6. Juliana março 19, 2010 at 12:28 pm #

    Outro detalhe importante. O quiabo tem bastante vitamina C, só que essa vitamina é super instável e a temperatura e o tempo de cozimento destroem a maior parte da vitamina C. Parece que o cozimento a vapor reduz essa perda, mas quiabo no vapor!? Sei não. Alguém já fez?

  7. Renata março 19, 2010 at 2:10 pm #

    Verena, que bom que você está curtindo os posts da Toscana. Viajar é mesmo muito bom, melhor ainda com o marido!

    Ah, aproveitando: eu tb amo quiabo! Mas, confesso, até gosto da baba.

    Bjs pra vc e bom fim de semana,

  8. Ameixinha março 19, 2010 at 4:56 pm #

    Nunca comi quiabo, nem sei se gosto mas não conheço nada verde que eu não goste he he

  9. Dani Etoile março 19, 2010 at 5:02 pm #

    Ai amiga, ainda não consigo encarar o dito cujo!!!
    Bj
    Dani

  10. Téia março 19, 2010 at 8:20 pm #

    VÊ, esta dica é mesmo ótima, adoro quiabo, mas tem que ser assim, sequinho. Aprendi com mamy, mas tenho certeza que esta dica vai ajudar muita gente. Bjka, querida.

  11. Carol março 19, 2010 at 9:16 pm #

    Tenho uns quiabos congelados aqui do meu último frango com quiabo, vou fazer assim!! Adorei. Beijão Ve

  12. Gina março 19, 2010 at 10:39 pm #

    Verena, olá!
    Pois é exatamente asssim que faço meu quiabo e nada de baba mesmo. Bom demais, né?
    Um ótimo final de semana!

  13. Fabiana março 22, 2010 at 10:58 pm #

    Olá Verena!
    Vim agradecer e retribuir a sua visita no meu blog.
    Achei mais uma cozinha aconchegante com receitas deliciosas….
    ah, sabe…eu gosto tanto de quiabo, que como com a baba mesmo…kkkk
    é que vocês precisam conhecer e comer uma iguaria japonesa, chamada “natoo”.
    é um estica e puxa, que nem dá para comer direito.
    valeu pela dica.
    bjs

  14. Elisabete março 31, 2010 at 1:22 pm #

    Olá, vim conhecer seu blogue. Adorei esta dica do quiabo, adorámos lá em casa e graças a Deus até minha filha adora. Vou experimentar este assim. Maravilha.

  15. vladimir março 4, 2011 at 1:32 pm #

    EU FAÇO DIFERENTE ,REFOGO TUDO ATÉ O FIM MEXENDO SEM COLOCAR SAL ,DEPOIS DE TUDO PRONTO AÍ ,SIM COLOCO O SAL,POIS É O SAL QUE FAZ JUNTAR A MAIORIA DA BABA ENGUANTO NÃO TRITO,ABRAÇOS A TODOS

  16. Marcela abril 20, 2011 at 8:57 am #

    Bom dia !!! valeu a dica , ficou delicioso.. um beijo no coraçao

  17. Valéria setembro 18, 2011 at 2:58 pm #

    gozei ao comer quiabo…. ai como eu sou bandida!!!! Valeria

  18. Daiana setembro 20, 2011 at 1:27 pm #

    Ameiii a dica eu ja tinha feito isso algumas mais achava que nao podia fazer isso com essa dica eu vou so pratica tchau tchau

  19. dayane sil andrade dezembro 3, 2011 at 8:23 pm #

    eu aaaaaaaaaaaaaddddddooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrooooooooooooo a baba do quiabo e uma delicia como so a baba e nada mais

  20. Carioca fevereiro 19, 2012 at 10:59 pm #

    Quiabo e jiló aqui em casa a gente só não come o pé porque não vende… rs
    Eu (carioca) e minha esposa (goiâna) amamos!!!
    Este nosso país é realmente maravilhoso!
    Não saímos daqui por dinheiro nenhum desse mundo!
    Prá quem não gosta desse tipo de comida, experimenta sair da pizza, hamburguer, cachorro-quente e tente o que temos de melhor… tudo é uma questão de hábito.

  21. Carlos fevereiro 28, 2012 at 2:35 pm #

    Comi hoje pela primeira vez,pode ter certeza que foi a primeira de muitas outras,simplesmente uma delicia!

  22. ALINE XAVIER fevereiro 28, 2012 at 7:41 pm #

    EU ADORO QUIABO MAS É MUITO COMPLICADO PREPÁRA-LO SEM QUE ELE SOLTE A FAMOSA BABINHA JA TENTEI DE TUDO E AINDA NÃO DECOBRI UMA FORMA DE FICAR LIVRE DELA VOU TENTAR ESSA DICA DEPOIS CONTO SE DEU CERTO OBRIGADA.

  23. joana maio 2, 2012 at 10:07 am #

    adorei a receita

  24. juliana junho 20, 2012 at 11:48 am #

    muito massa veio !

  25. Drica julho 2, 2012 at 12:49 pm #

    Adoooooro quiabo quando eu faço da vontade de comer tuudo sozinha!!!!”e agora que eu sei tirar a baba huuuummm

  26. Cida Rodrigues dos Santos agosto 15, 2012 at 8:49 pm #

    Verena, muito obrigada! Testei sua receita e deu certo, eu também amo quiabo.
    Um beijo

    Cida

  27. Rosangela deSouza setembro 27, 2012 at 12:23 pm #

    Oi

    Fiz essa receita e o Quiabo ficou maravilhoso

    Um beijo Rosangela de Souza

  28. Estela Schulze novembro 16, 2012 at 7:21 am #

    Como se diz na nossa ‘Terrinha’… Viiigi! Demais de bào! Ontem encontrei no Mercadinho dos Hindùs o quiabo Liiiindo à 2 Euros o Kg, pois nos quitandeiros Marroquinos, àrabes, estavam à 5 Euros o mesmo Kg… Entào, passo no açougue do ‘Mineirinho’ (Bruxelas-prà nào fazer publicidade.. héhé) e compro uma carninha joia prà cortar em pedacinhos, nào picada de màquina e farei o quiabo como Vc diz e junto a carne jà cozida e bem temperada desde que ‘Don’ Quiabo esteja pronto na frigideira! Merci da receita querida! Volto logo que der ao seu Site! Sou tbém CCR hà 40 anos na Bélgica !

    RECADINHO prà ‘conterrâneos/as fora do Brasil: Vcs acham Quiabo e Gilo en quitandas Africanas, dos Marroquinos e dos Hindùs. O giloh se diz como na Africa ‘NNgiloh’ Boa.Sorte! Abraços da Estela

  29. estela schulze novembro 19, 2012 at 1:04 pm #

    Olá queridas/os Quituteiras/os! Estela aqui! Nooossa! O que ficou de bom o Don Quiabo com carne e à parte um arroz, náo estava na estória! Mais uma vez, eu lhes posso contar que comi durante 3 dias e náo enjoava náaao! Obrigadíssima à Verena, claro depois duma dica como essa de fazer Quiabo sem baba… a gente aprende prá toda Vida!
    Me faltou no comentario anterior, dizer à quem esteja FORA do Brasil, que em geral pela Europa, o quiabo é conhecido e se chama “OKRA” ou entáo “GOMBO” e nos comércios, quitandas de Turcos e da India ou Pakistáo se acha fácilmente! Algumas vezes em latas (Com a foto dos
    quiabos)ou em vidros, que dá pra ver o que sáo. Sejam MUITO CURIOSOS/AS quando forem à Supermercados, Quitandas, feirinhas, porque só visitando cada departamento e “fuçando” profundamente se encontra o artigo que às vezes a gente nem espera encontrar! Pois essa mania de dizer :”Poxa, aqui náo tem….tal produto?” é triste, o negócio é ficar OLHANDO TUDO SEM MEDO! Vai ver como encontra!
    Nunca esqueço duma amiga chegando do Brasil que me disse um certo dia: “Poxa, náo tem Leite Condensado aqui?” Fui com ela à um Supermercado e lhe mostrei a latinha do Condensado… ao que ela me diz: “Ah! é essa?” e respondi: “Claro, náo tá escrito em Portugues, uái”… e a marca náo é AQUELA que tem uma ‘Moça’ na lata… e ela,… :”Oras, foi por isso que eu náo vi”…
    Na verdade há 40 anos, ao chegar do Brasil, máe do Céu, náo se via
    manga, banana~maçá, fruta do Conde, Román, maracujá,(o abacate que mais parecia um goiaba pelo tamanho…)papaia e mamáo e mais outras “coisas e frutas nossas”! Depois, tudo quanto é gente de fora começou a pedir e entáo a situaçáo melhorou 1000 por 1000!
    Mas prá mim é inesquecivel. Que épocas difíceis foram aquelas!
    Agora é uma FARTURA GENIAL! E há frutas de TODO O MUNDO!
    Abraços à Verena e seguidores dos bons pratos…

  30. Juliene janeiro 20, 2013 at 4:29 pm #

    Eu sou mineira e amo quiabo mas sempre fazia e dava errado , hoje olhei sua receita e fiz igualzinho ficou maravilhoso valeu pela diga

  31. Laís Gonçalves janeiro 21, 2013 at 11:44 pm #

    Laís

    Esta semana recebi sete missões para fazer durante esta semana mesmo (cada dia uma missão diferente para dar um novo significado ao nosso dia…sair da rotina…e fazer algo k nunca se fez…), e…tem um dia que devo comer algo que nunca comi…hehe…então vou comer QUIABO, nnca comi por saber que tem essa baba….hehe….então agora chegou a minha vez….Obrigada amiga! Vou fazer esta receita.e depois lhe digo se gostei.Bjus.

  32. Geraldo janeiro 30, 2013 at 2:37 pm #

    perfeito !! funcionou direitinho. valeu

  33. Marizete de oliveira souza fevereiro 7, 2013 at 7:28 pm #

    Eu adoro quiabo dizem que comida de apaixonado se for é comigo mesmo estou sempre apaixonada rs!!

  34. Márcia cristina Pereira da costa fevereiro 8, 2013 at 7:46 pm #

    Tenho uma dica: coloque um ou dois tomates sem pele e sementes no refogado, que tira toda baba do quiabo, faço sempre aqui em casa.

  35. Ednaldo fevereiro 14, 2013 at 12:16 pm #

    Desse jeito que você diz que faz, ele fica mais fritinho e seco, gosto dele mais molhadinho, ai pré-frito ele no óleo a alho, depois acrescento água e vinagre, e deixo cozinhar até quase secar a água, fica perfeito, com frango frito e angu então,,ôoo saudades de Minas Gerais,,,mas faço onde moro em São Paulo também!!

  36. Nalda Sampaio fevereiro 17, 2013 at 5:42 pm #

    ESTAMOS TENTANDO…
    ODORAMOS A DICA, DEU CERTO.
    OBRIGADA!!!

  37. Estela Schulze fevereiro 18, 2013 at 1:07 pm #

    Gente querida, j recebi quase 10 vezes esse comentario e tambm… aprendi a fazer QUIABO SEM BABA! Merci! Abraos da estela

    Date: Sun, 17 Feb 2013 19:42:12 +0000 To: estelaloveslife@live.fr

  38. isabel cristina fevereiro 21, 2013 at 7:55 pm #

    Obrigada por compartilhar esta receita..fácil…perfeito e o mais importante, muito saudável.

  39. Marcio março 16, 2013 at 5:39 pm #

    Marcio

    Obrigada pela dica, ficou ótimo pois quiabo com aquela babinha não tem jeito não, agora sem a baba é uma delicia…
    Eu sempre gosto de tudo que tipo de comida caseira e nutural sem essas porcarias quimicas que se tem no mercado hoje. tem muita gente que só come porcaria ao em vez de comer comida saudavel e fica reclamando que sempre esta com mal estar…vão comer algo saudavel que é mais vida mais saúde…
    Tudo de bom a todos e que DEUS o abençõe.
    VERENA MUITO OBRIGADO PELA DICA ATE MAIS….

  40. Tati março 20, 2013 at 3:27 pm #

    eu fiz, e ficou igual ao da foto! vlw pela dica! bjs

  41. elidiane abril 18, 2013 at 7:12 pm #

    oi eu gostei de saber vol tentar faser na minha casa thau

  42. san maio 23, 2013 at 12:29 am #

    E QUEM NÃO SABE FAZER O MOVIMENTO COM A FRIGIDEIRA???????? EU NUNCA ACERTO

  43. Zoane dos Santos Silva da Conceiao julho 23, 2013 at 5:51 pm #

    Amei a dica vou tentar fazer assim

  44. roselina setembro 29, 2013 at 3:13 pm #

    horivel

  45. Irene Elizabeth G. dos Santos março 2, 2014 at 6:05 pm #

    maravilhoso…ficou simplesmente maravilhoso!!! Muito obrigada por compartilhar comigo…até que enfim consegui fazer um quiabo sem a baba….muito mas muito obrigada mesmo

  46. jose geraldo outubro 23, 2014 at 4:22 pm #

    Frite-os com bastante óleo e fogo médio, deixe escorrer em papel vegetal. zero de baba, e fica bem verdinho.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 281 outros seguidores

