Quibe de beringela, recheado, assado e delicioso!

25 out

167

Confesso que não sou muito fã de quibe, na verdade não gosto muito da combinação triguilho e carne, prefiro almôndegas acompanhadas de um tabule….mas esta receita me pegou de jeito assim que a vi no blog da Rachel. Muito boa opção para os vegetarianos, viu Mary?

Como tenho tentado variar mais os pratos e diminuir o consumo de carne vermelha, decidi experimentar. A receita é fácil, rende muito bem e o melhor de tudo, fiz, congelei e no dia em que precisei levei direto do freezer ao forno. Ficou delicioso e o marido não acreditou quando eu disse que não tinha carne. O prato é realmente bem leve, servi com salada verde e um molho de iogurte, azeite, sal e hortelâ picada. Aprovadíssimo! Obrigada, Rachel!

A única coisa é que da próxima vez farei duas travessas, já que em casa somos em dois adultos e uma criança e a receita serve tranquilamente 4 adultos.

Segue a receita adaptada.

Quibe assado de beringela

Ingredientes:
- 300 g de trigo para quibe (triguilho)
- 3 berinjelas médias
- 700 ml de água filtrada
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1/2 maço de hortelã
- 1 pitada de pimenta síria (não usei pois não tinha)
- sal a gosto
- 1 colher, das de sopa, bem cheia de manteiga
- 200 g de muçarela ralada na parte grossa do ralador (ou mais dependendo do seu amor por queijo)
- 1 tomate maduro em cubinhos
- 80 g de azeitonas verdes sem caroços
- Azeite extra virgem
Modo de Preparo:
Lave muito bem o trigo, coloque de molho em 500 ml de água morna e deixe descansar por 1 hora (o trigo irá hidratar e ficar mole).
Após esse tempo, escorra o trigo em uma peneira e aperte bem com as mãos para tirar o excesso de água.
Eu deixei as beringelas sorarem um pouco antes de cozinhar, descasquei, passei sal grosso em cada metade e deixei escorrer numa peneira por uns 15/20 minutos. Lavei para retirar o sal, piquei as berinjelas em pedaços médios. Leve ao fogo com 200 ml de água e 1 pitada de sal. Cozinhe até ficar macia, escorra e aperte bem para tirar o excesso de água.
Bata a berinjela, a cebola, o alho e o hortelã no liquidificador até virar uma pasta.
Junte essa pasta de berinjela ao trigo e tempere com sal, pimenta síria e manteiga. Misture bem.
Unte um refratário (usei uma cerâmica para forno) com manteiga e coloque a metade do quibe. Recheie com a muçarela, os tomates e a azeitona e regue com bastante azeite.
Cubra com a porção restante do quibe, faça marcas com a faca, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido (200 graus) por meia hora ou até dourar.

*Como eu disse acima, antes de levar ao forno, congelei a travessa de cerâmica refratária coberta com plástico filme e no dia em que precisei retirei do freezer e assei até dourar e ao testar com uma faca verificar que está descongelado. Ficou uma delícia!

14 Respostas to “Quibe de beringela, recheado, assado e delicioso!”

  1. Lisa outubro 26, 2010 at 1:07 am #

    Que gostoso. Amo quibe e berinjela, entao esta receita seria perfeita para mim.

  2. Eu Mulher outubro 26, 2010 at 1:39 am #

    Adoro quibe frito. O problema é que fritura não combina muito com saúde,rsrs.

    Sua receita é uma ótima pedida.

    Beijos

  3. Fla outubro 26, 2010 at 7:32 am #

    Eu também vi essa receita na Rachel e achei o máximo.
    Está na minha listinha para testar. Mas vale a pena com certeza né?
    Beijos querida.

  4. caroliny outubro 26, 2010 at 12:14 pm #

    olá!!muito boa esta receita!!!nunca pensei em fazer desta forma,otima combinação e sugestão!
    caroliny!!

  5. Ameixinha outubro 26, 2010 at 1:34 pm #

    Não sei se gosto, nunca provei. Mas pelo aspecto sou bem capaz de comer e chorar por mais :)

  6. Rachel Azevedo outubro 26, 2010 at 6:19 pm #

    Que bom que gostou Verena, esse kibe foi uma surpresa para mim e aqui todos também apreciaram muito.
    Também como você, na próxima aumentarei a receita pois uma travessa só, deixou saudade!
    Fiquei muito feliz de ver uma receita minha aqui nesse cantinho que gosto muito!
    Agradecida pelo carinho de sempre!

    Bjuss!!!

  7. Jotta e Rosley outubro 27, 2010 at 12:29 am #

    Hummm, essa receita me dá água na boca, já tinha visto lá na Rachel e, pelo jeito, foi mais do que aprovada. Tá na hora de encarar, abraços!

  8. iliane outubro 27, 2010 at 2:24 pm #

    amiga que diferente essa rteceita.eu já tinha visto na Rachel..e..como amo berinjela..deve ser muito bom…bjus

  9. mangiachetefabene outubro 27, 2010 at 10:33 pm #

    Caroliny, tambm me intrigou a mistura! Vale a pena! Um abrao, Verena

  10. Renata Boechat outubro 27, 2010 at 10:37 pm #

    Oi Ve,

    Não, confesso que não sou muito chegada a Kibe não…mas que ficou bonito ficou viu?

    Deu vontade de provar!!!

  11. Léia Silva outubro 28, 2010 at 2:16 pm #

    Oi querida
    Estou sempre procurando receitas vegetarianas de quibe, pois amo! Essa receita ja’ ira’ para a minha pastinha!
    Postei hoje a tua receita da Batata Hasselback! Fez muito sucesso entre a italianada!
    Um abraço
    Léia

  12. Fabiola outubro 28, 2010 at 3:51 pm #

    Cara amiga, tenho seguido seu blog já faz um tempinho e gosto muito de tudo. Desde já parabéns pela qualidade das receitas. Não pude deixar de te contar que quando vi este quibe fiquei bem curiosa. No mesmo dia fiz e qual minha surpresa… ficou muito, muito bom mesmo. Muito leve e fresquinho…Obrigada por partilhar esta receita conosco. Abraços e muita prosperidade.
    Fabiola, do briecomgoiabada.blogspot.com

  13. angela bosso outubro 28, 2010 at 4:43 pm #

    Vê, tambem tinha visto lá na querida Raquel, e preciso fazer, adorei. bjs

  14. Cris Silva novembro 3, 2010 at 1:07 pm #

    Fiz essa receita esse fim de semana, MARAVILHOSA!
    Rende bastante, é saborosa e congela super bem!
    Receita aprovadíssima!
    Um abraço

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 280 outros seguidores

