Farofa de Içá, Bitú ou Tanajura…aceita?

27 nov

DSC07206

Meu pai me liga para perguntar se queríamos ver como se faz farofa de Bitú, ou Içá ou Tanajura. “Como assim”, pergunto?  “Elas estão caindo do céu por aqui e já catamos uma boa quantidade para fazer a farofa!" disse ele.

Dava para resistir? Eu só tinha ouvido histórias contadas por ele mesmo que quando menino na cidade do interior do Rio de Janeiro, muitas pessoas pagavam às crianças para catar as formigas aladas para fazer a farofa.  Não hesitei, catei a criançada e marido, máquina fotográfica e fomos aprender sobre essa tradição do Vale do Paraíba.

DSC07210

As formigas saem para começar novos formigueiros, numa louca revoada entre outubro e novembro, lotando o ar e deixando os que gostam da iguaria com água na boca.

Em algumas cidades o preço do litro do içá chega a R$20,00.  E na cidade de  Silveiras, a pouco mais de 200k de São Paulo, o produtor rural e empresário Ocílio José Ferraz, da Fazenda do Tropeiro, compra toda a quantidade que lhe é oferecida, congela e usa durante o ano todo. Dizem que o içá é antibiótico, natural e afrodisíaco…

A tradição veio dos índios que comiam na farofa “os frutos que caiam do céu”. Elas voam desesperadas a caça de um local para iniciar nova colônia e como já estão fecundadas, diz-se que a farofa tem alto teor de proteína. Como são cortadeiras há quem diga que é um controle ecológico.

Enterram-se no chão para começar o formigueiro. Vejam esses buracos com terra fofa ao lado…

DSC07226

Tomamos um susto ao ver as tanajuras aladas, são enormes! E tem um ferrão que dá medo…dizem que a picada dói mesmo!

DSC07209

Limpa-se as asas, pernas e ferrão, deixando só o abdômen da formiga. Meu filho ajudou os avós a realizar a tarefa…quase levou uma picada! Confesso que é assustador ver aquelas formigas todas agoniadas…parecem saber o que lhes espera..

DSC07214DSC07219

Minha mãe fez a farofa do jeito que está acostumada a fazer farofa…

Farofa de içá

içás limpas (ou seja, só o abdômen, sem o ferrão, asas e pernas)

uma colher (sopa) de azeite

uma pelota de manteiga com sal

sal à gosto

alho espremido

farinha de mandioca flocada

DSC07228 DSC07230

Colocam-se as içás numa panela, em fogo baixo, até que comecem a torrar. Elas vão inchar um pouco.  Assim que começarem a torrar, junte o azeite, a manteiga e o alho. Alho torradinho, acrescenta-se a farinha de mandioca e deixe pegar um pouco de gosto. Corrija o sal, coloque salsinha e pimenta (opcional) e aprecie.

DSC07232

A pergunta que não quer calar…se gostei??? Confesso que ainda não foi desta vez que provei…não consegui. Preciso interiorizar um pouco mais a ideia…Mas meus pais comeram e gostaram. Tem gente que acha que parece pipoca, outros dizem parecer aquele camarão pequenino…Experimenta e depois me conta!

11 Respostas para “Farofa de Içá, Bitú ou Tanajura…aceita?”

  1. Valentina novembro 28, 2012 às 5:36 pm #

    Ja tinha lido sobre isso. Gostei de saber dos detalhes. Agora provar..nao teria coragem

  2. Amélia dezembro 5, 2012 às 10:11 pm #

    Eu tb não teria coragem. Quanto ao seu blog, sou como vc, adoro receitas, a diferença é que não sei cozinhar, rs,rs.

  3. Ana Lucia janeiro 17, 2013 às 3:22 pm #

    Eeeca!Me desculpe, mas é nojento isto!
    Minha mãe já tinha me contado algo sobre esta farofa …,mas nunca acreditei que alguém tivesse coragem…

  4. Fernanda abril 1, 2013 às 4:49 pm #

    Nossa! Eu também acho que não teria coragem. Mas discordo de quem disse que isso é nojento. Nojento por quê? Só porque não estamos acostumados? A gente come tanta coisa que é “nojenta”, como camarão, ostra, entre tantos tipos de carnes e ninguém fica fazendo cara de nojo, aí só porque alguém come coisas que não são comuns para nós ficam de frescura. Pra mim isso é um preconceito muito grande com outros costumes e culturas.
    Não nego, a farofa está com uma cara LINDA, mas eu precisaria de um tempo para aceitar a ideia de comer algo tão diferente.
    Beijo!

  5. jonathan agosto 25, 2013 às 3:36 pm #

    é ótimo,uma delícia,parece farofa de peito de frango…saudades dessa iguaria!

  6. Raquel setembro 4, 2013 às 8:52 pm #

    pois eu rezo para estar em um lugar privilegiado que caia bastante tanajura quando chegar a época, me da água na boca só de pensar.

  7. José Carlos Leite outubro 19, 2013 às 4:54 pm #

    Hoje dia 19/10/2013 eu Carlão e meu pai de 90 anos passamos a manhã toda limpando IÇÁ para congelar, em breve faremos uma reunião com amigos e degustaremos essa iguaria que faço com bacon e farinha de mandioca, acompanha uma cachaça da boa e cerveja.

  8. Jorge Lundgren outubro 22, 2013 às 5:05 pm #

    galera terei iças ou tanajuras no inicio do ano que é quando sai aqui na minha regiao quem tiver interesse em encomendar curte essa paginaa no face que qdo estiver com elas em maos repasso.
    e explico o procedimento.

    https://www.facebook.com/Tanajurass?fref=ts

  9. Sergio Alberto Braque Loureiro novembro 21, 2013 às 11:34 am #

    É maravilhoso o sabor!Me desculpem,más quem não experimentou,perdeu a chance!

  10. Mario Gomes de Soua Filho dezembro 2, 2013 às 2:26 pm #

    deliciaaaaaaaaaaaa comi muito quando era garoto !!!

  11. MARLENE S. BURANELLO março 15, 2014 às 9:09 pm #

    PREZADO AMIGO, VC PERDEU DE EXPERIMENTAR UM PRATO DELICIOSO!!!… EU QUANDO CRIANÇA JUNTAMENTE COM MINHA MÃE E IRMÃS SAÍAMOS A CAÇA DAS VOADORAS E TAMBÉM PAGÁVAMOS PARA OUTRAS CRIANÇAS CAÇAREM PARA NÓS E MINHA MÃE FAZIA A FAROFA IGUAL SUA RECEITA. LENDO SEU COMENTÁRIO VOU SEGUIR O EXEMPLO DE SUA MÃE, CHAMANDO FILHOS E NETOS PARA EXPERIMENTAR A IGUARIA. UM FORTE ABRAÇO.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 253 outros seguidores

