Debulhar o trigo, recolher cada bago do trigo, forjar no trigo o milagre do pão e se fartar de pão

13 fev

Pão Integral

Por mais que eu goste de cozinhar e fazer as coisas from scratch (desde o comecinho mesmo, sem usar mix de bolo, coisas pré-preparadas, etc…), se acho um utensílio ou eletrodoméstico que facilite as coisas e não mude o resultado, fico fã e visto a camisa.  Muito bem, tudo isso para dizer que SIM, eu tenho uma máquina de pão e acho que foi uma das grandes sacadas dos últimos tempos!  Não consigo fazer meus pães tão lindos no braço, infelizmente é uma verdade constatada.  

Então, depois de buscar muita informação sobre a dita cuja, como funciona e de provar várias receitas diferentes na casa da minha irmã que já possui há mais tempo, ganhei um brinquedinho de Natal e não parei de fazer pães.  Podem dizer que com o suor do braço é melhor, etc…, cada um na sua e vamos assando! Ainda não usei para massa de pizza, focaccia ou outras receitas que não de pão, mas os resultados me deixaram extremamente feliz, e por conseqüência, o marido também, que se farta com os produtos que de lá saem! 

Esta receita foi uma adaptação que minha mãe fez de um brioche da Patrícia Wells, como já disse a mamma é daquelas que faz terapia na cozinha.  Se algo não vai bem, lá está ela inventando algo para desestressar, se algo vai muito bem, ela já vai fazer um quitute para comemorar, enfim, ela viu a receita original e resolveu experimentar uma coisa nova.  O resultado foi tão bom que hoje não fazemos mais outro pão integral, virou nosso pão oficial.  Torrado com uma manteiga, hummmmmmmmm! 

Pão Integral

 (receita adaptada do livro Patrícia Wells, minhas receitas da Provence)

2 colheres (chá) de fermento biológico granulado
3 colheres (sopa) de mel de boa qualidade
1 xícara (chá) de leite integral morno (cerca de 40 graus)
1/4 xícara (chá) de azeite extravirgem (se não tiver pode ser o comum)
2 ovos grandes em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de sal
2 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
2 1/2 xícaras de farinha de trigo branco

Modo de preparo: Junte numa vasilha o fermento, o mel e o leite e misture. Deixe descansar por uns 5 minutos ou até que espume.  Na tigela da máquina junte esta mistura, o azeite, os ovos, o sal, o trigo e coloque no ciclo de massa. Após ter amassado bem, cerca de 35/40 minutos, retire da máquina, coloque numa tigela untada e cubra com filme plástico.  Leve à geladeira para crescer – cerca de 8 horas, dobra de volume.  Após o crescimento na geladeira, retire a massa, molde o pão e coloque numa forma de pão (tamanho médio a grande) untada com manteiga. Faça um corte com uma faca bem afiada no sentido do comprimento do pão. Deixe crescer mais um pouco e leve para assar em forno médio – forno convencional até dourar e quando bater no lado de baixo do pão ouvir um som seco.

Para fazer do modo tradicional, sem usar a máquina de pão para sovar a massa:  A receita fala em batedeira elétrica que faz massa de pão mas pode ser feito na mão mesmo.  Misture numa tigela o fermento, o mel e o leite.  Deixe descansar até que espume, cerca de 5 minutos.  Junte o azeite de oliva, os ovos e o sal, e misture.  Acrescente aos poucos o trigo até que a massa fique como uma bola.  Continue a misturar até que fique com uma textura acetinada e macia, mas ainda firme. Se estiver grudenta junte mais farinha.  Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 8 horas até que dobre de volume.  A partir desta etapa proceda como descrito no modo de preparo acima.

Anúncios

2 Respostas to “Debulhar o trigo, recolher cada bago do trigo, forjar no trigo o milagre do pão e se fartar de pão”

  1. Fer Guimaraes Rosa fevereiro 14, 2007 às 5:02 pm #

    Que pao lindo, Verena!! 🙂
    beijos,

  2. cibelle fevereiro 26, 2012 às 10:24 pm #

    a pro passou isso pra gente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: