Aventais a postos!

21 fev

Carnaval, feriado prolongado, família reunida e companheiras de avental a postos (minha mãe e irmã)…. a cozinha torna-se o local mais festejado da casa e consequentemente as panelas, formas, batedeira e fogão os acessórios mais usados! Numa visita rápida ao mercado não resisti e comprei um pacote de massa filo da Arosa…fiquei tão feliz de ter achado que não pensei duas vezes, vou levar para fazer uma torta!  Ainda mais que era meu aniversário e eu queria comemorar com algo diferente e especial!  Em casa ficamos confabulando sobre qual receita usar…e folheando o Le Cordon Bleu de sobremesas (maravilhoso!!!!) me inspirei e resolvemos fazer a torta com frutas vermelhas frescas… ulalá!!! 

Nem preciso dizer que ficou maravilhosa, mais do isso, D Í L Í C I A!!!  O senão foi que usei poucas folhas da massa para forrar a forma e o recheio saiu um pouco no fundo, acabou caramelando e ficou um pouco difícil de soltar o fundo da forma na hora de desenformar.  No final das contas saiu tudo muito bom, e o creme chantilly por cima deu um toque perfeito! Vale a pena!!!

Torta de Frutas Vermelhas com massa Filo

Unte uma forma de fundo falso com manteiga e vá dispondo as folhas de massa filo – após cada folha pincele manteiga derretida, até achar que o fundo está bem forrado, eu usei umas 5 folhas, pois é muito fina, acho que podem ser mais folhas para prevenir que o recheio vaze.  Cuidado ao manusear, gruda uma na outra e rasga com muita facilidade, não desanime! Normalmente sobra um pouco da folha da massa sobre as bordas da forma, não corte pois depois irá dobrar sobre a capa da torta para fechar a tampa. 

tfv2

Recheio: 1 copo de morangos picados, 1 copo de Mirtillos (blueberry) e 1 copo de framboesas, 1 xícara de açúcar, 2 colheres de maisena e 1 colher de sobremesa de suco de limão.  

Misture delicadamente e coloque o recheio sobre a massa.  Cubra com mais folhas da massa filo, não esquecendo de pincelar manteiga derretida sobre cada folha.  Feche a tampa da torta utilizando as sobras de massa que ficaram sobre as bordas da forma.  Pincele mais manteiga derretida e leve ao forno pré-aquecido para dourar (180 C) – mais ou menos 35 minutos.  Por precaução coloque uma forma embaixo da assadeira da torta para prevenir que o recheio suje seu forno, é horrível de limpar…! Espere esfriar, desenforme e sirva com chantilly! Hummmmmmmmm!

tfv1

(a foto não traduziu a maravilha do sabor!)

6 Respostas to “Aventais a postos!”

  1. Fer Guimaraes Rosa fevereiro 21, 2007 às 5:46 am #

    esta co uma cara DELICIOSA mesmo!!! hmmmm!!! :-))
    beijaoo,

  2. cinara fevereiro 21, 2007 às 10:56 pm #

    Traduziu sim, Verena! Fiquei com água na boca… Também usei frutas vermelhas neste fim de semana, mas foi em um coffeecake que vou publicar em breve. Nunca usei massa filo, ficou chiquérrima a sua torta! ;o) Bjs

  3. Renata fevereiro 23, 2007 às 3:50 am #

    Adoro tudo que leva frutas vermelhas, mas aqui no Rio, não encontro para comprar… Beijinhos.

  4. Vera fevereiro 23, 2007 às 7:03 pm #

    Outra delicia !

  5. mangiachetefabene fevereiro 24, 2007 às 4:40 am #

    Meninas, ficou bom mesmo!
    Cinara, aguardamos a receita do coffecake!
    Renata, também não acho no Rio, é que estou em SP por estes dias…aí já viu!
    Vera, obrigada pelo elogio! As suas também são delícias!

  6. Alda Oliveira fevereiro 25, 2007 às 10:52 pm #

    Experimentei a sua torta com morangos e amoras silvestres que tinha congeladas do Verão passado e a família adorou. Obrigada pela ideia! É uma delícia fácil de fazer. Vou tentar também com maçã levemente cozinhada com um pouco de açúcar, manteiga e canela da próxima vez para variar. De Portugal para o Brasil, aquele abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: