“nossa, que coisa chique é essa?”

5 mar

bellpepper jam2

Gosto muito de agradar aqueles que quero bem, e acho que fazer uma comidinha especial é um dos agrados mais saborosos que há.

Recebemos um querido casal de amigos e resolvi fazer uma receita simples mas que prometia ser um sucesso, Bellpepper Jam, uma receita básica de Geléia de Pimentão que vi no From Our Home to Yours e me apaixonei, pelo inusitado e pela aparência.

As fotos da Cris são lindas e me deu na veneta fazer a receita para os amigos provarem e quem sabe aprovarem!  Tenho que confessar que enquando estava no fogo fiquei me perguntando se o resultado ficaria bom, já que a casa toda ficou “perfumada” pelo vinagre da receita.  Até o marido veio perguntar que cheiro era aquele….

Disse que era um prato que estava fazendo e tratei de colocar um cheirinho de citronella no ar.  Enfim, amigos chegaram, servi a geléia conforme a sugestão da Cris, sobre cream cheese… gente, não é que ficou uma delícia? Todos amaram, primeiro a cor é linda, fica um laranja forte, além disso fica bem brilhante.  O contraste do cream cheese com a geléia deu um casamento perfeito e servi com umas torradinhas de farinha de arroz.

Sucesso total! Até o marido tomou um susto quando desvendei o mistério e disse que era o prato que perfumou a casa… Ninguém acreditou que era pimentão, açúcar e vinagre…ah, a alquimia da cozinha!!!!

A receita é esta:Bell Pepper Jam – Geléia de Pimentão

  • 500 g de pimentão amarelo ou vermelho (usei meio a meio vermelho e amarelo
  • 1 xícara de vinagre branco (usei de tinto de maçã – orgânico, era o que tinha)
  • 1 xícara de açúcar

Tire as sementes do pimentão. Bata tudo no liquidificador por uns 10 segundos. Eu coei pois achei que ficaria mais lisa a geléia.  Cozinhe numa panela por cerca de 30 minutos ou até chegar ao ponto de geléia.  A minha demorou mais um pouquinho para dar o ponto. Quando começar a espumar das bordas para o centro este é o ponto. Sirva com pão italiano, crackers, baguete, sobre cream cheese, brie ou o autêntico catu*iry. 

Dicas da Cris:

  • Eu nunca aviso que é geléia de pimentão amarelo… sempre acham que é damasco! As fotos mostram os dois tipos: pimentão vermelho e amarelo.
  • Geléias aquecidas são ótimas com sorvetes e bolos, como já provou a Eliana!
  • Geléias dão um lindo acabamento a assados, tender, costelinha, lombo, pernil…
  • Para desenformar com perfeição o cream cheese, congele-o antes por meia hora! (Pode fazer que é garantido, super fácil de tirar da embalagem).

           bellpepper jam

8 Respostas to ““nossa, que coisa chique é essa?””

  1. Cinara março 6, 2007 às 6:40 pm #

    Verena, mais uma coincidência, amiga: fiz esta geléia de pimentão antes de ontem!! E também aprendi com a Cris, só que foi pessoalmente… :o) Mas eu acho que você não deveria coar a geléia, não! Os pedacinhos de pimentão dão uma textura toda especial… Experimente sem coar da próxima vez! Beijinhos…

  2. Cris março 6, 2007 às 6:48 pm #

    Oi Verena! Até que enfim te achei!!! A Cinara que me passou o link, nos seus comentários no meu blog ele não aparece. E estou muito feliz que você fez minha receita!! E tenho uma molheira igual a que está na sua última foto! Beijos!

  3. mangiachetefabene março 6, 2007 às 11:33 pm #

    Cinara, nós duas estamos incríveis, hein???? Que sincronia de sabores!
    Um beijo grande e obrigada por me achar para a Cris… acho que já descobri o que estava havendo e parece ter sido resolvido o mistério!
    Beijos!

  4. Agda março 7, 2007 às 12:08 am #

    Oi, Verena. Obrigada pela visita ao meu blog. Menina, muito chique a geléia. E a cor ficou linda. vou experimentar.

  5. Renata março 8, 2007 às 9:05 pm #

    Verena, também vi essa geléia no blog da Cris. Achei tão linda e quando vi que era de pimentão fiquei impressionada. Beijinhos.

  6. Verena março 9, 2007 às 5:17 am #

    Re, é uma campeã! Todos adoraram!
    Beijos!

  7. hebe maio 7, 2007 às 3:26 pm #

    experimentei a geléia TASTE de pimentaõ c/pimenta, na casa de minha mãe, que ganhou de uma amiga, que tem casa em Atribaia-sp. Procurei em alguns supermercados e não encontro em lugar algum. Moro no interior de s.paulo. Alguma dica, ou receita da mesma?? Obrigada.

  8. mangiachetefabene maio 10, 2007 às 3:50 am #

    Hebe, já te respondi por e-mail, ok? Beijos!

Deixe um comentário

