Diferente e muito bom!

10 mar

pasta com ricota, ervas e limão

Tinha lido a receita desta Pasta no Chucrute e marquei a mesma para testá-la tão logo tivesse chance.  Não passou de ontem, ainda bem, pena que demorei muito, que delícia de prato, ficou leve, suave e perfeito para uma noite quente! Fer, adori!!!!  Vou fazer várias outras vezes, até o filhote gostou! Mon petit gourmet!

Eu adoro macarrão, não dava para ser diferente com minha árvore genealógica e o marido não fica atrás, apesar de ser italiano só por afinidade, ele é apaixonado por pasta.  

Devo confessar que fiquei meio ansiosa dos comentários sobre o molho diferente, ainda mais porque leva limão ralado, mas ele me surpreendeu novamente, mais um ponto para ele, e elogiou tudo dizendo que o limão deu um toque muito bom! Pois é, sem preconceito a gente leva a vida mais leve, não? Fiz algumas adições e outras modificações mas isso vou anotar em itálico ao lado da receita original, ok?

pasta with ricotta, herbs, and lemon

Rende 4 porções

450 gr de macarrão penne (usei spaguetti pois era o que tinha em casa)
2 colheres de sopa da manteiga sem sal em cubinhos
1 xícara de ricota fresca
1/2 xícara de ervas frescas – eu usei salsinha, cebolinha francesa, manjericão e tomilho (usei manjericão, folhas de alho porró e tomilho seco)
Raspas da casca de um limão
Sal kosher (sal normal)
Pimenta do reino moída na hora (não usei)

Cozinhe o macarrão na água e sal. Escorra. Reserve 1/3 xícara da água do cozimento. Numa panela misture a água, a ricota e a manteiga e mexa bem com um batedor de arame, em fogo baixo, até formar um creme (acho que a ricota aqui é diferente ou eu não soube fazer o creme, não emulsionou de jeito algum, mas ficou muito bom assim mesmo).

Salgue a gosto, acrescente as ervas picadinhas e as raspas do limão, misture o macarrão cozido, tempere com a pimenta fresca e sirva. 

Para variar eu dei uma mudadinha por conta do que tinha em casa, como usei folha de alho-porró (só uma), dei uma leve esquentada na mesma com as outras ervas e um pouquinho de azeite antes de misturar ao macarrão, só para tirar o gosto mais forte.  Usei limão Tahiti mas acho que talvez o siciliano dê um sabor mais acentuado.  E na hora de servir salpiquei com pistache torrado e salgado em pedacinhos, achei que combinou bem! Hummmm!

6 Respostas to “Diferente e muito bom!”

  1. Agda março 10, 2007 às 10:34 pm #

    Verena, eu acho a ricota daqui mais cremosa, como queijo cottage mais ou menos. A que encontro em Salvador é mais seca e esfarela. Talvez isso tenha dado uma consistência diferente ao seu molho, mas ficou lindo. Eu nunca tinha usado folhas de alho-porró assim. Vou experimentar.

  2. Verena março 11, 2007 às 2:55 am #

    Minina, eu sou suspeita, uso em tudo o que você imaginar: sopas, caldos, ensopados, quiches, e agora nesta pasta. Êta coisa boa esse tal de alho-porró, não?
    Beijos!

  3. Eliana Scaramal março 11, 2007 às 1:05 pm #

    Eu também adoro alho-porró. Sua massa ficou linda! Muito apetitosa. Mas quero dizer que adorei encontrar seu blog e vou voltar sempre.

  4. Lila março 11, 2007 às 8:35 pm #

    Verena, aqui em casa o povo não gosta muito de ricota, só eu é que gosto, eles dizem que não tem gosto de nada…rs…mas quem sabe um dia me arrisco a fazer ,né?
    outro dia comi uma massa com abobrinha e molho de limão que é uma delícia, tou atrás da receita…
    beijo e bom domingo

  5. Verena março 12, 2007 às 6:40 am #

    Eliana, que bom que gostou! Faço com carinho para os amigos como você!

    Lila, vale a pena, nem que seja para diminuir as quantidades. Vou ver se acho a receita que vc mencionou.

    Beijos!

  6. Larissa março 12, 2007 às 4:24 pm #

    Ai Verena, meu horário de almoço chegando e eu dou de cara com isso aqui… e eu ainda tô de regime, que lástima!!! inda bem que final de semana existe né? um beijo pra vc.

Deixe um comentário

