Diferente e muito bom!

10 mar

pasta com ricota, ervas e limão

Tinha lido a receita desta Pasta no Chucrute e marquei a mesma para testá-la tão logo tivesse chance.  Não passou de ontem, ainda bem, pena que demorei muito, que delícia de prato, ficou leve, suave e perfeito para uma noite quente! Fer, adori!!!!  Vou fazer várias outras vezes, até o filhote gostou! Mon petit gourmet!

Eu adoro macarrão, não dava para ser diferente com minha árvore genealógica e o marido não fica atrás, apesar de ser italiano só por afinidade, ele é apaixonado por pasta.  

Devo confessar que fiquei meio ansiosa dos comentários sobre o molho diferente, ainda mais porque leva limão ralado, mas ele me surpreendeu novamente, mais um ponto para ele, e elogiou tudo dizendo que o limão deu um toque muito bom! Pois é, sem preconceito a gente leva a vida mais leve, não? Fiz algumas adições e outras modificações mas isso vou anotar em itálico ao lado da receita original, ok?

pasta with ricotta, herbs, and lemon

Rende 4 porções

450 gr de macarrão penne (usei spaguetti pois era o que tinha em casa)
2 colheres de sopa da manteiga sem sal em cubinhos
1 xícara de ricota fresca
1/2 xícara de ervas frescas – eu usei salsinha, cebolinha francesa, manjericão e tomilho (usei manjericão, folhas de alho porró e tomilho seco)
Raspas da casca de um limão
Sal kosher (sal normal)
Pimenta do reino moída na hora (não usei)

Cozinhe o macarrão na água e sal. Escorra. Reserve 1/3 xícara da água do cozimento. Numa panela misture a água, a ricota e a manteiga e mexa bem com um batedor de arame, em fogo baixo, até formar um creme (acho que a ricota aqui é diferente ou eu não soube fazer o creme, não emulsionou de jeito algum, mas ficou muito bom assim mesmo).

Salgue a gosto, acrescente as ervas picadinhas e as raspas do limão, misture o macarrão cozido, tempere com a pimenta fresca e sirva. 

Para variar eu dei uma mudadinha por conta do que tinha em casa, como usei folha de alho-porró (só uma), dei uma leve esquentada na mesma com as outras ervas e um pouquinho de azeite antes de misturar ao macarrão, só para tirar o gosto mais forte.  Usei limão Tahiti mas acho que talvez o siciliano dê um sabor mais acentuado.  E na hora de servir salpiquei com pistache torrado e salgado em pedacinhos, achei que combinou bem! Hummmm!

Anúncios

6 Respostas to “Diferente e muito bom!”

  1. Agda março 10, 2007 às 10:34 pm #

    Verena, eu acho a ricota daqui mais cremosa, como queijo cottage mais ou menos. A que encontro em Salvador é mais seca e esfarela. Talvez isso tenha dado uma consistência diferente ao seu molho, mas ficou lindo. Eu nunca tinha usado folhas de alho-porró assim. Vou experimentar.

  2. Verena março 11, 2007 às 2:55 am #

    Minina, eu sou suspeita, uso em tudo o que você imaginar: sopas, caldos, ensopados, quiches, e agora nesta pasta. Êta coisa boa esse tal de alho-porró, não?
    Beijos!

  3. Eliana Scaramal março 11, 2007 às 1:05 pm #

    Eu também adoro alho-porró. Sua massa ficou linda! Muito apetitosa. Mas quero dizer que adorei encontrar seu blog e vou voltar sempre.

  4. Lila março 11, 2007 às 8:35 pm #

    Verena, aqui em casa o povo não gosta muito de ricota, só eu é que gosto, eles dizem que não tem gosto de nada…rs…mas quem sabe um dia me arrisco a fazer ,né?
    outro dia comi uma massa com abobrinha e molho de limão que é uma delícia, tou atrás da receita…
    beijo e bom domingo

  5. Verena março 12, 2007 às 6:40 am #

    Eliana, que bom que gostou! Faço com carinho para os amigos como você!

    Lila, vale a pena, nem que seja para diminuir as quantidades. Vou ver se acho a receita que vc mencionou.

    Beijos!

  6. Larissa março 12, 2007 às 4:24 pm #

    Ai Verena, meu horário de almoço chegando e eu dou de cara com isso aqui… e eu ainda tô de regime, que lástima!!! inda bem que final de semana existe né? um beijo pra vc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: