Os trabalhos recomeçaram… Pão de Fubá

5 abr

fubá forminha

Mesmo em mudança, acampada na casa da minha irmã com filho pequeno e marido já recomeçando no trabalho novo, cheia de coisas para fazer e arrumar não consegui deixar de comer (ainda bem!!!), ainda mais pão…   

Ganhei um livro muito interessante do meu pai sobre pães caseiros (A arte caseira de fazer pães – Romélia C. A. Meyer) e como a máquina de pão veio no Natal agora estou empolgada com as massas!  Como tínhamos que tomar café da manhã e o pão é ingrediente que aqui não pode faltar, escolhi esta receita para começar o livro.  O resultado foi um pão muito saboroso,  pão rústico, com gostinho de fazenda, daqueles que saem do forno à lenha perfumando a cozinha e chamando para merenda! Dilícia!!! E no dia seguinte fica uma gostosura se colocar no forninho tipo torrada… 

Vale a pena testar, eu deixei a máquina de pão amassar, mas a receita é para fazer normalmente sem as tecnologias modernas (eu aproveitei que não tenho muita força nos braços e estava cansada de abrir  caixas…rsrsrsrs). 

Segue a receita original com meus comentários em itálico: 

Pão de Fubá  

½ xíc. de água morna 1 colher (sopa) de açúcar1 colher (sopa) de fermento para pão (usei Fermento biológico seco instantâneo)1 colher (chá) de sal

2  xíc. de fubá

1 xíc. de água fria

1 xíc. de água fervendo

½  xíc. de açúcar ou melado (usei melado)

½ xíc. de margarina (usei manteiga)

5 ½  a 6 xíc. de farinha de trigo comum (usei 6)

Coloque o fermento, 1 colher de sopa de açúcar e ½ xíc. de água morna em uma vasilha pequena. Dissolva-os bem, tampe-os e deixe descansar por 20 minutos (deixei até espumar, menos do que 20 minutos).  À parte, coloque o fubá e a água fria, mexa bem e coloque a água fervendo.   Em uma vasilha grande coloque a margarina (manteiga), sal, açúcar (ou melado) e o fermento dissolvido.  Junte ½ xíc. de farinha de trigo aos poucos, mexendo muito bem.  Aí coloque mais ½ xíc. de farinha, mexa e vá juntando o fubá dissolvido, morno.  

Sempre batendo, acrescente a farinha branca , segundo a receita (depois de acrescido o trigo eu coloquei na máquina de pão, ciclo massa até apitar).  Bata bem.  Se for necessário mais farinha para sovar a massa, pode colocar. Amasse bem com as mãos e deixe crescer em uma vasilha untada e coberta até dobrar de volume.

Aí, abaixe a massa, trabalhe-a por uns 2 ou 3 minutos e faça os pães.  Coloque-os em uma assadeira untada ou em formas.  (Deixei crescer mais um pouco – uns 30/40 minutos).  Fiz 3 pães pequenos para médios e 6 pequeninos em forminhas de alumínio.  Forno pré-aquecido quente (uns 200 ºC), até que fiquem bem assados. (Soam ocos quando se bate embaixo do pão com o nó dos dedos).  Nota do autor: se gostar coloque 1 colher de sopa (ou ½) de erva-doce na água fervendo ou na massa. Dá bom gosto. Eu não coloquei.

Rendimento: um pão grande e 6 pequenos (só apareceram 5 na foto pois um já tinha sido surrupiado…)

fubá todos

10 Respostas to “Os trabalhos recomeçaram… Pão de Fubá”

  1. Larissa abril 5, 2007 às 9:07 pm #

    hum que delícia, amo pão e amo fubá, então eu acho que tenho que comer isso!

  2. bia abril 5, 2007 às 9:56 pm #

    paozinho de fuba ! que delicia ! receita vai para a lista dos urgentes ! Verena, obrigada pela visita, adorei teu cantinho tb, virei sempre ! bjs e feliz pascoa !

  3. Cris abril 5, 2007 às 10:25 pm #

    Hum…. ficou com cara de broa! Com a erva-doce deve ficar melhor ainda, yummy!!!

  4. Verena abril 5, 2007 às 10:39 pm #

    Larissa, teste e me diga se gostou! E eu não gosto de fubá, mas quando li a receita tive que fazer!

    Bia, também adorei seu blog, vou sempre tomar um café por lá!

    Cris, eu não gosto muito de erva-doce, mas para quem aprecia…!

    Um beijo!

  5. Ricardo abril 6, 2007 às 5:37 pm #

    Quentinha, saindo do forno… manteiga, muita manteiga…Deus do céu. Vou fazer! Nem que a vaca tussa!.
    Abraços.

  6. Fer Guimaraes Rosa abril 9, 2007 às 6:14 am #

    Verena, sou LOUCA por pao e estou babando pelos seus! Maravilhosos! Parabens, beijao,

  7. mangiachetefabene abril 9, 2007 às 4:38 pm #

    Ricardo, esse pão fica show de bola. Fácil e gostoso! Faça e deixe a vaca tussir muiiiiiiiito!

    Fer, já percebi que gostas de pão, eu estou in love com a Padaria e agora estou percebendo que não é um bicho de sete cabeças. Se morassemos mais perto mandava uma fornada para vocês! Um beijo grande!

  8. Larissa Moreira abril 16, 2007 às 8:14 pm #

    Ai, que vontaaaaaaaaaaade que deu de abocanhar a tela!! rsrsrs Não esqueci a promessa de que, se ganhar na Mega Sena, monto nosso negócio de cousine: eu na administração e vc no Pão!! 😉 beijos com saudades

  9. alzira_majevski@hotmail.com agosto 31, 2007 às 9:57 pm #

    nos gostamos muito do pão de fuba aaaaaíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que delicia com doce e nata fechas as portas rapido

  10. Rosana setembro 26, 2009 às 12:18 am #

    Gostaria de saber se da pra fazer esse pão na maquina de pão?

Deixe uma resposta

