Páscoa

5 abr

easter basket

Foto: art.com

Nunca vou me esquecer das várias manhãs de Páscoa em que acordávamos e logo saíamos correndo para o quintal a procurar os ovinhos que o coelho da Páscoa havia deixado escondidos! Que alegria no final juntar aquela pilha de ovinhos, o grande barato era ver quem achava mais e depois acabávamos dividindo entre os irmãos para não dar briga nem dor de barriga, sempre um achava mais do que o outro…

Lembro de uma vez em que um primo nos convenceu de que o senhor coelho havia passado atrás de um arbusto e acabamos acreditando e até vendo a sua sombra…que delícia ser criança!  Páscoa me lembra família reunida, café da manhã farto e almoço tranqüilo, muitas vezes com bacalhau e sobremesas deliciosas.  É a época de estar junto de quem se ama, de perdoar, de renovar as amizades, de fazer outras novas e dividir o que a vida nos deu de melhor.

A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume antigo dos chineses. Esses povos decoravam ovos de galinha e davam de presente a pessoas queridas, em comemoração à Festa da Primavera, que no hemisfério Norte, coincide com os meses de março e abril, próprios da Páscoa. Ao longo dos anos, o costume foi sendo passado às demais culturas do mundo todo e os ovos de galinha passaram a ser substituídos por ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolates em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate. (fonte Cyber Diet)

 O ovo simboliza o nascimento, o começo de tudo. Na antiguidade, era comum presentear os amigos e familiares com ovos pintados e coloridos. Porém, eles ainda não eram comestíveis. Os Maias e os Astecas consideravam o chocolate um alimento sagrado, assim como o ouro, mas foi somente no século XX, que surgiram os famosos bombons e ovos de Páscoa que fazem o maior sucesso. Era uma vez, uma mulher pobre que coloria ovos e escondia em um ninho para dar aos seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças acharam os ovos, um enorme coelho passou correndo perto deles, dando a impressão que foi ele que trouxe as lembranças”, diz a lenda que se espalhou pelo mundo. (fonte Guia da Semana) 

Uma Páscoa doce e feliz para todos, com muitos ovinhos de chocolate e harmonia entre as pessoas.  Paz. 

3 Respostas to “Páscoa”

  1. Cris abril 6, 2007 às 1:28 am #

    Muito fofa esta cesta! Boa Páscoa para vocês na casa nova!!! Bjs!

  2. Larissa abril 6, 2007 às 4:11 pm #

    Verena, as páscoas de antigamente eram mais doces por causa desses rituais de família né? ontem mesmo comentei isso com meu marido, nós temos que resgatar estes momentos, né? uma ótima páscoa pra você e para sua família. Um beijo.

  3. Verena abril 9, 2007 às 4:13 pm #

    Cris, eu também amei a foto, bem singela e simples. Obrigada pelo carinho!

    Larissa, concordo contigo. Pena que muitos esqueceram disso e outros tantos nem chegaram a conhecer esses gestos e suaves momentos familiares.

    Espero que a Páscoa de vocês tenha sido especial.
    Beijos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: