Gengibre, mel e especiarias…hummm!

19 abr

honey and spice cake 

Não me contentei com a saladinha de gengibre e pepino que fiz usando o ingrediente do Rei da Quinzena do Colher de Tacho e fiquei sonhando com um bolo perfumado com especiarias e mel. Corri para pedir uma dica a minha mãe e irmã, peguei uma receita e toda feliz fui fazer…. Apesar de sempre ter funcionado com elas, o bolo ficou horrível, começou a sair da forma como lava de vulcão, fez uma bagunça no meu forno, a casa ficou toda cheirando queimado, tive que jogar tudo fora… apesar disso continuei com vontade e sonhando com o tal bolo.Não me dei por vencida, corri para a boa e velha internet e descobri algumas receitas que achei interessantes. Ontem fiz esta e adorei!!! Simples, fácil de fazer e o bolo não fica muito grande, o que acho bom pois não olhando para mim com cara de me devore a toda hora (haja calorias…!). Divido com vocês essa delícia!  A receita original está aqui (em inglês) e a traduzida segue abaixo com minhas anotações em itálico.

Honey and Spice Cake

Rendimento: 8 pessoas

Ingredientes:  

75 g mel líquido (usei em temperatura normal); 1 colher (chá) de gengibre em pó (usei ¾ de colher (chá) de gengibre fresco ralado); 1 colher (chá) de canela em pó; ¼ colher (chá) de cravo em pó (moí no moedor de pimenta) ; 1/2 colher (café) de noz moscada ralada (acrescentei por conta própria)  ;  225 g de trigo branco; 75 g açúcar de fundidor (em inglês “caster sugar“) ( eu não tinha e não tive tempo de procurar o que era, então usei 50 g de açúcar mascavo e 50 g de açúcar branco); casca ralada de uma laranja pequena (é só a casca, sem a pele branca); casca ralada de um limão pequeno  (é só a casca, sem a pele branca) ;  110 g de manteiga em temperatura ambiente; 1 ovo grande batido;  1 colher (chá) de bicarbonato de soda; 50 g de casca de cítricos cristalizada (não usei);  3 colheres de sopa de nozes picadas grosseiramente (acrescentei por conta própria)  

Decoração: 8 pedaços de gengibre cristalizado (não usei)

Pré-aqueça o forno a 325°F (170°C). Use uma forma de buraco de 20 cm de diâmetro untada e enfarinhada.

Modo de fazer: Primeiro pese uma xícara ou uma tigela pequena e depois encha de 75 g de mel. Leve a tigela ao banho-maria e cuidadosamente aqueça o mel. Atenção para não ficar muito quente, deve estar somente aquecido. Peneire as especiarias e o trigo numa tigela e acrescente o açúcar e as cascas raladas de laranja e limão. Junte a manteiga em pedaços pequenos e misture suavemente com as pontas dos dedos até que fique com pedaços como pelotinhas. Gentilmente misture o ovo batido usando um garfo grande e depois o mel aquecido. Numa tigela pequena misture o bicarbonato de soda com 3 colheres de água fria até que dissolva bem e agregue à mistura do bolo. Bata bem até que fique homogêneo e a massa fique leve. Ao final misture os cítricos cristalizados e coloque para assar na forma já untada e enfarinhada, use uma colher para que fique bem espalhado na forma. Centralize a forma no forno e deixe por aproximadamente 50 minutos ou até que ao espetar um palito este saia limpo. Deixe esfriar por 10 minutos e depois desenforme em uma grade para esfriar completamente. Enquanto isso prepare a cobertura peneirando o açúcar de confeiteiro numa tigela e acrescente 2 colheres (sopa) de água quente com o suco de limão e misture até que fique numa consistência que cubra finamente as costas de uma colher. Caso necessário coloque mais um pouco de água. Coloque um prato grande em baixo da grade onde se encontra o bolo e cubra o bolo todo, deixando que escorra pelos lados. Decore a parte de cima do bolo com gengibre cristalizado e guarde em recipiente bem tampado.

Esta receita encontra-se no Book of Cakes e Vegetarian Collection de Delia Smith.

Observações: achei que ficaria muito doce a cobertura de limão e açúcar de confeiteiro e não fiz, bem como a decoração de gengibre cristalizado. Deixei o bolo simples e ficou divino, bom para um café da tarde ou um snack.  O bolo não fica muito doce, o que acho bom pois não tira o perfume e o sabor delicioso das especiarias.

16 Respostas to “Gengibre, mel e especiarias…hummm!”

  1. bia abril 19, 2007 às 8:16 am #

    deve ficar com o gostinho do pain d’epices frances, eu adoro !! bjs

  2. Larissa abril 19, 2007 às 1:30 pm #

    Verena, querida! que bolo divino! apesar de ter achado a receita um pouco complicadinha , vou fazer com certeza, só falta comprar o mel, que eu não tenho em casa. Depois te conto! adorei. beijo.

  3. Elvira abril 19, 2007 às 1:35 pm #

    Esse bolo tem um aspecto divinal! Imagino o cheirinho que deve sair do forno… Mmmmmhhh…!🙂

  4. Mi abril 19, 2007 às 2:52 pm #

    Consegui experimentá-lo hoje de manhã e achei realmente divino…de textura bem delicada para este tipo de bolo…uma delícia! Não foi a toa que a Bela detonou o lanche do Gabriel na escolinha né? Beijo.

  5. Márcia abril 19, 2007 às 5:12 pm #

    Hum, apesar de não ser muito “das especiairias”, se visse o bolo na minha frente acho que provaria, pois ele está parecendo super fofinho… Imagino com um café quentinho… hum…🙂

  6. Cláudia abril 19, 2007 às 5:32 pm #

    Verena, com essa você arrasou. Parabéns. Como diz a Elvira, o bolo parece divinal.

  7. Patricia Scarpin abril 19, 2007 às 7:12 pm #

    O bolo ficou lindo, Verena!

    Caster sugar é açúcar refinado, viu? Mas confesso que sua substituição ficou interessante, o açúcar mascavo ajudou a dar esta cor linda ao bolo!

  8. Verena abril 19, 2007 às 9:48 pm #

    Bia, fica uma delícia, mas não conheço o Pain D´epices.

    Larissa, não é complicadinha não, fique tranquila, dá para fazer sem problemas. Depois me conte!!!

    Elvira, o perfume vai pela casa toda… todos percebem que está na hora do café…uma delícia!

    Mi, pois é…fiquei feliz que eles gostaram apesar das especiarias. Mas não dava para ser diferente, são gourmets desde pequenos…é o exemplo…!

    Márcia, tudo vale a pena nesse bolo,não fica forte, experimente na fé! Com café combina divinamente!

    Claudia, obrigada!!!! Adorei seu post!

    Patricia, depois eu vi o que era…foi a pressa de fazer, mas eu também acho que o mascavo deu um toque e sabor muito bons!

    Um beijo a todos!!!

  9. Ricardo abril 19, 2007 às 11:36 pm #

    A foto é simpelsmente voluptuosa. Minha filha está quase me enlouquecendo para eu fazer um igual.
    O seu ficou realmente fabuloso.
    Braços.

  10. Vera abril 19, 2007 às 11:55 pm #

    Divertida a descrição das peripécias do bolo feito vulcão !
    Concordo com a Bia, parece-se muito com o Pain d’épices. E tem um ar delicioso ! que sorte, a Mi provou !

  11. Eliana Scaramal abril 20, 2007 às 11:47 pm #

    Lindo o bolo!

  12. miki w. abril 21, 2007 às 10:00 pm #

    verena, desculpe-me por usar este espaço para fazer esse comment que não tem nada a ver com o teu delicioso bolo de genbigre, mas é q só agora vi o comment q vc deixou lá no ‘quem faz’ do colher de tacho!

    obrigada pelo carinho e pelas contribuicoes!
    beijos, miki

  13. mangiachetefabene abril 22, 2007 às 4:57 am #

    Ricardo, voluptuosa foi ótimo!!! Não tinha pensado assim nem visto a foto com esses olhos, mas é bom saber que o resultado foi quente! Espero que você faça o bolo e a filhota aprove!

    Vera, nem me fale do vulcão! Demorei um tempinho para limpar o forno e a forma…e o cheiro então? A Mi é minha irmã, parceira de avental e cobaia…rsrsrs…

    Eliana, obrigada pelo carinho!

    Miki, assim que der passo lá de novo e quando puder faço novas contribuições. É uma delícia!

    Um beijo grande!

  14. Regina maio 4, 2007 às 9:51 pm #

    Olá Verena! Este bolo não leva fermento?
    Obrigada, bjs
    Regina

  15. Lidiane Rezende fevereiro 28, 2009 às 5:54 pm #

    Olá Verena,
    sou uma pessoa descobrindo o prazer que sente em cozinhar e experimentar na cozinha. E o seu blog foi uma tentação quando descobri. Obrigada por disponibilizar tais delícias, experimentos e peripécias na cozinha. Adorei os comentários que vc faz antes de expor as receitas.
    Sobre este bolo de gengibre, especiarias e mel ficou realmente divino. Já fiz 3 vezes em 15 dias.
    Experimentei na última e deu muito certo tb, acrescentar 200g de farinha de trigo e 25g de semente de linhaça triturada anteriormente no liquidificador. Ficou com um gostinho ao fundo muito sutil.
    Abraço e que volte a postar, pois vi que há algum tempo não a postagem sua.

  16. claudia araujo janeiro 13, 2012 às 11:53 am #

    ESTOU CURIOSA…DEVE FICAR UMA DELÍCIA
    MAS… NÃO SERIA BICARBONATO DE SÓDIO?

Deixe uma resposta

