Oatmeal cake with crunchy broiled topping

22 abr

oatmeal cake

Estávamos eu e minha mãe procurando uma receita de bolo para fazer (seria nosso lanche da tarde na casa da minha irmã, que delícia, não???) e logo pensei no livro que tenho sobre bolos e lembrei que só fiz algumas poucas receitas (todas foram um sucesso).  Folheando o rapaz achei esta receita e logo ao lê-la me deu uma vontade “lombricóide” de fazê-la.  Então, mão na massa e o resultado foi um bolo muito gostoso, diferente e ótimo para um café da tarde ou lanche.  Será repetida várias vezes… e a cobertura então? Sobrou um pouco e já estou pensando em colocar em cima de um sorvete…Dilícia! 

A receita original está no livro Great Cakes e abaixo segue a tradução com algumas observações minhas em itálico. 

Oatmeal cake with crunchy broiled topping

Massa: 1 ¼ xíc. água fervente; 1 xíc. de farinha de aveia instantânea (como não tinha usei aveia em flocos finos);1 ½ xíc. de farinha branca peneirada ; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (chá) de canela em pó; ½ colher (chá) de noz moscada ralada; ½ xíc. de manteiga sem sal ; ½ colher (chá) de casca de limão ralada (só a casca sem a parte branca); ¾ xíc. de açúcar cristal; ¾ xíc. de açúcar mascavo; 2 ovos grandes e 1 colher (chá) de extrato de baunilha 

Numa panela média leve a água ao fogo para ferver e assim que tiver levantado fervura junte a aveia.  Deixe cozinhar por 1 minuto, desligue e reserve. Ligue o forno em temperatura média a alta e unte e enfarinhe uma forma de bolo oval (não tenho então usei uma forma de bolo inglês tamanho médio).  Use a grade do meio do forno.Peneire o trigo, bicarbonato de sódio, sal e especiarias.  Reserve.  Corte a manteiga em pequenos pedaços e bata na batedeira elétrica com a casca de limão ralada.  Comece com velocidade baixa e depois vá aumentando até média.  Bata até formar um creme claro, aproximadamente de 1 ½ a 2 minutos.  Acrescente o açúcar, uma colher de cada vez, batendo de 3 a 4 minutos entre cada adição para misturar bem.  Junte o mascavo, uma colher de cada vez, batendo de 3 a 4 minutos entre cada adição.  Se necessário raspe os lados da vasilha com um pão duro.Junte os ovos, um de cada vez com um intervalo de 1 minuto, depois acrescente a aveia já fria e a baunilha.Reduza a velocidade da batedeira para médio-baixa e junte os ingredientes secos de uma só vez, batendo por 30 segundos.Coloque na forma untada e enfarinhada e tome o cuidado de nivelar a massa, com as costas de uma colher (eu costumo dar uma batidinha na forma que também dá certo).Asse no forno pré-aquecido por 40/45 minutos ou até que o bolo esteja resistente ao toque e comece a soltar dos lados da forma.  Remova do forno e deixe repousar por 10 minutos. Achei que a aveia deu uma textura muito interessante ao bolo, ficou super fofinho e molhado.

Cobertura: (rende aproximadamente 2 xíc.) ¾ xíc. de pecans, ½ xíc. de côco ralado ou em flocos (usei já adoçado); 1/3 xíc. de manteiga sem sal; ½ xíc. de açúcar mascavo; 1/3 xíc. de creme de leite (a receita original pede heavy cream, mas aqui no Brasil não há muitas variações do creme de leite, usei de caixinha mesmo) e 1 gema grande.  Leve as pecans e o côco ao processador de alimentos e pulse por 4 a 6 minutos ou até que os pedaços fiquem de tamanho médio, reserve. Eu não fiz assim, piquei as pecans com faca, não queria pedaços muito pequenos e o côco já estava ralado.  Numa panela média derreta a manteiga no fogo baixo e misture o açúcar, creme de leite, gema de ovo (desmanchei antes com um garfo) e a mistura de pecans e côco.  Aqueça ligeiramente, mexendo bem para que fique homogêneo.  Esta mistura pode ser feita anteriormente ao feitio do bolo, mas deverá ser aquecida antes de empregá-la. Jogue a cobertura quente sobre o bolo, espalhando com cuidado para não desmontar o bolo. (Eu acho que fica melhor se o bolo for desenformado, colocado num tabuleiro e recoberto totalmente com a cobertura, não só a parte de cima, fica mais gostoso e dá para usar toda a cobertura, da outra forma sobra um tanto bom. Na foto dá para ver que não fiz assim e só há cobertura em cima, na hora de comer sentimos falta de mais…)Leve novamente o bolo ao forno com a cobertura por 45 a 60 segundos ou até que forme bolhas e fique dourado (a receita fala para grelhar no forno, como meu forno não tem essa função usei a normal, alguns fogões principalmente nos Estados Unidos possuem as 2 possibilidades).  Cuidado para não queimar.

Remova o bolo do forno e deixe esfriar completamente numa grelha.  Corte em quadrados (eu deixei para cortar em fatias de acordo com as porções).

Para guardar: cubra com cuidado com papel alumínio e deixe em temperatura ambiente por até 5 dias. Eu não li esta parte e coloquei na geladeira, não ficou tão bom pois a textura fofinha ficou parecendo de pudim quando gelou.

Anúncios

8 Respostas to “Oatmeal cake with crunchy broiled topping”

  1. bia abril 22, 2007 às 9:38 am #

    que aprencia deliciosa este bolo, e esta cobertura deve ser mesmo uma delicia ! a fazer o mais rapido possivel !!! bjs

  2. Brikebrok abril 22, 2007 às 4:24 pm #

    Este bolo é uma bomba calórica !
    (Parentese : Ja vi que você tem mesmo sangue italiano para apreciar as flores de zucchini !…)
    bjs

  3. Verena abril 22, 2007 às 4:50 pm #

    Bia, para ser sincera não achei a aparência dele tão linda, ficou com uma cara de bolo bem caseiro mesmo, mas o sabor é uma coisa!!! A cobertura dá um tchan!!! Faça e não te arrependerás!

    Vera, minha mãe fazia muito flor de zuchinni frita, é bem italiano mesmo não? Tínhamos em casa…que felicidade!!!

    Beijos e ótimo domingo!

  4. Cláudia abril 22, 2007 às 11:11 pm #

    Verena, você aceita encomendas de bolos? (risos) Todos os que encontro aqui enchem minha boca de água. Um beijo e boa semana.

  5. Verena abril 23, 2007 às 2:39 am #

    Ô Claudia, assim fico até sem jeito! Até parece! Estou apenas começando na arte de Baking. Na verdade estava pensando que não tenho vontade nem talento para fazer aqueles bolos todos confeitados, gosto mais desses assim mais simples mas nem por isso menos gostosos!
    Quando quiser venha tomar um café com bolo!
    Um abraço e ótima semana!

  6. Mary abril 23, 2007 às 8:27 am #

    Absolutely mouthwatering! I love baked goods with oatmeal in it.

  7. Eliana Scaramal abril 23, 2007 às 1:47 pm #

    Que lindo bolo! E que delícia de lanche da tarde em?! 🙂

  8. Verena abril 23, 2007 às 2:32 pm #

    Mary, thanks for the compliment! Would you like a bite???

    Lica, foi uma tarde bem gostosa mesmo!
    Beijos!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: