Torta de carne moída com banana

23 abr

torta banana e carne mo�da

O domingo vinha se aproximando e combinamos um almoço em família, agora mais pertinho, tudo de bom.  Tudo bem, eu levo o prato principal, um arroz e saladinha dá conta do resto.  Fiquei pensando no que levar e me lembrei de uma receita de Torta de Carne Moída com Banana que vi no Comfort Food.  Já tinha feito outro prato com essa combinação que acho deliciosa e resolvi arriscar para ver se o pessoal aprovava.

Gente, que delícia!!! O melhor de tudo foi que a massa eu fiz na máquina de fazer pão (por pura comodidade minha) e ficou ótima! Parece a textura de massa de pão mesmo.  Confesso que fiquei com medo que a massa ficasse meio úmida, melada por causa do molhinho da carne e da água que a banana nanica solta, mas não aconteceu nada disso, deu tudo certo e ficou um must! Tudo de bom!

 A receita original segue abaixo com algumas observações em itálico: 

Torta de carne moída com banana

Massa: 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento; 1 colher (chá) de sal; 1/2 xícara (chá) de óleo; 2 ovos; 1/2 xícara (chá) de leite; 1 gema para pincelar

Recheio: 2 colheres (sopa) de óleo; 1/2 kg de acém moído; 1 cebola média picada ou ralada;1 maço médio de manjericão picado (usei salsinha como a Claudia); 1 xícara (chá) de molho de tomate; sal a gosto; 4 bananas nanicas cortadas no sentido do comprimento (usei um pouco mais, acho que umas 6); (coloquei, por minha conta, umas mussarelas de búfala picadas e ficaram ótimas)  Eu não adicionei a mussarela pois nem todos gostavam de queijo.

Massa: peneire numa superfície lisa a farinha com o fermento e o sal. Faça uma cavidade no centro e junte o óleo (reserve 2 colheres de chá) e os ovos. Adicione leite aos poucos, misturando até obter uma massa homogênea. Em seguida, sove-a por 5 minutos, embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Fiz na máquina de fazer pão, coloquei tudo na ordem acima, tudo junto e o leite aos poucos, usei a medida toda.  A massa fica com uma textura suave, muito boa mesmo.  Um pouco elástica na hora de abrir, cuidado para não ficarem muito gordas as bordas.  

Recheio: numa panela, aqueça o óleo e frite a carne moída, mexendo de vez em quando, até dourar e não ter mais líquido. Junte a cebola (eu pus um pouquinho de alho também) e refogue. Incorpore o manjericão (no meu caso a salsinha), o molho de tomate e o sal. Cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até obter um molho bem encorpado. Acerte o sal e retire do fogo. Ligue o forno à temperatura média. Com o óleo reservado, unte uma forma de aro removível de 25 cm de diâmetro e enfarinhe. Abra a massa com um cilindro e forre o fundo e as laterais da forma (use 3/4). Espalhe a carne e, por cima, distribua as bananas (eu ainda coloquei a mussarela de búfala por cima das bananas). Abra o restante da massa e cubra a torta. Pincele com uma gema batida com um pouquinho de água. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até a torta dourar. Pode servir quente ou fria.Posso garantir que ficou ótima. Servi com uma saladinha verde com pimentão amarelo picadinho e um quiabo refogado. O pessoal aqui em casa aprovou.  Eu levei a torta e minha irmã fez arroz, salada verde e brócolis salteado no alho e azeite.  Ficou uma delícia!!!!

13 Respostas to “Torta de carne moída com banana”

  1. karen abril 23, 2007 às 5:52 pm #

    Essa eu também quero testar!

  2. Verena abril 23, 2007 às 7:02 pm #

    Karen, vale a pena, surpreenda-se com o sabor! Um beijo!

  3. Cláudia abril 23, 2007 às 7:15 pm #

    A sua ficou linda!! Que bom que a sua família aprovou. Confesso que fiquei envaidecida por você ter testado o prato para o almço de família. Um beijo.

  4. Verena abril 23, 2007 às 7:23 pm #

    Claudia, que é isso!
    A receita me deixou com água na boca e estava esperando para ser testada em grande estilo! Obrigada por dividir esse tesouro!
    Um beijo!

  5. Fer Guimaraes Rosa abril 23, 2007 às 8:29 pm #

    Eu tambem tenho essa torta da Claudia na minha To Do list! Esta linda, e imagino o qto deve ter ficado boa! :-)) beijaoo,

  6. Bárbara abril 23, 2007 às 9:20 pm #

    Ai que delícia! A receita dessa torta maravilha da Claudia já está guardadíssima! Amo carne moída com banana sempre… a sua ficou lindíssima. Obrigadinha pela visita e pelo café😉

    Pode chegar mais lá no Trivial Fenomenal que sempre terá um suco fresquinho te aguardando. Um beijo e boa semana

  7. Cris abril 24, 2007 às 4:43 am #

    Verena, estava lendo os últimos posts que perdi, que sensacionais as receitas. Este aqui ficou lindo!!! Bjs!

  8. akemi abril 24, 2007 às 11:12 am #

    Oi, Verena! Queria mandar uma listinha das coisas aqui do Japão que talvez vc se interesse mas não quero alugar seu espaço. Quando tiver um tempinho, mande um mail para mim, por favor.
    Ah, e esta torta está de dar água na boca, que delícia de combinação!
    Parabéns pelo blog, voltarei outras vezes!

  9. Eliana Scaramal abril 24, 2007 às 2:46 pm #

    Me conquistou logo de cara, pois adoro carne moída e com banana então?! aff. Ficou linda!

  10. Verena abril 24, 2007 às 3:27 pm #

    Fer, talvez seus sobrinhos gostem dessa receita. Meu filhote gostou e ficou comendo a casquinha da torta como se fosse pão!

    Barbara, obrigada pelo carinho! Com certeza passarei por lá!

    Cris, que bom que gostou! Não deixe de passar para o café!

    Akemi, já estou te mandando o e-mail! Obrigada!!!

    Eliana, obrigada, ficou bem gostosa e bonita,não?

    Beijos mil!

  11. Ynara abril 25, 2007 às 12:42 am #

    Amiga querida…que torta é essa!!!!!!
    Saudades!!!!!
    Vou fazer e te conto.
    Beijos

  12. Larissa abril 25, 2007 às 9:28 pm #

    Verena querida, fiquei babando nessa receita. Vou ter que fazer!!!! beijos.

  13. Silvia Arruda abril 25, 2007 às 10:52 pm #

    Sua torta ficou linda!!! Esta sugestão de cardápio que vc nos deu é perfeita!

Deixe uma resposta

