Bolo de Trigo Integral e Mel (Whole wheat honey cake)

27 abr

btim

Folheando meu maravilhoso livro Great Cakes fico com água na boca em quase todas as receitas, é tão difícil escolher qual fazer primeiro!!! Esta me chamou a atenção por causa do mel, ingrediente que amo tanto e a combinação com a noz moscada.  Até pensei em acrescentar Pecans, mas não lembrei na  hora de colocar no forno e vai ficar para próxima vez! Fica uma delícia, não é muito doce e vai bem em qualquer hora do dia ou da noite! Fora o perfume que deixa no ar.

Bolo de Trigo Integral e Mel (Whole wheat honey cake)  

Massa: 1 ¼ xíc. farinha branca peneirada; 1 ½ colher (chá) de fermento em pó; ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio; ½ colher (chá) de sal; ¼ colher (chá) de noz moscada ralada; 1 xíc. de trigo integral (preferentemente moída em moinho de pedra); ½ xíc. de manteiga sem sal; 1 colher (chá) de casca de laranja ralada; 1 xíc. mel; 2 ovos grandes e ½  xíc. de suco de laranja 

Observação:estava com muita vontade de comer este bolo mas não tinha trigo integral então substitui por farinha de centeio.  Ficou super fofo e gostoso! 

Cobertura de mel: 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente e 1 colher (sopa) de mel  Pré-aqueça o forno a 350º F (176º C).  Unte e enfarinhe uma forma de buraco de aproximadamente 22 cm de diâmetro.
                                                                                                                                                                                                           Massa: junte o trigo branco, fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal e noz moscada e peneire.  Misture a esses ingredientes o trigo integral sem misturar, use um fuet (chicote).  Reserve.Corte a manteiga em pedacinhos pequenos e bata na tigela grande com batedeira elétrica.  Junte a casca de laranja ralada e bata em velocidade baixa.  Aumente a velocidade para médio-alta e bata até ficar um creme liso e claro, aproximadamente de 1 ½ a 2 minutos.Aos poucos junte o mel, batendo um minuto para misturar bem.  Continue batendo por mais 2 minutos, limpando as bordas da tigela com um pão duro ocasionalmente.Acrescente os ovos, um de cada vez em intervalos de um minuto, limpando as bordas da tigela com um pão duro se necessário.Reduza a velocidade da batedeira para baixo.  Misture os ingredientes secos alternando com o suco de laranja, dividindo a mistura de secos em três partes e o suco em duas, começando e acabando com a mistura de farinha.  Misture até incorporar após cada adição.  Limpe as bordas da tigela  e misture por mais 10 segundos.Coloque a massa em uma forma untada e alise com as costas de uma colher. 

Posicione a forma no meio do forno e asse em forno pré-aquecido por 45 a 50 minutos ou até que o bolo esteja resistente ao toque ou comece a soltar dos lados da forma.  Ao testar a massa com um palito este deverá sair limpo.Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 20 minutos numa grade.  

hb 

Cobertura: misture o mel com a manteiga amolecida até estar homogêneo.  Depois dos 20 minutos desenforme o bolo na grade e imediatamente pincele a cobertura sobre o bolo ainda quente, usando um pincel macio e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.  Quando estiver totalmente frio remova o bolo para um prato de servir.  Sobrou um pouco da cobertura pois não quis usar tudo no bolo, nem todos aqui gostam de manteiga, então usei esta manhã para passar no pão e ficou muuuuuuito bom! É a Honey Butter! 

Armazenagem: deixe em temperatura ambiente sob uma cúpula de vidro ou num local hermeticamente fechado por até 7 dias.

7 Respostas to “Bolo de Trigo Integral e Mel (Whole wheat honey cake)”

  1. Cláudia abril 27, 2007 às 8:47 pm #

    Lindo o bolo. Deve ser ótimo acompanhado de um cafezinho ou um chá. A cobertura é um capítulo a parte. Vou utilizá-la em várias preparações. Um beijo.

  2. Verena abril 27, 2007 às 8:49 pm #

    Claudia, muita coincidência, enquanto eu estava no Comfort Food você estava por aqui… e eu babando na sua receita de vinagrete de caqui!
    Hummmmmmmm!
    Um ótimo final de semana!
    Beijinhos.

  3. bia abril 28, 2007 às 10:30 am #

    delicia de bolo, vai para a minha cozinha ja ja ! bjs

  4. Lídia abril 28, 2007 às 1:45 pm #

    Adorei esta receita. Tenho mesmo de experimentar 🙂
    Beijos e óptimo fim-de-semana!

  5. rebelo, vaz, tuga maio 21, 2007 às 11:07 pm #

    tantos gajos tanta paparoca

  6. Marcilia julho 15, 2008 às 10:18 pm #

    Seu bolo deve ser delicioso vou esperimentar. muito obrigada.

  7. Cintia dezembro 2, 2008 às 8:55 pm #

    Olha achei seu bolo em uma pesquisa na net, vou experimentar, parece muito boa!!!1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: