Creme de Abobrinha e Batatas com Bolinhos de Arroz

3 maio

creme com bolinhos de arroz

Ontem estava um friozinho aqui e eu sem idéias para o jantar, pensei em descongelar algo e boa…aí minha irmã me disse que faria Creme de Aspargos com pão saído do forno…atiçou as meninas aqui.

Eu não gosto de aspargos, então abri a geladeira para uma expedição arqueológica na gaveta dos legumes, e eis que vi duas abobrinhas médias que já estavam quase vencendo.  Não daria para fazer o creme que pensei, então juntei uma batata grande.  

Fiz assim: refoguei umas colheradas do Tempero da Nonna em azeite e rodelinhas de alho porro (meio talo), uns quadradinhos de bacon e juntei as duas abobrinhas médias em quadradinhos e a batata também e deixei ficar douradinho. Acrescentei água e deixei cozinhar para fazer um caldo. Verifiquei o sal e desliguei quando estava tudo cozidinho.Bati com o mixer na panela mesmo e ficou um creme verde abacate, lindo! Acrescentei a esta delícia duas colheres de sopa de creme de leite e voilá, que jantar delicioso!!!!Como não tinha pão saído do forno resolvi aproveitar uma sobra de arroz cozido e fiz bolinhos para acompanhar a sopa. Outro dia vi uns bolinhos de batata no Sabores da Lica e lembrei dos bolinhos de arroz. Combinaram muito bem.  Amo bolinhos de arroz, eles também me remetem à infância, minha avó sempre fazia e aprendi com ela, apesar de ter adaptado um pouco a receita original.Não gosto de fazer fritura,  a casa fica toda cheirando, mas depois abri as janelas bem e liguei um aromatizador de ambientes com uma essência e deu tudo certo.Os bolinhos são feitos assim: coloque no processador de alimentos duas xícaras de arroz cozido, um ovo grande, alho e cebola e cheiro verde (usei meu super tempero) e um pouco mais de sal.  Coloquei umas duas colheres de sobremesa de leite para bater e vi que precisava de um pouco de trigo para dar liga, usei duas colheres de sopa bem cheias.  Ah, e coloquei umas fatias de peito de peru para picar junto, deu um gostinho bem gostoso!Fritei às colheradas em óleo quente e servi com a sopa.  Eu uso duas colheres de sobremesa para moldar os bolinhos, fica difícil descrever a logística da coisa, mas pego uma boa colherada e depois passo a outra colher na massa e vou moldando como uma bola de futebol americano miniatura, deu para entender??? Well…acho melhor do que moldar na mão e passar no trigo. Rendeu mais ou menos uns 24 bolinhos.Hummmmmmm, delícia!

13 Respostas to “Creme de Abobrinha e Batatas com Bolinhos de Arroz”

  1. Cláudia maio 4, 2007 às 12:12 am #

    Verena, que tudo essa receita. Totalmente comfort e totalmente inverno. Simplesmente demais. Quanto à redução de balsâmico, é simples assim: coloque numa panela 6 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 2 colheres de sopa de vinho branco seco e 1 colher de sopa de açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver até ficar no ponto de caramelo ralo. Depois é só colocar os figos descascados na panela e deixar ferver por 1 minuto. Enjoy. Beijoca.

  2. Larissa maio 4, 2007 às 1:54 am #

    Verena, amo bolinho de arroz, e amo sopa! delícia de jantar! beijo.

  3. Cris maio 4, 2007 às 3:08 am #

    Ai que fiquei com saudade dos bolinhos de arroz da minha mãe… faz tanto tempo que ela não faz! Bjs!

  4. Elvira maio 4, 2007 às 9:05 am #

    Isso é que é comfort food! Delícia! 🙂

  5. bia maio 4, 2007 às 9:25 am #

    que delicia, estes bolinhos entao, estao tao douradinhos, da vontade de pegar um ! bjs

  6. Verena maio 4, 2007 às 2:31 pm #

    Claudia, pois é, bem confort food mesmo! Obrigada pela dica da redução de balsâmico!!! Vou fazer!

    Larissa, obrigada, o maridão adorou!!!

    Cris, pois é, remetem bem à família, não????

    Elvira, não é bom???? Eu adoro!

    Bia, pode pegar…

    Beijinhos!

  7. Márcia maio 4, 2007 às 2:54 pm #

    verena, até eu, que sou anti-verduras, queria experimentar esse creminh, aí…
    bacon fritinho pra dar um toque, hum….
    Como disse a cláudia, totalmente confort food!!!!
    bjos.

  8. Verena maio 4, 2007 às 4:33 pm #

    Ô Márcia, anti-verduras???? Experimente que você mudará para pró!!! O bacon dá um toque bem gostoso mesmo!
    Um abraço!

  9. Eliana Scaramal maio 4, 2007 às 6:41 pm #

    Verena que gostoso! Pra mim um jantar perfeito!

  10. Silvia Arruda maio 4, 2007 às 8:48 pm #

    Verena, que delícia. Estou com a Eliana. Pra mim, esse é um jan tar perfeito. Sopa e bolinho de arroz. Pra que mais?

  11. mangiachetefabene maio 4, 2007 às 9:04 pm #

    Lica e Silvia, nós também achamos!!! Par perfeito!!!
    Beijos!

  12. Brikebrok maio 9, 2007 às 6:41 pm #

    Com o truque das colheres, fica com a mesma forma dos pasteis de bacalhau em Portugal…
    Apetitoso !

  13. mangiachetefabene maio 10, 2007 às 3:51 am #

    Vera, é mesmo? Acho que pastéis de bacalhau são os bolinhos de bacalhau daqui do Brasil, não??? São campeões de audiência nos bares e restaurantes!!! Deliciosos!!!
    Beijos!

Deixe um comentário

