Berinjela de presente

4 maio

             lasanha de berinjela

Ontem foi aniversário do maridão e ele pediu um cardápio especial para o jantar: Lasanha de Berinjela.  Há tempos não fazia esse prato e como está mais friozinho e ele aprecia muito, preparei a receita e ele adorou! Até meu pequeno de 1 ano e 10 meses gostou,  como eu já disse antes, estamos preparando um Pequeno Gourmet em casa. Ainda bem…

A receita eu aprendi com a minha mãe, e a única mudança que fiz, ou melhor, as únicas (senão não seria eu…!) foram usar carne moída também, já que o prato originalmente é vegetariano, mas o marido gosta muuuuito de carne… e ao invés de fritar a berinjela empanada eu só passei numa frigideira antiaderente com um pouco de azeite.

                  berinjela rajada foto: mariquita.com  

Fiz assim: cortei 3 berinjelas médias (usei as rajadas como as da foto, dizem ser mais suaves) no meio longitudinalmente, passei sal e deixei escorrer num recipiente por aproximadamente uma hora.  Ela sora e isso ajuda a retirar o amargo.  Depois descasquei as mocinhas, cortei em tiras bem fininhas, se tiver um fatiador de legumes bem afiado pode ser melhor ainda, senão use uma faca bem afiada.  Numa frigideira antiaderente passe as fatias no azeite até começarem a ficar transparentes (mais ou menos 1 minuto), não coloque muitas de uma vez.Reserve e prepare o molho de carne.

Para o molho eu usei 600 g de patinho moído (perdoe-me Ricardo, esqueci do Acém!), refoguei com alho, cebola e temperos até dourar. Acrescentei uma lata de tomates pelados (prefiro do que molho de tomate, acho menos ácidos) e deixei apurar. Verifiquei o sal e deixei esfriar um pouco.Fatiei no processador de alimentos 500 g de muzzarela, pode ser picada também, e montei a lasanha.

Num pirex quadrado médio coloquei uma boa concha do molho de carne com tomate e depois uma camada generosa de berinjela, cobri com a muzzarela e fui fazendo camadas até acabar com a última camada de muzzarela.  Não encha muito o pirex pois pode ir para fora durante o período em que estiver assando.Levei ao forno médio/alto até dourar bem a muzzarela e servi bem quentinha! Ficou uma dilícia!!!  O presente foi bem elogiado e degustado pelo aniversariante!!!

Para sobremesa uma Mousse de Chocolate que ficou um arraso, mas isso é para outro post, aguardem!

21 Respostas to “Berinjela de presente”

  1. Cláudia maio 5, 2007 às 1:40 am #

    Olá Verena, seu marido faz aniversário no mesmo dia que meu filhote. E não é apenas esta a coincidência, eu comprei berinjelas hoje para fazer uma lasanha na próxima semana. Gostei da idéia de não empanar e não fritar, fica mais saudável. Continue introduzindo o seu pequeno no mundo gourmet. Fizemos isso com o Pedro e hoje, aos 8 anos, ele experimenta de tudo e sabe opinar sobre comida. As vezes ele fala que preferia comer em casa do que em algum restaurante cuja comida não é tão boa. Exigente o rapaz. Beijoca.

  2. Leticia maio 5, 2007 às 3:24 am #

    Parece estar deliciosa! Eu adoro lasanha de beringela. Eu nao sabia que tinha que deixar escorrer. Obrigada pela dica. Nao vejo a hora de ver a receita da mousse de chocolate.

    -Leticia

  3. mama maio 5, 2007 às 5:01 pm #

    Adoro beringela e costumo conhinhá-la de várias maneiras. Esta lasanha parece deliciosa!
    Já agora, como é que era a receita vegetariana da sua mãe? Fiquei curiosa… porque também evito a carne! Se puder ensinar-me… agradeço desde já!

  4. Fer Guimaraes Rosa maio 6, 2007 às 5:49 pm #

    Verena, parabens para o seu marido! coincidentemente o meu tambem adora esse prato de berinjela! Eh muito gostoso mesmo. Uma boa dica pra qdo as roxinhas comecarem a aparecer por aqui.
    beijaoo,

  5. Verena maio 6, 2007 às 8:24 pm #

    Claudia, experimente essa dica da panela antiaderente, achei bom porque diminui bem as calorias e fica bem gostoso! Muito legal o Pedro já estar tão conhecedor da boa mesa, assim cresce um adulto mais saudável. Beijos!

    Leticia, o deixar escorrer é para sair aquele soro amargo, faça e veja como fica mais suave. A mousse vem aí…

    Mama, a lasanha vegetariana é feita exatamente da mesma maneira mas sem a carne moída. Também fica muito saborosa!!!

    Fer, obrigada!!! Eu nunca tinha usado essas rajadas, mas gostei bem! Não sei se o gosto é tão diferente das roxinhas,mas as duas são deliciosas!
    Beijos!

  6. Márcia maio 7, 2007 às 12:31 am #

    Verena,
    eu não gosto de verduras, mas estou tentando aprender a comê-las…
    ´Sempre vi receitas de lasanhas de berinjela, mas normalmente elas são fritas, oq ue tenho tentado evitar…
    Adorei a sua idéia de fazê-las, e tentarei experimentar aqui em casa…
    Beijos e boa semana,

  7. Verena maio 7, 2007 às 12:51 am #

    Márcia, acho legal essa sua resolução, na verdade você pode começar procurando receitas que vão outras coisas que deixem as verduras mais atraentes para você…como esta receita! Fica muito boa! Um beijo e me conte depois o que achou!

  8. Eliana Scaramal maio 7, 2007 às 2:16 pm #

    Verena adoro lasanha de berinjela! Eu não frito a berinjela nem empano uso ela em fatias finas direto no forno. Gostei da sua lasanha vou fazer aqui também.

  9. Silvia Arruda maio 7, 2007 às 7:22 pm #

    Verena, eu tb gosto muito de lasanha de berinjela. O marido gosta de carne, eu dispenso. Aqui em casa dá pra fazer as duas receitas!

  10. Larissa maio 8, 2007 às 1:57 pm #

    Adorei a dica pra tirar o amargo, depois vou te escrever pra vc me dar os detalhes, tá? é que eu gosto de berinjela mas sempre acho ela amarguinha. Beijo grande!

  11. Bárbara maio 8, 2007 às 6:28 pm #

    Vereníssima, eu só como lasanha de berinjela! E tbm, como a Lica, não a frito antes, vai direto nua e crua ao forno. Vou testar à sua maneira. Linda foto!

    Um beijo grande e boa semana

  12. Ricardo maio 9, 2007 às 12:46 am #

    Olá, atéquinfim você apareceu!…

    Não sou um fã de berinjelas, mas o resto do meu povo é. Faço, de quando em vez, uma lasanha parecida: sucesso garantido.
    Para que perdão? O patinho é meio seco. A acém, mesmo “duríssima”, carne de pescoço, moída é melhor. Mas a mais gostosa, é a chã-de-dentro, também chamada de coxão-mole.
    Abraços.

  13. Agda maio 9, 2007 às 3:52 am #

    Menina, você acertou saudade aqui é o que não falta. Essa receita também veio na hora, o marido aqui está na fase vegetariana por conta de toda a carne que comeu no Brasil.

  14. Brikebrok maio 9, 2007 às 6:34 pm #

    Melanzane alla parmigiana ! adoro, eu continuo a fazer essa receita mesmo com o calor que está por aqui …
    bjs

  15. mangiachetefabene maio 10, 2007 às 3:49 am #

    Lica, eu nunca fiz com a berinjela crua…novidade também para mim!

    Silvia, o legal dessa receita é que é bem versátil, se quiser faça mezza mezza…

    Bárbara, mais uma adepta da berinjela crua, que legal!!! Obrigada pelo carinho! Ótimo resto de semana para você também!!!

    Ricardo, você também está sumido…saudades dos seus comentários!

    Agdá, vale a pena, faz bem para o colesterol (assim corre o boato sobre a berinjela) e alimenta bem, além de ser super saborosa!

    Vera, que bom que você voltou!!!! E as férias, aproveitou muito????

    Beijos mil!

  16. Lídia maio 18, 2007 às 1:38 pm #

    Uma delícia! Com tantas beringelas que há por aqui, estou sempre à procura de novas ideias. Esta parece tão tentadora!
    Beijos

  17. valentina maio 19, 2007 às 8:55 pm #

    Verena, sendo uma grande amante de berinjelas enlouqueci com a tua receita.

  18. Brikebrok outubro 15, 2007 às 2:44 pm #

    Querida Verena, como sou preguiçosa a copiar receitas e Migas do Migas com gindungo me pediu esta receita vou tomar a liberdade de lhe indicar este seu post ! 🙂

  19. migas outubro 21, 2007 às 12:08 am #

    Pois é, a Vera já me indicou e eu fiquei maravilhada com a primeira foto! Que coisa maravilhosa… Vou ter mesmo de experimentar! Vou tentar encontrar o queijo mozarela por aqui e reproduzir o quanto antes! Obrigada Vera e Verena!

  20. Nylza Fernandes maio 5, 2008 às 1:10 am #

    Oi Amiga:
    Também, sou compulsiva por receitas e adorei a Berinjela de Presente e é o que pretendo fazer no próximo domengo.
    Muito agradecida vou ficar sempre olhando e fazendo as tuas receitas agradecida desde já .
    Atenciosamente,
    Nylza

Trackbacks/Pingbacks

  1. Beringelas recheadas gratinadas « Mangia che te fa bene - maio 5, 2009

    […] Domingo foi aniversário do marido e fiz um almoço em homenagem a ele: Lasanha de Berinjela.  Coincidentemente no ano retrasado ele pediu o mesmo prato…já postei aqui. […]

Deixe um comentário

