Aeromousse de Chocolate

10 maio

Mousse de Chocolate

Sei que estou sumida, mas estou numa correria danada, sem máquina fotográfica pois o maridão viajou e levou junto e sem o maridão para ajudar com o filhote, enfim…  Meio difícil de fazer alguma coisa diferente na cozinha e mais difícil ainda de tirar fotos para mostrar…até que fiz ontem um bolo de limão maravilhoso, receita nova e aprovadíssima, mas não tenho como tirar a foto, então fica para outra vez quando repetir a receita. 

Esta Mousse de Chocolate eu fiz de sobremesa no aniversário do marido e ficou muito boa, aerada por dentro, parece mousse de Suflair… Rendeu 5 taças dessas e um terço de uma 6ª taça. Fiz uma adaptação de uma receita que vi aqui.  Lógico que eu sempre tenho que meter minha colher de pau no meio e mudar alguma coisa, mas se não fosse assim que graça teria cozinhar?   Segue a receita como acabou ficando:                        

     Mousse de Chocolate  

  • 100g cobertura de chocolate ao leite Nestlé
  • 150g cobertura de chocolate meio amargo Nestlé (acho que só o chocolate ao leite deixa a mousse muito doce e enjoativa)
  • 1 ½ colher sopa de conhaque (acho que Whisky ficaria melhor, mas não tinha)
  • 5 ovos
  • 2 colheres sopa açúcar
  • ¾ lata de creme de leite com pouco soro
  • 1 colher sopa manteiga

Preparação:  derreta o chocolate picadinho com a manteiga em banho-maria. Bata as gemas com o açúcar e acrescente o chocolate derretido. Misture o conhaque e o creme de leite e bata bem.  Bata as claras em neve e suavemente envolva a mistura de chocolate e gemas/manteiga. Aí é que me lembrei de ter lido alguma coisa sobre a diferença entre misturar as claras na mistura ou a mistura nas claras. Lembro que havia uma diferença entre um e outro procedimento e que supostamente o resultado ficaria diferente.  Como não me lembrava o jeito mais correto resolvi colocar a mistura nas claras com um pão duro até homogeneizar bem, com cuidado para não ficar pelotas de clara mas também para não tirar o efeito das claras em neve.  Devo dizer que o resultado não poderia ter ficado melhor, a mousse ficou maravilhosa, muito aerada e fofa, além de saborosa ao estremo.  Se era o jeito correto ou não agora não vai dar diferença….
Coloque em recipientes individuais e leve à geladeira por no mínimo 3 horas cobertos com filme plástico.  Delicie-se!!!

20 Respostas to “Aeromousse de Chocolate”

  1. Fer Guimaraes Rosa maio 10, 2007 às 4:05 am #

    Verena, vou ficar na fila do bolo de limao, mesmo sem foto! 😉 beijaooo,

  2. Elvira maio 10, 2007 às 12:56 pm #

    Parece tão leve, tão boa…! Apetece mesmo tirar umas colheradas. 🙂

  3. Cris maio 10, 2007 às 1:13 pm #

    Verena, que delícia de mousse, faz anos que não faço… se meu filho do meio, o chocólatra, vir já vai querer voar para a cozinha!

  4. Cláudia maio 10, 2007 às 3:34 pm #

    Deliciosa a mousse vou repeti-la aqui em casa onde moram três chocólatras. Também aguardo o bolo de limão. Um beijo.

  5. bia maio 10, 2007 às 5:52 pm #

    so de ler que parece musse de suflair minha boca se encheu d’agua ! bjs

  6. Larissa maio 10, 2007 às 5:58 pm #

    Verena, eu taço uma receita parecida, fica divina também. Fiquei babando, ainda mais que acabei de voltar do almoço. Beijo, querida.

  7. Eliana Scaramal maio 10, 2007 às 6:46 pm #

    Verena que maravilha! Essa é uma sobremesa adorada aqui nessa casa. 🙂 Eu bem sei como é dificil ficar só com o filhote, não sobra tempo pra nada.

  8. Agda maio 10, 2007 às 8:32 pm #

    Eu também tô na fila pro bolo de limão, viu?

  9. Renata maio 10, 2007 às 8:49 pm #

    Ai, ai, quase nem gosto de mousse de chocolate… =)
    Verena, amo bolo de limão, por favor, compartilhe a receita com a gente! Bjs.

  10. Verena maio 11, 2007 às 3:31 am #

    Fer, Claudia, Agdá e Renata, o bolo de limão foi-se sem dar tempo nem de pedir a máquina emprestada da minha irmã…vou repetir a receita e aí posto, ok?

    Elvira, Cris, Claudia, Bia, Larissa, Lica e Renata, essa Mousse é um perigo de tão boa!

    Beijos a todas!!!

  11. Brikebrok maio 11, 2007 às 1:23 pm #

    Vou fazer esta mousse para a festa de anos do meu filho amnhã ! logo conto como saiu …
    as férias foram uma delícia e apesar de lá também estar calor deu para refrescar com o mar… os meus filhos adoraram !

  12. Eliana Scaramal maio 11, 2007 às 2:29 pm #

    Verena passando pra desejar um domingo bem feliz pra você e seu filhote. Feliz dia das mães!

  13. bearock maio 13, 2007 às 10:22 pm #

    Jà gosto de este blog…porquè sou uma italiana que ama à cozinha brasileira…obrigada!
    Bjs…

  14. Silvia Arruda maio 14, 2007 às 7:36 pm #

    Mousse de chocolate é uma das minhas paixões… imagina um aeromusse então!!!

  15. Brikebrok maio 14, 2007 às 8:42 pm #

    Querida Verena, a sua mousse desapareceu num segundo na festa ! mesmo saindo um bocadinho liquida demais, deve ter sido erro na minha mistura …

  16. Bárbara maio 15, 2007 às 3:17 pm #

    Hum, muito bom Verena. Meu irmão ama mousse de chocolate, farei pra ele! Beijos e boa semana

  17. Verena maio 17, 2007 às 1:58 pm #

    Vera, que bom que gostaram da mousse, quanto a estar líquida, talvez devesse ficar mais na geladeira?

    Eliana, obrigada pelo carinho, espero que você também tenha tido um super dia das mães.

    Silvia, essa receita é de arrasar!!!

    Bárbara, ele gostou?

    Beijos mil!

  18. Sylvia maio 17, 2007 às 10:18 pm #

    Adorei seu blog !! Sou outra CCR adita,já nao tenho mais cura.Gostei muito da aeromousse e das outras receitas.Parabéns pelo bom gosto.

  19. valentina maio 19, 2007 às 8:53 pm #

    Verena, amo uma mousse areada. anotarei esta receita.

  20. tovorinok julho 5, 2007 às 12:00 pm #

    Hello

    Great book. I just want to say what a fantastic thing you are doing! Good luck!

    G’night

Deixe um comentário

