Quadradinhos aveludados de limão (Lemon Velvet Squares)

18 maio

Lemon Velvet Squares

Tchan, tchan, tchan , tchan, aqui está a receita que prometi… quando fiz a primeira vez estava sem a máquina para registrar então ontem resolvi que faria novamente para matar a vontade das amigas e amigos que pediram…Gente, esse bolo é uma perdição, primeiro porque desde a hora em que a massa começa a se misturar a gente já se apaixona pela textura da dita cuja, parece uma seda, aí junta-se raspinhas de limão e laranja e suco dos dois cítricos, aijisus, é uma loucura total!!!

O aroma que sai do forno é inebriante e quando a gente corta a fatia não acredita que fofinho que é…e aí coloca na boca, love is in the air…ou melhor, in the mouth!Bom, vou parar de fazer propaganda, passar a receita e deixar que vocês provem e aprovem (tomara!)!Eu não fiz em tabuleiro, resolvi testar umas forminhas de cup cake que o maridão trouxe para mim do Japão (Akemi, amei suas dicas, depois te conto, essa é uma delas!) e o resto da massa assei numa forma de bolo inglês – deram 5 forminhas e uma forma de bolo inglês.  

A receita é do meu mais amado e aprovadíssimo livro Great Cakes, que já falei várias vezes e não me canso de elogiar, todos os bolos que experimentei fazer até agora deram super certo!  A receita é em inglês, segue a tradução: 

Lemon Velvet Squares

Ingredientes: 2 ¼ xíc. de farinha de trigo peneirada; 2 ½ colheres (de chá) de fermento em pó; ½ colher (de chá) de sal; ½ xíc.  de manteiga sem sal; 1 colher (de chá) de casca de limão ralada (usei limão siciliano); ½ colher (de chá) de casca de laranja ralada; 1 1/3 xíc. açúcar de confeiteiro ou açúcar refinado peneirado; 3 ovos grandes; 1/3 xíc. de água (usei leite); 3 colheres (sopa)  de suco de limão (usei limão siciliano); ¼ xíc. de suco de laranja e 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para decorar (opcional – não usei)

Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 177º C e unte com manteiga e depois com trigo um tabuleiro.  Peneire junto os seguintes ingredientes: farinha, fermento e sal.  Reserve.  Corte a manteiga em pedacinhos e coloque numa tigela com as raspas de limão e laranja.  Usando a batedeira elétrica bata até que forme um creme leve e de coloração clara, aproximadamente 1 ½ a 2 minutos.  Acrescente uma colher de sopa de açúcar de cada vez, batendo por aproximadamente 6 a 8 minutos para misturar bem.  De vez em quando use um pão duro para raspar os lados da tigela.  Misture os ovos, um de cada vez em intervalos de um minuto, limpando bem os lados da tigela se necessário.  Misture em um recipiente a água, suco de limão e laranja (eu usei leite ao invés de água).  Em velocidade baixa junte os ingredientes secos alternando com os líquidos, dividindo a mistura de secos em três partes, começando e terminando com eles.  Bata bem após cada adição.  Não se preocupe se a massa parecer talhar, após a adição da farinha ela volta ao normal. Raspe os lados da tigela e bata bem por uns 10 segundos.  Coloque a massa na forma e alise com as costas de uma colher.  Forno médio por 30 a 35 minutos ou até que ao se colocar um palito este saia limpo.  Retire o bolo do forno, leve para esfriar numa grade.  Antes de servir polvilhe açúcar de confeiteiro e corte em quadrados.

Eu resolvi fazer uma coberturinha básica: suco de limão com açúcar refinado. Mais ou menos meio limão com umas 8 colheres de açúcar, mas foi meio a olho, até sentir que a calda estava meio grossa.  Joguei em cima do bolo ainda quente e decorei com umas raspinhas de limão.  Hummmm!  Cubra o bolo com papel alumínio e guarde em temperatura ambiente por 5 dias se não tiver cobertura e por 3 se tiver colocado a cobertura.  Agora percebi que na foto coloquei a embalagem dos cup cakes de cabeça para baixo….sorry!

7 Respostas to “Quadradinhos aveludados de limão (Lemon Velvet Squares)”

  1. Fer Guimaraes Rosa maio 18, 2007 às 8:21 pm #

    Verena, esse eh o meu tipo de bolo, porque vai limao! Eu sou fanzoca dos citrus, adoro tudo que vai os azedinhos. Que bacana a sua forma. Eh assim no formato de uma paleta de pintura? Adorei a foto e ja anotei a receita. beijao,

  2. Cris maio 19, 2007 às 2:52 pm #

    Lindinhos! Aumente a foto um pouquinho para a gente ver direitinho …🙂 Bjs e bom finde!

  3. valentina maio 19, 2007 às 8:50 pm #

    Verena que delícia de receita! A Patrícia vai enlouquecer se ver pois ama limao. E a palheta aonde os dispoe é linda! Es tao caprichosa.

  4. Cláudia maio 20, 2007 às 11:41 pm #

    Amei, amei, amei. Limão é um arraso de bom. Já anotei a receita e fiquei encantada com a sua paleta. Um beijo querida.

  5. Larissa maio 21, 2007 às 7:17 pm #

    Verena, amo bolo de limão, é claro que vou testar esta sua receita! deu água na boca! beijinhos.

  6. Agda maio 21, 2007 às 8:43 pm #

    Eu adoro bolo de limão.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Episódio 30 - Há mais alguém na biblioteca « Estilo de Vida (blognovela) - maio 23, 2007

    […] > No blog “Mangia che te fa bene” pode ser encontrada uma ótima receita, no post “Quadradinhos aveludados de limão (Lemon Velvet Squares)“. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: