Maravilha de Banana

19 maio

Maravilha de Banana

Eu e minha irmã do meio sempre acabamos falando sobre comida, é incrível, começa a conversa sobre “obras na rua” e quando nos damos conta o assunto gastronomia já está no meio, e aí já estamos no meio de uma receita ou inventando outra maneira para fazê-la.

Acho isso muito legal, essa nossa sintonia me deixa muito feliz e tranqüila em saber que agora isso pode ser muito rotineiro, pois até que enfim conseguimos morar próximas uma da outra!Outro dia ela me disse ter experimentado uma sobremesa com bananas na casa de uns amigos mas não tinha pedido a receita.  Ela me descreveu mais ou menos o prato e resolvi testá-la a minha maneira.  Não sei se era o que ela esperava mas foi um sucesso, todos adoraram, fiz para sobremesa no Dia das Mães, e foram 4 gerações da família a provar: Bisavó, avó, nós e nossos filhotes. Ficou uma delícia!!!

A receita é simples: unte um pirex ou forma de louça que possa ir ao forno com manteiga e coloque umas 4 colheres de sopa de açúcar refinado e salpique com canela.  Arranje umas 8 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas e coloque mais 3 ou 4 colheres de sopa de açúcar refinado e mais canela.  Coloque ¾ xícara de água para formar um caramelo e leve ao forno médio até assar a banana, o ponto é quando espumar e as bananas estiverem com aspecto de assadas.  Reserve e espere esfriar.

Numa panela misture 1 lata de leite condensado, uma medida e meia da lata do leite condensado de leite, 3 gemas desmanchadas (para não talharem ao fogo), umas gotinhas de baunilha (umas 3 ou 4 bastam).  Leve ao fogo até engrossar mexendo sempre para não empelotar.  Jogue em cima das bananas assadas após terem esfriado.  Espere chegar à temperatura ambiente.

Enquanto espera faça um suspiro: usei 3 claras em neve e coloquei num copo para ver a quantidade. A dica que minha avó me deu foi usar o dobro do volume de açúcar.  Esquentei as claras misturadas com o açúcar até que ficassem bem morninhas, cuidado, é só para ficarem mornas, não podem esquentar muito.  Coloque uma colher de chá bem cheia de raspas de laranja e bata com batadeira elétrica até ponto de suspiro.  Com o auxílio de um bico de confeiteiro (usei um saco plástico bem duro com um furinho) faça desenhos no pirex que já está com as bananas cobertas com o creme de leite condensado e gemas.  Leve ao forno médio para dourar.  Espere esfriar um pouco e leve a geladeira por umas 3 ou 4 horas.  Sirva gelado. 

Maravilha de Banana 2

Dica: cuidado ao manusear o pirex após ter colocado o suspiro e levado a geladeira, pode se partir e aí não fica tão bonita a apresentação.  Eu acho que não tomei cuidado suficiente e rachou um pouco a cobertura do suspiro, mas o gosto ficou muito bom!!!  As raspinhas de laranja deram um toque diferente e quebraram o doce do suspiro.

16 Respostas to “Maravilha de Banana”

  1. Cecilia maio 20, 2007 às 12:00 am #

    Adorei o nosso contato…
    A receita está deliciosa…
    Por falar em banana,tenho umareceita de peixe com banana que é muito boa…
    Estou organizando o blog, criei já o layout, mas faltam os últimos ajustes…
    Prometo-lhe apresentá-lo em primeira mão…
    um grande abraço

  2. Fer Guimaraes Rosa maio 20, 2007 às 5:45 pm #

    Verena, o titulo dessa sobremesa faz jus a ela–maravilha! fiquei com agua na boca, porque tambem me lembrou uma sobremesa de banana muito parecida que comi uma vez, feita por uma pessoa que eu conhecia. ele fritou a banana e depois colocou uma fina camada de creme, outra fiina camada de suspiro. ficou o fino da bossa. eu tentei imitar, mas nao obtive sucesso como voce. a minha ficou meio grosseira. mas fiquei inspirada pra tentar de novo, seguindo a sua receita. beijao!

  3. Lila maio 20, 2007 às 10:34 pm #

    adoro tudo que vai banana e essa sobremesa além de prática e fácil deve ser uma delícia!
    beijos

  4. Cláudia maio 20, 2007 às 11:37 pm #

    Nossa Verena, você me fez ficar emocionada. Minha madrinha, uma pessoa muito especial para mim que já partiu fazia essa sobremesa para mim. Quando eu a fizer acho que vou acabar chorando. Beijjo.

  5. Cinara maio 21, 2007 às 4:41 am #

    Verena, que delícia de sobremesa!! Minha mãe faz algo parecido, mas eu não tenho a receita. Só sei que o resultado final parece o seu, e é algo que desaparece em segundos! Também babei nos seus bolinhos do post anterior… Já anotei as duas receitas! ;o) Beijos e ótima semana para você!

  6. Elvira maio 21, 2007 às 11:22 am #

    Maravilha, sem dúvida! Só os olhos já comem…! 🙂

  7. Eliana Scaramal maio 21, 2007 às 3:12 pm #

    Tem banana já me conquistou! Linda a sobremesa!!

  8. Agda maio 21, 2007 às 8:41 pm #

    Tá com uma cara ótima.

  9. Silvia Arruda maio 21, 2007 às 10:07 pm #

    Que delícia, Cláudia!! Simples e com ingredientes fáceis de se ter em casa!!

  10. Brikebrok maio 21, 2007 às 11:16 pm #

    Uma boa receita !

  11. Sandra maio 23, 2007 às 4:24 am #

    HUMMM!!!! Deve ser mesmo uma maravilha!!!

  12. Patricia Scarpin maio 23, 2007 às 5:22 pm #

    Sabe que conheço esta receita como “espera marido”? Não gosto do título, entretanto. 😉

    Parece deliciosa, adoro sobremesas e bolos com banana!

  13. Lídia maio 23, 2007 às 11:46 pm #

    O melhor de cozinhar é poder oferecer a nossa obra a quem amamos. Esta sua receita transmite tudo isso.
    Abraço

  14. valentina maio 26, 2007 às 11:05 am #

    Verena, amei esta receita.Desde a história da conversa com a tua irmã, até o produto final.Que bacana ter as 4 gerações juntas. Nunca conheci nenhuma bisa e minhas avos ja se foram. moro longe da minha mae entao no maximo, quando nos encontramos , temos 2 geracoes.um grande abraço.

  15. Stella Maris maio 11, 2008 às 1:12 pm #

    Essa é uma receita de “comida para alma” , daquelas que confortam o espírito e lembram casa de mãe.

  16. Lia julho 17, 2009 às 2:01 am #

    Ola,
    copiei sua receita so que fiz um custard de morango com amoras (usei uma medida da lata de leite condensado com suco de morango+amora+laranja ao inves do leite) e no suspiro usei 1x e meia de acucar (x volume de clara) e raspas de lima de persia com o sumo espremido dela). Ficou divino!!!!
    Nao conseguimos para de comer!!!
    obrigada!!!

Deixe uma resposta

