Sopa de Legumes e Queijo para esquentar!

31 maio

Sopa de Legumes e Queijo

Essa receita é outra que copiei do caderno da minha mãe, mais uma delícia que ela coleciona. Infelizmente ela também não escreveu a fonte deste prato maravilhoso, mas não é invenção dela ou minha. Tomei uma sopa parecida quando morava nos Estados Unidos, mas era só de queijo e apimentada, uma receita mexicana que minha mãe hospedeira do intercâmbio fez. À época eu não pedi a receita….shame on me… Com o frio que está fazendo aqui nosso corpo agradece esse carinho. Com um vinhozinho…hummmm! Eu fiz uns pães de queijo para acompanhar já que o marido é fã dos pãezinhos com sopa.

A receita é assim: refogue cebola, alho-porró e salsão picadinhos no azeite e depois adicione 2 cenouras e 2 batatas médias em cubinhos. Deixe os legumes dourarem um pouco e acrescente uma colher de café (cheia) de colorífico para dar uma cor ao caldo. Adicione água até que cubra os legumes e passe uns dois dedos de altura na panela, sal e cozinhe até que os legumes estejam macios. Numa frigideira dourei no azeite couve de Bruxelas cortadas ao meio e cogumelos de Paris cortados em quatro, estes adicionei por conta própria, estavam me namorando na feira e os trouxe para casa. Deixe tomar uma cor e acrescente ao caldo de legumes. Experimente o sal e junte 1 copo de queijo Ementhal, Gruyére ou Cheddar ralado deixando ferver até que o queijo derreta. Eu achei que o queijo que escolhi (Ementhal) não estava muito fresco, pois não derreteu conforme eu esperava, ou da próxima vez vou acrescentar um queijo fundido. Assim que derreter junte ½ xíc. de creme de leite (antes misture bem para que não fique embolotado), salpique salsinha picada e sirva imediatamente acompanhado de croutons. Eu achei que estava meio líquido demais e coloquei um pouco de trigo dissolvido num dedinho de leite para engrossar. Se quiser pode colocar noz moscada ou pimenta do reino ralada na hora.Muito bom! 

5 Respostas to “Sopa de Legumes e Queijo para esquentar!”

  1. Fer Guimaraes Rosa maio 31, 2007 às 3:54 am #

    Verena, aqui nao esta mais frio, mas essa sua sopa aguçou meu paladar. Realmente nao tem nada melhor nesse mundo que uma sopa pra aquecer tudo–corpo e alma, nos dias frios. Bom, tem uma boa chuveirada quente, mas essa nao tem todas as vitaminas, neh?😉 beijao!

  2. Larissa maio 31, 2007 às 1:34 pm #

    Verena, adorei, pretendo fazer ainda esta semana, pra aproveitar o friozinho que tá fazendo aqui.
    beijo pra vc.

  3. Silvia Arruda maio 31, 2007 às 5:27 pm #

    Que delícia Verena!! Legumes e queijo, para mim, uma combinação mais que perfeita!!

  4. Cláudia junho 1, 2007 às 12:16 am #

    Verena, essa sua mãe é uma “gênia”. Deliciosa essa sopinha. Se tem queijo eu gosto.

  5. gislaine outubro 7, 2007 às 2:03 am #

    Verena,a dorei a combinação de queijo com legumes,não sou muito chegada na cozinha mas essa eu vou fazer.

Deixe uma resposta

