Vera Pizza Italiana II, a missão: queijo coalho dança tarantela

7 jun

Pizza queijo coalho

Tudo bem, sei que há poucos dias postei uma receita de pizza que sempre fazemos em casa, e fica parecendo que não há muita coisa interessante para colocar aqui…mas, como sempre tem um mas…ontem teve novamente pizza feita em casa, maridão pediu e minha mãe fez para ele.  Só que não foi programado, então minha geladeira estava um pouco desprovida dos ingredientes para o básico: não tinha manjericão para o molho (pena…!) nem muzzarella para a cobertura.  Como a vontade era grande eu resolvi dar uma olhada melhor e não tive dúvidas, coloquei queijo coalho ralado junto com o restinho de muzzarella que tinha.A princípio a dúvida era se o queijo coalho ficaria muito salgado…não, não ficou, e depois pensamos se o ponto de derretimento (existe essa palavra???) dos queijos seria muito diferente…não, na verdade eles se fundiram e o resultado foi uma pizza interessante.Lógico que os outros ingredientes também ajudaram: abobrinha, azeitona e cebolas com azeite e orégano e peito de peru com azeitonas, cebolas e azeite e orégano! Pena que era pouco queijo coalho, senão eu teria feito outra pizza só com ele…que delícia!

O queijo coalho é um queijo mais artesanal, feito com leite cru, produzido principalmente no nordeste do Brasil.  Pode ser encontrado já com condimentos ou puro, em palitos ou em barras.  É muito consumido nas praias, grelhadinho…hummm!  

Outro dia resolvi comprar e fiz grelhado servido com mel, nossa, de comer ajoelhado!!! Nem deu para tirar uma foto para contar história! Sobrou e então virou cobertura da pizza…lei de Lavoisier!   Sábio, sábio!

A receita da massa está aqui.

Informações: Ciência do Leite

6 Respostas to “Vera Pizza Italiana II, a missão: queijo coalho dança tarantela”

  1. pink junho 7, 2007 às 9:28 am #

    que inusitado! fiquei curiosa…
    bjo

  2. Márcia junho 7, 2007 às 4:29 pm #

    menina, aqui em casa sepre fazemos com o queijo coalho, e fica tudo de bom, msmo!
    Aliás, pra qq gratinado vc pode usá-lo, que ele fica crocantinho em cima. Adoro!
    E essa pizza fou super incrementada, hein? acho q Lavoisier comeria de joelhos!!!
    Beijão.

  3. Fer Guimaraes Rosa junho 7, 2007 às 7:25 pm #

    Verena, santa criatividade!! right on!! Adorei essas pizzas. Olha, por mim comeriamos pizza todos os dias!! Adoro os seus toppings.:-)

    beijao,

  4. Cláudia junho 7, 2007 às 10:10 pm #

    Verena, que máximo usar queijo de coalho!! Fiquei com vontade de experimentar. Beijo e obrigada pela nomeação recíproca.

  5. Lunalestrie junho 8, 2007 às 12:39 am #

    Verena, aqui queijo coalho é o queijo mais usado, mais do que parmesão, eu acho. Fica muito bem com doces, geléias e mel, como você faz, principalmente com mel-de-engenho (melado de cana).

  6. valentina junho 9, 2007 às 9:49 am #

    Ver, que demais amiga. gosto muito de queijo de coalha. sendo cearense de nascimento sempre tivemos queijo de coalho em casa, mesmo quando moramos fora do ceara. e os outros ingredientes da tua pizza sao deliciosos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: