Todo dia é dia de pão!

11 jun

Pão de milho com sementes de girassol

Não adianta que não me canso de fazer pães, agora então estou mais empolgada do que nunca!  De qualquer forma consigo juntar as duas coisas: testar novas receitas e fazer o pão que temos que comer todo santo dia.  Esta maravilha que há tanto tempo alimenta os povos já era feito por volta de 10.000 aC e a Bíbila conta que os Hebreus foram os responsáveis pela descoberta e divulgação da massa fermentada. Já foi usado para pagar salários, selar matrimônios, amizades e tirar a fome de muitos.  Contém muitas vitaminas, energia e fibras e é relativamente barato.  (fonte: Wikipedia e Holsum)

Esta receita também tirei do blog da Lien, fico babando de vontade de fazer todas as maravilhas que ela posta lá….aos poucos vou experimentando. Já fiz este pão duas vezes, na máquina e na mão (esta última no final de semana na casa da minha avó).  Todos aprovaram e o pão fica uma delícia.Pegue seu fubá e mão na massa, porque o gosto de um pão feito por nós não dá para descrever, só provando!!! 

 Pão de milho com sementes de girassol(Cornloaf with sunflowerseeds) 

1/2 xíc. de fubá fino; 2 3/4 xíc. de trigo branco; 1/4 xíc. de germe de trigo (tostado); 1/3 xíc. de sementes de girassol; 1 cup maiscrispies (um tipo de salgadinho feito de milho, como flocos de arroz) – não usei; 1 colher (sopa) glúten; 1 colher (sopa)  açúcar; 1 colher (sopa) extrato de malte (não usei); 1 colher (chá) de sal; 1 1/2 colher (chá)  fermento biológico seco; 1 1/4 xíc. + 1 1/2 colher (sopa) de água morna; 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida (acrescentei por conta própria)
(opcional para decoração: mais sementes de girassol)

Siga as instruções do pacote de fermento deixando-o borbulhar ao ser misturado com o açúcar e a água.  Misture os ingredientes e sove a massa (que é macia) acrescentando gradualmente a água.  Você pode usar sua máquina de pão também.  Foi o que fiz.  Coloquei primeiro os ingredientes líquidos (menos a água) e depois os secos, por último o fermento.  Liguei a máquina e fui acrescentando aos poucos a água.   Na máquina o ponto é quando a massa forma uma bola homogênea e não fica grudada nas laterais. Usei o ciclo massa e quando todo o ciclo se completou tirei a massa da máquina e coloquei em uma forma de pão untada para crescer novamente em um local aquecido.Deixe crescer por uma hora em uma tigela untada coberta com plástico filme.  Abaixe a massa com os punhos para retirar o ar e coloque numa forma de pão untada.  Deixe crescer por mais um tempo até que dobre de tamanho.  Durante o crescimento pré-aqueça o forno a 221ºC com uma pedra de assar pão/pizza. Eu não tenho então só deixei aquecendo o forno.  Molhe a superfície do pão com as mãos umedecidas e decore com mais sementes de girassol – opcional.   Asse por 10 minutos em 221ºC , abaixe para 191ºC e asse  por mais 25 minutos ou até  que  esteja dourado ou que a temperatura do pão seja de 93ºC.  Eu deixo o forno na mesma temperatura, nível 3, perto de 220ºC durante o tempo todo. Eu faço o teste de bater com o nó dos dedos na parte de baixo do pão quando já estiver dourado, se o som for oco está pronto.  Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir.   

9 Respostas to “Todo dia é dia de pão!”

  1. Cris junho 11, 2007 às 10:44 pm #

    Verena, você faz uns pães lindos! Eu fico só babando, este suporte que você usou ficou uma graça!

  2. Silvia Arruda junho 11, 2007 às 11:16 pm #

    Verena, acho que preciso de uma máquina de pão. Não tenho muita facilidade de preparar massas que precisam ser sovadas nas mãos. Eu sempre uso muito mais de farinha de trigo que manda na receita… não consigo saber pq não acerto a mão😦

  3. cinara junho 12, 2007 às 3:28 am #

    Adoro seus pães, Verena! Ando um pouco sumida por causa do trabalho, mas acabo de ler seus últimos posts e fiquei apaixonada por sua torta do post anterior! É uma receita melhor que a outra, assim minha listinha não vai acabar nunca… ;o) Bjs!

  4. laila junho 12, 2007 às 4:28 am #

    Lindos!!! babei na torta que achei uma graça, mas esse pão eu quero agora uma fatia! parabens e que mãos pra pães! bjos

  5. Cláudia junho 12, 2007 às 3:28 pm #

    Verena, você vai acabar abrindo uma boutique de pães. Cada um melhor que o outro. Amo sementes de girassol, deve ter ficado delicioso.

  6. Brikebrok junho 13, 2007 às 11:37 am #

    Realmente o seu pão está um Pão !!! é verdade que deve dar gozo combinar cereais diferentes e ver o resultado.
    Aqui infelizmente a variedade de cereais é muito escassa. É um dos países mais pobres do mundo …

  7. bia junho 13, 2007 às 4:46 pm #

    mais um paozinho para a minha lista ! agora tenho maquina de pao e nao faço outra coisa !!! rs bjs

  8. Lien junho 15, 2007 às 11:16 am #

    Hi Verena, it so frustrating that I can’t understand a word of it! But my compliments on your bread, it looks fantastic!!

  9. lais fevereiro 25, 2008 às 10:10 pm #

    oooooooooootiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimoooooooooooooooooooooooo

Deixe uma resposta

