Torta de Massa folhada com cebolas, tomates e azeitonas

11 jun

shallow puff pastry pie 2  

Há tempos estava querendo fazer essa receita que vi aqui, fiquei com água na boca imaginando os sabores e onde eles me levariam em pensamento.  Não foi diferente após fazer a receita.  Fiquei pensando que maravilha seria degustar essas tortinhas numa varanda de uma casa toscana, sentindo o aroma dos limoeiros, das ervas na horta e o gosto de um forte vinho tinto.  Na verdade é um passaporte para um sonho italiano, e vale a pena experimentar, mesmo sem viajar de verdade.

Segue a receita traduzida com algumas observações minhas.

 Torta de Massa folhada com cebolas, tomates e azeitonas

(SHALLOW PUFF PASTRY PIE WITH ONIONS, TOMATOES AND OLIVES )


Massa folhada; cebolas pequenas; tomatinhos doces; pasta de azeitonas*; alecrim; sal e azeite extra virgem
Corte as cebolas no meio, fatie e leve para refogar lentamente no azeite até que fiquem macias.  Abra a massa no tamanho e forma desejadas _ uma boa idéia é fazer várias porções para uma pessoa.  Dobre para cima ou enrole as bordas.   Espalhe sobre a massa uma fina camada de pasta de azeitonas, distribua as ceboas e os tomatinhos e salpique um pouco de alecrim fresco.  Asse em forno pré-aquecido (175° C/347°F) até que fique dourado e crocante.Eu servi com salada verde e acho que é uma ótima refeição.  Fiz duas variações de cobertura: em algumas eu coloquei um pouco de anchovas desmanchadas em pasta e em outras um pouco de frango desfiado mantendo sempre as cebolas, tomates e o alecrim.  Um pouco de azeite por cima também fica bem gostoso.  Acrescentei pedacinhos de pimenta doce. Particularmente a com anchovas me encantou!

* Apesar de já ter visto pasta de azeitonas para vender no supermercado preferi fazer a minha. Comprei azeitonas pretas chilenas, tirei os caroços e bati no mixer com um fio de azeite.  Achei que ficou uma delícia e o que sobrou da pasta eu temperei uma salada de folhas verdes hoje.

shallow puff pastry pie

7 Respostas to “Torta de Massa folhada com cebolas, tomates e azeitonas”

  1. Larissa junho 11, 2007 às 1:47 pm #

    Ei Verena, querida, bom dia! como sempre, você arrasa nas segundas-feiras! Fiquei com vontade de comer esta torta agora, e são só 8:45 da manhã! beijo pra vc e boa semana!

  2. Agda junho 11, 2007 às 4:30 pm #

    Adorei a idéias das unidades individuais. Ficou legal.

  3. Cláudia junho 11, 2007 às 6:27 pm #

    verena, você anda inspiradíssima. Essas tortinhas devem ter ficado maravilhosas. parabéns querida.

  4. Fer Guimaraes Rosa junho 11, 2007 às 6:43 pm #

    Verena, eu simplesmente AMEI essa receita!! Thanks e beijos,

  5. Silvia Arruda junho 11, 2007 às 7:54 pm #

    Que delícia Verena!! Esta torta me deu água na boca, principalmente pelas azeitonas chilenas, que gosto muito. Estas tortas folhadas são daquelas que vendem no supermercado?

  6. Verena junho 11, 2007 às 8:16 pm #

    Larissa, obrigada, é que no final de semana dá mais tempo para inventar moda! Boa semana para você também! Achou o chocolate?

    Agdá, acho que fica legal pois dá para fazer coberturas diferentes, a gosto do freguês!

    Claudia, ficaram mesmo!!! Super fáceis também!

    Fer, que bom que gostou, rápida e saborosa receita, do jeito que vc gosta, não?

    Silvia, as azeitonas de boa qualidade dão um toque especial. A massa eu comprei no supermercado sim.

    Beijos!!!!

  7. Cris junho 11, 2007 às 10:46 pm #

    Parece tão saborosa, dá vontade de morder a foto Verena!

Deixe um comentário

