Por que nem só de pão vive o ser humano….

13 jun

Muffins de Pistache e Mel

Reparei que quase só tinha postado receitas de pães ultimamente…sorry, mas eles estão em voga em casa…Outro dia vi essa receita no Chucrute com Salsicha que viu no Kitchen Space e se enamorou.  Pois é, eu também copiei a receita e tive que fazer, sabe aquela coisa que não sossega enquanto a gente não vai para a cozinha e sai de lá o delicioso aroma esperado?  Fiz e aprovei! Os muffins ficam menos fofos do que os que normalmente faço, provavelmente pela farinha integral que vai, então já ganhou vários pontos comigo.  São muito nutritivos e alimentam bem, além de ganharem uma cobertura deliciosa de mel! Tudo de bom!
Eu não tinha pistache então usei nozes, acho que da próxima vez vou testar com pecãs…

Segue a receita que tirei da Fer, com algumas observações:

1 xícara de farinha de trigo comum; 1 xícara de farinha de trigo integral; 1/4 xícara de flaxseed meal (farinha de linhaça) – não tinha; 1 1/4 colher de chá de fermento em pó; 1/8 colher chá de sal; 1 xícara de buttermilk – não tinha, usei leite; 1/2 xícara de açúcar mascavo; 2 colheres de sopa de óleo (usei manteiga); 2 ovos, levemente batidos; 1/4 xícara de uvas passas brancas; 3 colheres de sopa de pistaches picados (usei nozes); mel a gosto

Pré-aqueça o forno em 350°F/180ºC. Misture os ingredientes secos numa vasilha. Em outra vasilha misture bem os outros ingredientes. Faça um buraco no meio da mistura seca e jogue lá a mistura liquida. Mexa bem, jogue os pistaches na massa e coloque em colheradas nas forminhas de muffins, untadas ou forradas com formas de papel. Asse por 15 minutos. Deixe esfriar numa grade. Na hora de servir derrame mel a gosto por cima do muffin.  Meu forno é meio sensível então demorou mais um pouco do que os 15 minutos da receita, antes de levar ao forno eu decorei com meia metade de noz cada muffin (fiz em forminhas de papel).

14 Respostas to “Por que nem só de pão vive o ser humano….”

  1. Fer Guimaraes Rosa junho 13, 2007 às 8:25 pm #

    Verena, nao tem pao, vai de muffin! :-))
    E esses ficam particularmente deliciosos.
    Acho que vou fazer de novo qualquer dia, com essas variacoes de nozes como voce fez. Achado da Ana, hein?

    beijaoo,

  2. Cláudia junho 13, 2007 às 10:24 pm #

    Oi Verena, eu também estou adepta dos integrais. Esses muffins devem ter ficado deliciosos. Amei.

  3. Agda junho 13, 2007 às 10:29 pm #

    Menina, eu adoro ler suas adaptações “não tinha e pronto, vai sem”… adoro. Também sigo esse lema.

  4. Cris junho 14, 2007 às 4:00 am #

    Ai mais uma que faz esta tentação… ficou lindo!

  5. Elvira junho 14, 2007 às 1:12 pm #

    Já tinha reparado nessa receita… O doce parece delicioso, de facto! 🙂

  6. Larissa junho 14, 2007 às 1:38 pm #

    Hummm, delícia, Verena :o) ah, eu também ando ligada nessa coisa de integrais, valor nutritivo, etc… é bom saber que as coisas nutritivas também são saborosas né? bobo é quem pensa o contrário. Beijo grande!

  7. Silvia Arruda junho 14, 2007 às 2:21 pm #

    Este muffin ficou lindo, as nozes em cima deram o “tchan” final!

  8. Brikebrok junho 14, 2007 às 9:18 pm #

    “arrangiarsi” … essa sua capacidade inventiva de arranjar alternativas (de ingredientes) vem de certeza da costela italiana ! 😉

  9. Cláudia B. junho 15, 2007 às 7:10 pm #

    Maravilhoso, a foto está linda e o sabor está ótimo, tenho certeza!
    bjs
    cláudia B

  10. Verena junho 15, 2007 às 10:08 pm #

    Fer, é isso aí!!! Muffins são uma delícia no café da manhã…especialmente os que não são tão doces!

    Claudia, experimente, é uma receita bem especial!

    Agdá, fazer o que? O que acho mais frustrante é não fazer alguma receita por que falta algum ingrediente, se não é o principal a gente dá o famoso jeitinho brasileiro!!!

    Cris, obrigada, querida!!!

    Elvira, é mesmo!!!

    Larissa, deixe os bobos para lá e vamos aproveitar os integrais que nos fazem muito bem!

    Silvia, eu achei que ficaram bem bonitinhos!

    Vera, improvisations!!! Não iria deixar de fazer por conta de um detalhezinho…rsrsrs…

    Claudia, obrigada, quer um???

    Beijos mil!

  11. Irina junho 16, 2007 às 6:20 am #

    Verena, eu também gosto muito de Muffins e estes então com a noz em cima parecem deliciosos 😛
    Obrigada pelo comentário, gostei muito do seu blog tem receitas apetitosas.
    Bjinhos 😉

  12. bia junho 16, 2007 às 10:43 am #

    Eu estava bem gostando das receitas de pao, tb tenho feito quase todo dia ! e este muffin esta me tentando, qualquer dia vou faze-lo tb ! bjs

  13. valentina junho 16, 2007 às 3:40 pm #

    Verena, tem receita que e que nem bee under the bonnet.Tem que se fazer senao nao se tem paz, ne?!/

  14. Ana junho 20, 2007 às 4:17 am #

    Que lindos ficaram os seus!! Gostei da ideia das nozes, deve mesmo ficar bom (ainda mais q eu prefiro nozes a pistaches! hehe!).
    Prazer em conhece-la e obrigada pelo comentario la no meu blog!!!
    Ana

Deixe uma resposta

