Sopa de Romã

15 jun

Sopa de Romã

Como toda pessoa curiosa e apreciadora da gastronomia eu não resisto a um aroma ou sabor diferente, cheiros me encantam e várias vezes já me senti compelida a bater numa porta ou entrar num restaurante só pelo perfume que exalava do local.  As especiarias em especial me fascinam e não consigo só pegar, tenho que tocar, muitas vezes até não resisto a colocar um pedacinho de canela ou cravo na boca para sentir o gostinho.  Moramos numa casa que tinha um pé de canela e o cheiro da folha era uma coisa maravilhosa, eu não conseguia passar perto sem amassar um pedacinho para sentir…coitada da plantinha…!

As comidas que levam especiarias também tem um lugar especial na minha lista de preferidas, e logo que li sobre esse livro Sopa de Romã não sosseguei enquanto não comprei.  Demos de presente para minha mãe no último dia das Mães e não poderíamos ter escolhido melhor, ela amou!!!! Disse que não conseguia parar de ler, sabe aqueles livros que a gente lê de uma vez, numa sentada?  Ela me mandou um torpedo no celular dizendo que o perfume do cardamomo que emanava das páginas tinha a enfeitiçado.Bom, só isso já me deu coceira e assim que ela me passou o livro para que eu lesse me atirei na leitura.  A história é muito bonita, permeada de romance e emoção, mas realmente o jeito que a autora poeticamente narra a feitura dos pratos no Café Babilônia me levou à pequenina cidade de Ballinacroagh, na Irlanda, querendo desesperadamente mordiscar umas Orelhas de Elefante e experimentar a deliciosa Sopa de Romã. 

O melhor de tudo é que no início de cada capítulo há uma receita que se relaciona com aquele pedacinho da história e se não fosse uma pequena indisposição minha (que me faz estar de dieta há alguns dias) já tinha feito quase todas as receitas do livro.  Preparem-se, assim que melhorar eu vou começar a provar.  Algumas receitas pedem ingredientes diferentes e não muito fáceis de achar, mas a maioria dá para fazer.  Ainda estou pensando onde vou achar Pasta de Romã por aqui…ai,ai,ai…A tradução do romance é da Nina Horta, que dispensa apresentações, e a editora é a Jaboticaba.

10 Respostas to “Sopa de Romã”

  1. laila junho 15, 2007 às 10:17 pm #

    que dica preciosa Verena, adorei! fiquei com vontade de ler agorinha mesmo…ai vou procurar o livro! bjos

  2. Fer Guimaraes Rosa junho 15, 2007 às 10:20 pm #

    que maravilha, Verena! Ja vou atras desse livro, pois adoro os de historia misturada com receitas. e o livro ainda tem aroma de cardamomo, ai, minha flor de sais! obrigadissima pela dica. beijao,

  3. Agda junho 15, 2007 às 11:48 pm #

    Eu adoro livro que tem comida e receita no meio. vou já ver se tem na biblioteca.

  4. Sylvia junho 16, 2007 às 1:44 pm #

    Olá verena,gostei da indicaçao do livro,tomara que ache por aqui.
    O ultimo mais ou menos assim com receitas que li foi Afrodite de Isabel Allende ,mas nunca fiz nenhuma receita de lá .Talvez seja a hora de testar.
    Bom fim de semana

  5. valentina junho 16, 2007 às 3:38 pm #

    Uma querida amiga me falou deste livro e pbulicamos a resenha na estante do colher. lindo mesmo.que bacana voce fazer este post aqui.bjocas

  6. Laranja Com Canela junho 17, 2007 às 12:11 pm #

    Fiquei curiosa. Não sei se está à venda em Portugal. Vou procurar.
    Beijinhos

  7. Eliana Scaramal junho 17, 2007 às 10:19 pm #

    Agora quero ler também!🙂

  8. Larissa junho 18, 2007 às 6:35 pm #

    Verena, deve mesmo ser um lindo e delicioso livro. Também vou procurar. beijo.

  9. Cláudia junho 18, 2007 às 9:41 pm #

    Sendo a leitora voraz e a apaixonada por receitas que sou, esse livro não poderá faltar aqui em casa. Beijo.

  10. receitas faceis janeiro 22, 2011 às 1:29 pm #

    Olá Verena, olhei quase que seu blog interio rsrs.. Moro numa cidade pequena, no interior do Rio de Janeiro, e por aqui, fico doida atrás de ingredientes, e novidades para minhas receitas novas e antigas. Aqui no meu quintal tenho algumas árvores frutíferas, e quando abro a janela vem aquela mistura de aromas, é muito bommm. Eu adorei seu blog e a dica do livro. Parabéns, sucesso sempre. Beijooo

Deixe uma resposta

