Torta de Morangos e Iogurte

24 jun

Strawberry Yogurt Pie

Ontem fui arrebatada pelo delicioso aroma de morangos no supermercado e não resisti, trouxe nada menos do que três caixinhas para casa.  Eles estão super fresquinhos e de um vermelho apaixonante.  Muito bem, sentei no computador e comecei a procurar receitas diferentes para usá-los…nossa, como existem coisas maravilhosas e diferentes para fazer com morangos! De repente dei de cara com essa receita e ela me pareceu bem interessante pois não era muito calórica nem trabalhosa, então fui para a cozinha e não me arrependi. Ficou bem gostoso e tenho certeza de que repetirei a dose outras vezes. A torta é feita com iogurte, o que já gostei logo de início, menos dor na consciência por não usar cream cheese ou creme de leite e pode ser feita com morangos ou qualquer outra berry.

Receita Finlandesa chamada de “Mustikkaiiras” na língua original, não é muito doce, o que também me agradou, e pode ser servida em temperatura ambiente ou gelada.  Como sobremesa ou acompanhando um café…ai que delícia!

A receita original está aqui e a traduzida segue com algumas observações.

Torta de Morangos e Iogurte (Strawberry Yogurt Pie) 

Massa: 1/3 xíc. manteiga (6 colheres de sopa – achei um exagero, na verdade acho que a relação não é essa, usei bem menos do que 6 colheres de sopa e em temperatura ambiente),1/4 xíc. açúcar, 1 ovo, 1 xíc. farinha de trigo, 1/2 colher (chá) de fermento em pó.
Recheio: 2 ovos, 3 colher (chá) açúcar (usei 3 colheres de sopa), 1 xíc. iogurte natural,1 colher (chá) essência de baunilha,1 colher (sopa) de suco de limão (opcional – eu usei e achei que deu um toque bem gostoso), 1 colher (sopa) de amido de milho, 2 xíc. de morangos, frescos ou congelados (usei morangos frescos picados).
 

Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de aro removível de aproximadamente 23 a 25 cm de diâmetro (a minha é maior então fiz num pirex). Pré-aqueça o forno a 177ºC.  Usando uma batedeira ou na mão mesmo misture bem a manteiga e o açúcar.  Misture a farinha de trigo e o fermento e junte aos ingredientes líquidos até que forme uma massa homogênea e macia.  Com os dedos enfarinhados forre a forma com a massa, inclusive as laterais (achei meio difícil pois o trigo da forma atrapalhou, talvez da próxima vez eu só unte a forma com manteiga).   Leve a forma com a massa a geladeira enquanto prepara o recheio.Misture todos os ingredientes do recheio, exceto os morangos, até que estejam bem misturados. Coloque os morangos na forma e gentilmente despeje o recheio sobre eles até que estejam cobertos.  Asse por 50 a 60 minutos ou até que a massa esteja dourada e o recheio esteja firme.  Dica: não deixe o recheio ficar muito firme, depois que esfria ele endurece mais e pode ficar muito seco e rachar.  Deixe esfriar numa grade, desenforme e sirva.  Caso queira pode ser coberta com açúcar de confeiteiro.

Nota: uma forma com furos no fundo ajuda a massa a assar uniformemente pois deixa o calor penetrar e previne assim que fique encruada.  Como eu não tenho uma forma assim fiz uns furinhos com um garfo antes de colocar o recheio.

12 Respostas to “Torta de Morangos e Iogurte”

  1. Elvira junho 24, 2007 às 5:42 pm #

    Que linda e apetecível! 🙂

  2. Agda junho 24, 2007 às 8:55 pm #

    Muito linda mesmo. Você deve estar na fase de doces?

  3. Lidia junho 25, 2007 às 12:59 am #

    Muito bom Verena! A experimentar numa próxima oportunidade. Os morangos aqui estão quase a ir embora.
    Beijos

  4. Verena junho 25, 2007 às 1:20 am #

    Elvira, adorei a combinação do limão com o morango no recheio. Fica bom pois não é muito doce!

    Agdá, na verdade eu estou numa fase de falta de tempo!!!! Rsrs… as comidas salgadas estão bem triviais e aí quando não faço um pão diferente eu sinto falta do doce…. Acredita que quando mais nova eu não gostava de fazer doces???

    Lídia, pode ser feito com outras frutas vermelhas, ou até com a amora branca que você mostrou outro dia. Deve ficar interessante!

    Beijos!

  5. Cinara junho 25, 2007 às 4:20 am #

    Verena, não sou fã de morangos puros, mas ADORO morangos em doces e tortas como esta sua! E quando podemos diminuir as calorias e a “culpa”, é melhor ainda… ;o) Bjs e ótima semana para você!

  6. Fer Guimaraes Rosa junho 25, 2007 às 7:13 pm #

    Verena, que maravilha! amei o uso do iogurte. Vai pra lista! 😉
    beijos,

  7. Cláudia junho 25, 2007 às 9:25 pm #

    Achei muito legal o fato de ir iogurte. Fica mais leve e saboroso. Delicia!

  8. Ana junho 27, 2007 às 2:47 am #

    ADOREI a receita!! Eh epoca de berries aqui, vou fazer loguinho!!!
    Ana

  9. Leticia junho 27, 2007 às 2:29 pm #

    To aqui babando no meu teclado!!! Vou fazer tambem.
    Beijos, Leticia

  10. Asha agosto 8, 2007 às 6:31 pm #

    Hey,thanks for trying my dish.Looks great with strawberries on top! Enjoy!:))

  11. solange setembro 26, 2007 às 3:04 am #

    Não fiz essa receita ainda. Mas parece q é uma delícia em breve farei.

  12. mayana agosto 30, 2011 às 5:19 pm #

    eu ainda nao fiz essa receita mas parece ser otima logo logo eu farei, na verdade eu descobri esse site pro curando receitas para um trabalho de escola, eu amei e agr vcs vao me ver mt aqui.

Deixe uma resposta

