Pane Toscano com manteiga feita em casa

29 jun

Pane Toscano com manteiga feita em casa

Esta receita estava aguardando super impaciente na fila para ser testada, já havia ameaçado furar fila várias vezes e ontem ela deu um show na minha cozinha e na mesa de jantar!  E o show continua pois o sabor é incrível!  Sei que muitos irão pensar que é um desperdício de tempo esperar tanto para comer um pão, que isso ou aquilo, mas eu digo que vale a pena pois a textura e sabor são deliciosos!  Outra receita Top 10 da Lien que eu correndo pedi para ela traduzir para o inglês (o blog é holandês) quando vi a foto do pão… a foto me deixou de queixo caído e fiquei sonhando com o gostinho do pão até ontem.  Infelizmente ela não fala português e fica triste de não conseguir entender patavinas do que escrevo…mas já disse várias vezes que as receitas dela são mágicas e não me canso de viajar nas páginas daquele livro virtual.  

Traduzi para o português (sorry my fellow English teachers if something is wrong…but..) e os comentários estão em itálico.

A manteiga que está fazendo companhia para o pão na foto foi feita na batedeira com um creme de leite fresco que estava vencendo e eu não havia usado todo…tenho pânico de jogar comida fora e não me conformava em não usá-lo…então me lembrei da minha avó que fazia manteiga na batedeira quando sobrava nata em casa. Não deu outra, deu um pote cheio e o sabor é uma maravilha.  Tive que me segurar para não comer metade do pão!  É só bater o creme de leite integral (fresco) com um pouco de sal na velocidade alta até que endureça bem e fique com consistência de manteiga.  Prove o sal e pronto!  A cor fica mais clara pois não contém corantes como as industriais.

Pane Toscano
(1 pão grande ou dois médios)
1 colher (chá) de fermento biológico seco
55 ml água morna
± 550 g farinha branca
± 200 ml água
± 70 g Biga*
azeite para untar a assadeira

Dissolva o fermento na água morna (não deve estar quente!) e deixe descansar por 5 minutos.   Acrescente os ingredientes e sove até que esteja uma massa homogênea e macia.  Faça uma bola e deixe crescer numa tigela untada.  Cubra com plástico filme PVC e deixe crescer até dobrar o volume (aproximadamente uma hora).  Eu misturei o fermento já preparado (depois dos 5 minutos que deve ficar descansando) aos outros ingredientes já na vasilha da máquina de pão e deixei por 20 minutos na função Massa.  A única coisa é que até que a massa fique uma bola uniforme, o ponto é esse, temos que ficar perto para ver se há necessidade de mais trigo ou água.  No meu caso tive que colocar mais um tantinho de água.  Deixei crescer ali mesmo com a máquina desligada.  Unte uma forma de aproximadamente 20 x 20 cm com azeite. Coloque a massa e pressione para os cantos. Cubra com plástico filme e deixe crescer pela segunda vez, aproximadamente uma hora.

                   Pane Toscano crescendo                         

Para variar eu fiz diferente…coloquei numa grande forma de pão (tipo bolo inglês mas que uso para pão) e pressionei a massa para os cantos, ela fica baixinha mesmo, não tenha medo.  Deixei crescer por uma hora.

Pré-aqueça o forno a 246ºC e coloque uma pedra de assar pão/pizza pelo menos 40 minutos antes de assar o pão.  Coloque uma tigela no fundo do forno onde será colocada água para fazer vapor enquanto o pão é assado. Eu não tenho essa pedra, então deixei o pão onde cresceu. Enfarinhe uma superfície de trabalho e cuidadosamente coloque a massa crescida.  Não aperte para baixo.  Divida em dois pedaços iguais no sentido do comprimento usando uma faca ou um instrumento próprio chamado dough scraper.Forre uma forma com papel manteiga e polvilhe fubá. Cuidadosamente coloque os dois pães e com as mãos enfarinhadas dê uma forma mais ovalada. Leve os pães ao forno para assarem sobre a pedra já aquecida, coloque água fervente na tigela que está no forno e rapidamente, mas sem bater, feche a porta do forno.

Eu levei a forma que já estava com o pão e coloquei a tigela com água fervente, isso faz com que a casca do pão fique crocante. Dê uma olhada nas dicas aqui e aquiAsse por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja dourado.  O ponto é o som oco que sai quando se bate embaixo do pão com o nó dos dedos.  Retire do forno e deixe esfriar numa grade. 

*Biga
1/4 colher (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) + 1 colher (chá) de água morna
165 g farinha branca                                                                                                                                                                              100 ml água

Dissolva o fermento na água morna e deixe repousar por 10 minutos.  Acrescente o resto da água e trigo e misture bem. Cubra com plástico PVC e leve à geladeira por pelo menos 24 horas antes de empregar.  Pode ser guardado no refrigerador por até duas semanas – a única observação é que o gosto fica mais forte.Retire a biga da geladeira com pelo menos uma hora de antecedência da feitura do pão para que fique em temperatura ambiente.

Dica da Lien: o Pão Toscano é um pão sem sal.  Deve ser consumido com carnes temperadas (salami, pancetta, etc) e queijos fortes.  Eu acabei colocando uma colher de (chá) de sal…prefiro mais salgado..!

17 Respostas to “Pane Toscano com manteiga feita em casa”

  1. kini junho 29, 2007 às 12:11 pm #

    Este vou ter que fazer e a manteiga também,que é uma boa ideia!!!!
    Bjs

  2. Márcia junho 29, 2007 às 1:36 pm #

    Menina, o pão parece ótimo, mas o que me tentou mesmo foi essa manteiguinha caseira… Hummm, já imagino o sabor diferente que deve ficar, maravilhoso…
    BJos!

  3. Cris junho 29, 2007 às 1:56 pm #

    Ah e eu morro de saudade da manteiga caseira que minha mãe fazia, ou eu né, que ficava lá batendo a nata, depois a gente colocava na água fria para separar as bolinhas de manteiga do creme branco. Não tinha nem imaginado que o creme de leite fresco virava manteiga, e ainda na batedeira, mais simples ainda! O pão ficou maravilhoso, você está virando expert. Bjs!

  4. Lalage junho 29, 2007 às 4:51 pm #

    A base da minha alimentação é pão, fruta e água. 😉
    Só de olhar para esta foto me apetece uma fatia… Mas já chego tarde, pois, eu sei.

  5. Eliana Scaramal junho 29, 2007 às 5:09 pm #

    O pão está lindo! Eu também adoro manteiga feita em casa. 🙂

  6. Silvia Arruda junho 29, 2007 às 5:14 pm #

    E viva a máquina de pão!!! 🙂

  7. laila junho 29, 2007 às 5:29 pm #

    vernea, ficou lindo!!! e a manteiga deve ter feito toda a diferebça nesse pão! bjos

  8. Diego junho 29, 2007 às 6:01 pm #

    Não sei o que está mais apetitoso, se é o pão ou a manteiga. Mas eu comeria os dois agora sorrindo. Adorei as dicas.
    Bjos
    Diego

  9. Fer Guimaraes Rosa junho 29, 2007 às 6:27 pm #

    Verena, que post inspirador. Esse pao esta lindissimo e amei as dicas, nao sabia que o pao toscano era sem sal. Agora, essa manteiga arrasou! Eu sempre penso em fazer manteiga com o creme de leite, mas nunca realmente botei a mao na massa e fiz. Me animei. Delicia total esse post, ja que sou uma fanzoca de um bom pao com manteiga. beijao,

  10. Cláudia junho 29, 2007 às 7:47 pm #

    Você é incrível Verena. Sua paixão pelos pães é encantadora e essa manteiguinha é qualquer coisa. Amei.

  11. Irina junho 30, 2007 às 3:15 am #

    O seu Pão ficou lindo!!!
    Obrigada pela receita…
    Bjinhos 😉

  12. Brikebrok julho 1, 2007 às 12:45 am #

    Estou de saída para o aeroporto mas vim primeiro dar aqui uma espreitada … quando estiver a comer o pão na Toscana vou-me lembrar de você ! beijos, Vera

  13. marzia julho 5, 2007 às 6:55 pm #

    Ola, fiz este Pão hoje cedo e ficou muito bom.
    Parabens.

  14. carlos alexandre costa galeno julho 6, 2007 às 12:50 am #

    amigos sou o carlos e gostaria muito de saber a receita de manteiga desta pagina acima do site mangiachetefabene.wordpress.com , como pane-toscano com manteiga feita em casa. vou aquardar a resposta. obrigado carlos

  15. Gustavo Vaz junho 8, 2008 às 4:55 pm #

    Gostei muito das receitas , mas queria poder fazer macarrão em casa (fazer a massa) , se ppuder enviar uma receita , agradeço muito !

  16. Ana Carolina Guenther Weinmann outubro 19, 2011 às 9:23 am #

    Guria Amei !!
    Acabei de voltar de uma mega viagem a italia onde comi muito desse pao!!
    e mesmo fazendo pouquinhos dias q voltamos (eu e maridao) ja estou morrendo de saudades, e nada como comer algo q te faz lembrar de lindos momentos e saborosos!! rsrsrs
    Que otimo q da para faze na maquina!!
    Vou fazer esse findi!!
    e se me permitir posso copiar literal sua receita citando claro e por no me blog?!?!
    http://comidinhasecoisinhas.blogspot.com/
    bjs obrigada

Trackbacks/Pingbacks

  1. Post para Lalage « Deslarga - agosto 21, 2007

    […] Post para Lalage Agosto 21st, 2007 … tinhas que aparecer neste post: “Pane Toscano com manteiga feita em casa“. […]

Deixe uma resposta

