Berinjela Recheada

2 jul

beringela recheada

Há tempos queria fazer essa receita e não conseguia juntar os ingredientes e a oportunidade.  Outro dia minha irmã me deu umas beringelas lindas da horta de sua cunhada, quer melhor chance? Beringelas de horta, tenras, roxinhas e querendo virar um prato saboroso na nossa mesa????  Saquei a receita que minha mãe havia me passado, infelizmente ela não tem idéia de onde copiou, então desculpem-me mas os créditos serão devidos a quem de direito inventou o prato…para mim a fonte é a mamma. 

Como fiz: lavei bem as beringelas e retirei os cabos. Coloquei num pirex untado com um pouco de azeite 2 beringelas inteiras (sem cortar) e levei ao forno por 10 minutos.  Retirei, cortei horizontalmente e levei ao forno novamente por uns 10-12 minutos.  Tirei do forno e com uma colher e uma faquinha tirei o miolo tendo o cuidado de deixar a casca intacta para servir de travessa na hora de levar à mesa.  Ao miolo assado misturei migalhas de pão amanhecido, um ovo, sal, pimenta do reino (a gosto) e um bom queijo parmesão (a receita pedia provolone mas não tinha), alho picadinho e se tiver um pouco de basílico (não usei).  Misturei bem e recheei as metades das beringelas.  Levei para gratinar com queijo ralado e azeite por cima.  Uns 30 a 40 minutos ou até que estejam douradas.Servi acompanhadas de uma saladinha de tomates bem madurinhos cortados em gomos com folhas de rúcula e pedacinhos de Yacon, temperadas com azeite, sal e vinagre de amoras…muito bom!

Comprei a Yacon na feira de um senhor japonês muito simpático que me fez experimentar (realmente tem gosto de pera!!!)  e me garantiu que faz bem à saúde: reduz o colesterol e previne a diabetes…. palavras dele.  Fui procurar na internet e descobri que é um tubérculo originário dos Andes e parece que ainda não há muitos estudos conclusivos no país sobre seus verdadeiros benefícios.  Muitas pessoas acreditam que seu consumo cru ou na forma de chá reduz o colesterol e pode prevenir várias doenças e a colônia janonesa no Brasil é uma grande consumidora do tubérculo.  Entretanto, consta que os incas já utilizavam a Yacon como auxílio na prevenção e tratamento de males físicos.   Alguns estudos informam que atua também como fibra alimentar ajudando nas funções intestinais.

Fontes: Jornal Saúde ,   Nutrociência,  Wikipédia

11 Respostas to “Berinjela Recheada”

  1. Fer Guimaraes Rosa julho 2, 2007 às 8:46 pm #

    que deliciosas! aproveitou bem as berinjelas. aqui elas estao demorando pra chegar… ai, ai…
    beijo,

  2. Silvia Arruda julho 2, 2007 às 9:37 pm #

    Gosto mto de beringelas e com ctz essa receita deve ter ficado deliciosa!!

  3. Cláudia julho 2, 2007 às 10:41 pm #

    Adoro berinjelas, as suas ficaram tão apetitosas. Gostei da dica da yacon na salada. Beijo querida.

  4. Elvira julho 3, 2007 às 10:57 am #

    É assim que eu mais gosto de beringela! 🙂

    Que delícia.

  5. Agda julho 3, 2007 às 4:57 pm #

    Menina, eu estava pensando mesmo em fazer algo semelhante.

  6. Eliana Scaramal julho 3, 2007 às 5:29 pm #

    Queria almoçar esse seu pratinho hoje!!! 🙂

  7. Verena julho 3, 2007 às 7:51 pm #

    Fer, há tempos estava de olho nessa receita e as beringelas estavam esperando a chance de brilhar …aprovadas!

    Silvia, ficou uma delícia, simples e gostoso!

    Claudia, beringelas são um ótimo coringa!!! A Yacon me supreendeu!

    Elvira, entrou na lista das preferidas.

    Agdá, que bom!

    Eliana, vem almoçar aqui!

    Beijos!

  8. vera milunovic julho 4, 2007 às 3:17 am #

    Oi Verena,
    Obrigada pela visita ao meu novo blog, o incentivo de vcs têm sido gratificante,entre sempre e deixe seu recado!
    bjo

    http://ceramicaedicaolimitada.blogspot.com/

  9. João Gomes dezembro 23, 2007 às 5:35 pm #

    Comecei a fazer cozinha vegetariana, e o meu primeiro prato, foi precisamnete a sua maravilhosa receita. Acrescentei puré de maçâ reineta, e vou-lhe contar! ficou maravilhoso, experimente?
    é optimo.
    Depois diga-me alguma coisa desta minha sugestão.
    BOAS FESTAS, FELIZ ANO NOVO.

    João Gomes
    (Motivação Acima de Tudo)

  10. carolina julho 1, 2008 às 1:47 am #

    obrigada pela receita! deliciosa;D

  11. angela abril 26, 2009 às 10:08 pm #

    vc tem que colacar
    as receita
    mas gostei muitao
    obrigado
    bjOOs

Deixe um comentário

