Cebolas ao forno recheadas com queijo azul

13 jul

cebolas ao forno recheadas com queijo azul

Família que cozinha junto fica feliz junto e curte coisas boas junto!  Minha mãe sempre me dá cópia de receitas ou artigos que ela gostou relacionados à gastronomia, normalmente com observações e até eventuais substituições que tenha feito.  É um blog manual! E meu pai sempre manda grandes envelopes pardos recheados com recortes de jornais e revistas sobre comida…chato, não???? “Nem adoro”!!!Esta receita estava esperando umas cebolas bonitas aparecerem para ser feita e voilá…aqui estão as cebolas deliciosamente recheadas!  Muito bom para essas noites frias que andam por aqui…um bom vinho tinto e uma companhia agradável, para que mais?Esta receita em particular foi anotada pelo meu pai de um programa na TV Espanhola (a cabo) e executada com sucesso pela mamma.  A partir do resultado que agradou o casal gourmet mor da família, recebi a receita e testei.  Também aprovamos por aqui.Vamos à receita:  3 cebolas médias cortadas ao meio com a casca (pelo lado mais curto) com o lado cortado para baixo num pirex untado com azeite e levei ao forno médio até amolecerem.  Quando estiverem macias retire o miolo das cebolas, com cuidado, deixando o fundo ainda tampado (reserve para outra receita).  Tempere com azeite, sal (pouco) e tomilho e coloque um pouco de queijo azul (ou manchego). O ideal é que o queijo derreta, usei gorgonzola amassado com um pouco de iogurte, mas achei que ficou líquido demais. Da próxima vez irei fazer ou com gorgonzola e cream cheese (ou ricota).  Salpique flor de alecrim (infelizmente não tinha, meus pais têm em casa…!) e leve novamente ao forno até que o queijo derreta bem.  Ainda salpiquei um pouco de parmesão para gratinar.  As cebolas são servidas com a casca.Servi acompanhando arroz integral e bifes com cogumelos.  Ficou muito bom!!!

12 Respostas to “Cebolas ao forno recheadas com queijo azul”

  1. bia julho 13, 2007 às 9:42 pm #

    este prato esta com jeito de que estava bom demais ! Adorei estas cebolas recheadas! bjs

  2. Fer Guimaraes Rosa julho 13, 2007 às 10:25 pm #

    nao sou muito fan da cebola crua, mas ela cozida fica uma delicia. assim, assada com queijo me conquistou! vou fazer em breve. beijoo,

  3. laila julho 14, 2007 às 12:00 am #

    imagino que seja deliciosa essa cebola e que foura seus pais…um anota receita pro outro fazer…q amor!!! meu pai tbm é apaixonado pro comida, vive me dando revistas, livros e jornais…é tão bom! beijos

  4. Cláudia julho 14, 2007 às 12:38 am #

    Verena do céu. Amo cebolas e nunca tinha visto nenhuma preparação semelhante com elas. A-do-rei. Vai aparecer na minha mesa muito brevemente. Seus pais são fofos. Um beijo à família gourmet.

  5. Agda julho 14, 2007 às 4:50 am #

    Afffffe, Verena. Minha dieta está deveras comprometida…

  6. Cinara julho 14, 2007 às 11:19 pm #

    Verena, eu aceito jantar este prato maravilhoso aqui, com o Chocolate Cookie Cake de sobremesa, pode ser? Mas tem que ser *agora*!!!! :oP Amo tudo que leva gorgonzola, e vou ter que fazer estas cebolas! Bjs e ótimo domingo para você!

  7. valentina julho 15, 2007 às 10:22 pm #

    Que astral esta familia que cozinha junto.

  8. Eliana Scaramal julho 16, 2007 às 1:57 pm #

    Que luxo!!! Cozinhar com a familia?! E que delícia de comida em?!

  9. Duly julho 16, 2007 às 2:16 pm #

    Muito legal a família estar junta nesta arte! Este prato esta lindo tem tudo que gosto!

  10. Patricia Scarpin julho 16, 2007 às 10:14 pm #

    Verena, adoro cozinhar com o João ao lado – ele não põe a mão na massa, mas adora ficar beliscando, dando pitaco. Gosto muito!🙂

    Com minha irmã e meu sobrinho tb é super bacana.

    E falando no João, ele adoraria esse prato – é doidinho por cebola!

  11. Laurinha julho 17, 2007 às 3:53 am #

    Que lindo prato! Cebolas assadas são uma delícia, ainda mais com esta sua idéia, deve ter ficado sensacional. Parabéns!
    Beijinhos,

  12. Cris agosto 1, 2007 às 2:12 pm #

    Luxo só, eu gosto de receitas assim, com ares diferentes e que podem entrar no cardápio da família. Você não imagina a coleção de recortes de receita que tenho… será que quando me aposentar consigo fazer tudo, é tanta coisa boa! kkkk

Deixe uma resposta

