Strawberry Scones

17 jul

Strawberry Scones

Há tempos queria experimentar os famosos “Scones”, são típicos “quickbreads” ingleses, isto é, pães levedados com fermento químico (fermento em pó, bicarbonato de sódio ou cremor tártaro) e não necessitam de horas de crescimento, normalmente são pães mais estáveis e fáceis de fazer.  Minha irmã mais nova morou um tempo na Inglaterra e voltou apaixonada pelos Scones , confesso que nunca havia experimentado, apesar dela ter feito várias vezes nunca estava presente quando a receita era preparada.  Conversando com a minha outra irmã sobre a vontade de fazê-los, ela me disse não ter tido sorte com as receitas que testou, só acertou uma vez e as outras cinco foram para o lixo!  Fiquei imaginando o que teriam de tão especial e cheio de truques…aí li o post da Cinara sobre os Scones salgados e fiquei com as mãos coçando…tinha morangos na geladeira e scones eu fiz.

A receita eu peguei da internet, uma receita do The Dallas Morning News, a original está aqui e a que segue abaixo vai traduzida por mim.  Achei bem interessante o pãozinho, talvez esperasse algo mais doce, por conta das receitas de muffins e outros pães que costumo fazer, mas como os ingleses comem com geléia acho que ficaram perfeitos.  A única diferença foi que após esfriarem salpiquei açúcar de confeiteiro em cima para dar um toque.

Receita: 2 ovos (um para cada etapa); 1 colher (sopa) mais ¼ xíc. creme de leite (uso em etapas diferentes); ¼ xíc. buttermilk (fiz como está aqui), 1 colher (chá) de baunilha; 2 xíc. trigo (separa um pouco mais para polvilhar na superfície de trabalho); 1/3 xíc. mais uma colher (sopa) de açúcar (uso em etapas diferentes – eu acho que poderia ir mais açúcar); 2 colheres (chá) fermento em pó; ¼ colher (chá) de sal; 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal (picada); 2/3 xíc. de morangos limpos e picados (usei 1 xíc.)

Pré-aqueça o forno a 191ºC.  Cubra uma forma com papel manteiga (untei uma forma com manteiga e trigo). Bata 1 dos ovos com uma colher de creme numa vasilha pequena.  Reserve. Bata o outro ovo com o resto do creme de leite (1/4 xíc.), buttermilk e a baunilha numa tigela média. No processador use o modulo pulsar: 1/3 xíc. de açúcar, fermento e o sal até que estejam bem misturados.  Acrescente a manteiga picada e pulse até que pareça fubá grosso (mais ou menos umas 10 vezes).  Transfira a mistura para uma tigela grande e faça um buraco no meio.  Acrescente a mistura de buttermilk e mexa até que a massa fique “pedaçuda”.  Cuidadosamente acrescente os morangos.Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e gentilmente amasse até que fique homogênea e suave, por uns 10 segundos.  Faça um círculo com a massa, como se fosse um disco de pizza, aproximadamente com 2,5cm de espessura e corte em 8 triângulos.   Com um pincel remova a farinha excedente, transfira os pedaços para a forma e pincele cada pedaço com a mistura de ovo e creme de leite.  Polvilhe o açúcar remanescente sobre os pedaços (1 colher de sopa). Asse por aproximadamente 15 minutos ou até que estejam levemente dourados, pode-se usar o truque do palito como se fosse um bolo (se o palito sair limpo está assado).  Transfira para uma grade e deixe esfriar um pouco. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Os scones frios podem ser armazenados num Tupperware por dois dias.

14 Respostas to “Strawberry Scones”

  1. Laurinha julho 17, 2007 às 11:01 pm #

    Hummmm!! Ficaram lindos! Qq dia vou tentar fazer…
    Beijinhos,

  2. Fer Guimaraes Rosa julho 17, 2007 às 11:47 pm #

    eu gosto da textura dos scones, e gosto tbm porque sao facilimos de fazer. gostei da ideia de um de morango. no Chucrute tem uma receita de scones com damasco seco e sálvia que fica uma delicia. fico sempre pensando em fazer de novo, variando os ingredientes. mas fico so pensando… 😉

    beijoos,

  3. Carla julho 18, 2007 às 12:10 am #

    yummi… que delícia!!!

    bjs

  4. Cláudia julho 18, 2007 às 1:07 am #

    Oi Verena. Eu adoro scones. Já fiz simples e integral mas nunca com frutas. Achei esse com morangos o máximo. Beijo.

  5. laila julho 18, 2007 às 2:17 am #

    Verena cnfesso que uma vez tentei afzer scones com minha avo, mas a receita era bem antiga nao sie pq mas nao funcionou…tentarei fazer com a sua! beijos e ficaram lindos!!!

  6. Cinara julho 18, 2007 às 4:02 am #

    Maravilhosos, Verena!!! E é uma receita perfeita para esta época, quando começamos a encontrar morangos suculentos para comprar… Adorei e anotei! ;o) Beijinhos!

  7. Elvira julho 18, 2007 às 12:11 pm #

    Isso, para acompanhar o café da manhã ou o chá da tarde, é bom demais! 🙂

    Beijão.

  8. Patricia Scarpin julho 18, 2007 às 4:41 pm #

    Estão lindos, Verena! Deu água na boca, menina.

  9. Silvio Caethano julho 18, 2007 às 8:50 pm #

    Blog bacana!!!
    Vou te relacionar ao meu.

  10. Agda julho 18, 2007 às 10:16 pm #

    Nunca fiz scones mas agora até me animei.

  11. Silvia Arruda julho 19, 2007 às 12:30 am #

    Muito interessante. Eu nunca comi scones….

  12. Duly julho 19, 2007 às 3:39 pm #

    Não conhecia a receita mas adorei!Mais uma para experimentar

  13. Eliana Scaramal julho 19, 2007 às 6:05 pm #

    Estão lindos!! Eu fiquei tentada a fazer. 🙂

  14. Cris julho 20, 2007 às 10:55 pm #

    Faz muito tempo que não como scones Verena! Ficaram lindões!

Deixe um comentário