Bacalhau fresco em papillote

23 jul

bacalhau fresco em Papillote cru

Gosto muito de frutos do mar, mas aprecio na beira da praia, normalmente não como peixe se não for assim, podem me chamar de fresca…raras exceções para o bacalhau salgado, peixes de água doce ou um salmão ou arenque, hadock…neste caso abri um parênteses pois o peixe estava com um jeito bem fresco, e fiz dois grandes filés de Bacalhau fresco no Papillote.  

Na verdade a plaqueta do supermercado estava dizendo que era Bacalhau nacional fresco, mas eu nunca tinha visto ou comido antes…confesso que o sabor é bem de bacalhau mesmo.Como moro em apartamento e infelizmente não tenho varanda ou quintal para fazer os filés da churrasqueira, optei pelos Papillotes, são como saquinhos que se faz usando papel manteiga ou alumínio para não deixar os sucos do peixe escaparem e principalmente não fazer aquela lambança no forno. Usei papel alumínio e depois papel manteiga, sendo que o peixe ficou em contato com este último e o alumínio foi só para dar uma garantida que não vazaria nada e reter mais calor para o cozimento.Como o peixe era filé e não podia ficar muito tempo no forno temperei de duas formas simples:

a)     sal, azeite, dill fresco e limão, finalizando com rodelas de limão siciliano e mais azeite;

b)     sal, azeite, duas colheres de sopa bem cheias de molho de tomate fresco que tinha sobrado de uma noitada de pizza, com um cheirinho de raiz forte (wasabi) e uma e meia colheres de creme de leite.  Misturei tudo e cobri o peixe finalizando com rodelas de cebola. Esse foi o preferido!

bacalhau fresco em Papillote

Ficou muito bom, com arroz e salada verde é uma delícia!

10 Respostas to “Bacalhau fresco em papillote”

  1. Fer Guimaraes Rosa julho 23, 2007 às 7:48 pm #

    Verena, eu adoro fazer peixe assim! uso so o papel, segura bem. E pode-se variar de tantas maneiras, nao? Aqui o bacalhau fresco eh um peixe muito popular e um dos mais baratos. beijao!

  2. Cláudia julho 23, 2007 às 8:01 pm #

    Deve ter ficado divino. Sempre faço salmão desta maneira mas bacalhau nunca testei. Beijo.

  3. Elvira julho 23, 2007 às 9:57 pm #

    Que delícia! Assim, o peixe guarda todo o seu sabor e os seus nutrientes.

  4. Goretti julho 23, 2007 às 10:40 pm #

    Também costumo cozinhar muito o peixe dessa forma e adoro. Mas nunca fiz bacalhau fresco…

  5. Agda julho 23, 2007 às 11:02 pm #

    O papel daqui eu sei que segura, mas o que compro lá em Salvador deixa dúvidas… Vou ver se encontro bacalhau fresco por aqui.

  6. Eliana Scaramal julho 24, 2007 às 6:32 pm #

    Eu ainda não comprei bacalhau fresco, mas a sua receita me pareceu tão saboroso! Fiquei com vontade. 🙂

  7. Silvia Arruda julho 25, 2007 às 3:50 pm #

    Eu que não gosto de peixe fiquei com água na boca de ver o seu… imagine quem é fã de bacalhau então? Deve se deliciar!!

  8. Cris agosto 1, 2007 às 2:40 pm #

    Sempre que faço peixe no papilote eu me lembro da Fezoca, ela que me deu as dicas de como fazer direitinho. Nunca comprei bacalhau fresco, gostei da dica! Bjs!

  9. Carla dezembro 31, 2007 às 1:52 pm #

    Pode até ter ficado uma delícia, mas…. as fotos precisam melhorar muito!!! rss

  10. sueli agosto 14, 2008 às 10:46 pm #

    é obrigatorio o uso de bacalhau fresco ou pode ser qualquer outro tipo

Deixe uma resposta

