Para o almoço de aniversário do meu pequeno na casa da Bisa resolvemos fazer um bacalhau, mas não é um bacalhau qualquer, é uma receita de família que traduz para nós Festa na melhor acepção da palavra. Sempre que há reuniões de final de ano, aniversários e feriados importantes (dentre eles a Sexta-feira Santa) esse é o prato escolhido e amado por todos. Hesitei um pouco em postar pois não fui em quem fez, e sim minha mãe, mas gostaria de compartilhar com vocês essa delícia. Não há nada de muito difícil ou trabalhoso, mas apenas algumas regrinhas básicas a seguir: comprar um bom azeite, um ótimo bacalhau, de preferência do Porto bem gordo e paciência para prepará-lo.
É assim que a mamma prepara (no caso a receita é do lado Português da família, meu bisavô veio como imigrante para o Brasil) : para dessalgar o bacalhau deixe de molho em água gelada (inclusive com algumas pedras de gelo que devem ser postas em cada troca de água) na geladeira por dois dias em um tupperware grande com tampa ou uma vasilha bem fechada (pode até ser com saco plástico), trocando a água pelo menos 3 vezes ao dia. O bacalhau então deverá ser limpo, isto é, retirada a pele e os espinhos e cortado em pedaços médios para a montagem do prato. Numa vasilha refratária coloque um pouco de azeite no fundo e faça uma camada de batatas cruas em rodelas, o bacalhau em pedaços, rodelas de tomates e pimentão verde e muita cebola também em rodelas. Antes de ir ao forno regue generosamente com azeite (no caso da foto foi mais de meia lata) e salpique colorífico para dar um toque. Deixe dourar bem e sirva com arroz branco e salada verde. Ah, sempre com um bom copo de vinho!
Além de lindo, deve ser muito saboroso. Quem adora receitas com bacalhau é minha avó, e essa com certeza vai pro caderninho de receitas dela!
Queria também agradecer a sua visita no meu blog!
Beijocas, boa semana pra você!
Olha, eu que nem gosto de bacalhau achei seu prato lindo!! Quando alguém da minha família prepara bacalhoada (tb geralmente na Sexta-Feira Santa), eu como só os legumes que vão na receita!! Todo mundo já sabe disso e se diverte! 🙂
Bacalhau é muitas vezes sinónimo de festa. Obrigada por partilhar esse delicioso segredo de família connosco.
Bjs. 🙂
Tao simples e TAO BOM, nao? Eu faco bacalhau assim tambem, foi como aprendi. Ah, so de olhar essa travessa, ja fiquei com agua na boca. Que delicia, Verena! beijao,
Deve ser tão bom como aparenta!
Lembrei do risotto de bacalhau que fiz recentemente… Ficou muito bom! Amo bacalhau! A próxima receita vai ser esta sua! Bjs!
Bacalhau assim é uma delícia:)
Que prato delicioso. Nesta travessa de barro e com todo esse azeite deve ter ficado divino. Deu água na boca. Beijo.
Bacalhau anda a me perseguir ultimamente e o pior é que não encontro o danado. Mas hesitou ? Se foi sua mãe que preparou tá tudo em casa, menina.
Delícia!!! Bacalhau é mesmo um prato de festa. 🙂
Verena, fiquei com muita água na boca. Que vontade de comer agora! beijo pra vc.
uau!!! adorei… eu goste tbm do bacalhau desfiadinho, com bastante azeite de oliva, e arroz branco. nossaaaa!!!
bjos
que bacalhau maravilhoso, adorei mesmo ! bjs
É assim que minha sogra faz também, menina que vontade que deu, estou aqui babando…
È concerteza uma receita tipicamente portuguesa, e prática pois enquanto está no forno dá tempo suficiente para preparar os acompanhamenos. Gosto muito de bacalhau é muito versátil e saboroso. Prabens.
Ótima receita! Vou fazer para hoje, a Sexta-Feira Santa. Meu bacalhau já está dessalgado e desossado. Obrigado.