C is for Cookie (Heath Bar Cookie)

4 ago

cookie

Adoro cookies e gosto de experimentar novas receitas com ingredientes inusitados ou que não se pensaria em usar num cookie.  Muitas vezes leio várias receitas em diversos blogs e acabo copiando para testar depois, mas esta receita me pegou de jeito e desde a hora em que li os componentes achei que seria uma grata surpresa!  Sabe aquela receita que fica martelando na cabeça e a gente não sossega enquanto não faz? Pois é…e como vem da Elise não poderia ser coisa sem graça, então fiquei matutando quanto às substituições que teria que fazer pois um dos ingredientes principais, Heath Bars, não são encontrados por essas bandas, pelo que entendi são barras de caramelo, chocolate e amêndoas ou nozes, e cheguei a conclusão de que balas de caramelo mole e chocolate em pedacinhos dariam conta do recado.  E deram, os cookies ficaram muito saborosos e gostosos, apesar da aparência um pouco diferente da foto na receita original.  Lógico que nem tudo são flores então alguns cookies vazaram, isto é, o caramelo submetido a alta temperatura do forno derreteu e melou…a segunda foto mostra bem como ficaram.  Mas contabilizando tudo acho que uns 70% ficaram bem redondinhos e lindos.  Eu ainda não assei tudo, a receita pede para deixar a massa na geladeira no mínimo por 30 minutos a uma hora, deixei uma hora, fiz um pouco ontem e o resto ainda está lá esperando para ser assado .  Rende bem.  Outra substituição básica que fiz foi usar chocolate meio amargo em pedaços ao invés de nozes, deu super certo.  Vamos à receita traduzida daqui com as minhas anotações:

2 1/2 xíc. trigo; 1 colher (chá) sal; 1 colher (chá)  bicarbonato de sódio; 1 xíc. manteiga sem sal (temperatura ambiente); 1 1/2 xíc. açúcar; 2 ovos; 1 colher (chá) de baunilha; 1 1/2 xíc. de pedacinhos de Heath Bar (usei uma xíc. de caramelo picadinhos); 1/2 xíc. de nozes picadinhas (usei chocolate meio-amargo picado)

1 Peneire o trigo, sal e bicarbonato de sódio, reserve. Numa outra tigela misture os pedacinhos de Heath Bar e as nozes (caramelo e o chocolate no meu caso).  Reserve.

2 Bata a manteiga até ficar um creme fofo.  Acrescente o açúcar e continue batendo até ficar um creme claro e fofo (uns dois minutos).  Junte os ovos (um de cada vez) e a baunilha.

3 Acrescente a mistura de Heath Bar e a dos ingredientes secos alternando em 3 adições, batendo até que fique bem homogêneo.  Refrigere a massa por pelo menos 30 minutos (melhor uma hora).

4 Pré-aqueça o forno a 177ºC.  Em formas de assar cookies (melhor são aquelas baixinhas, quase sem bordas) forradas com papel manteiga ou Silpat (usei manteiga, mas acho que o papel manteiga é bem melhor pois não dá trabalho depois na hora de lavar) disponha bolinhas de massa (do tamanho de uma bola de gude grande distantes 7.5 cm umas das outras.  Tenha o cuidado de deixar espaço entre os cookies e não fazer bolinhas muito grandes.  Os cookies espalham bem.

5 Asse por 10/12 minutos até que as bordas comecem a ficar douradinhas.  Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos.  Coloque numa grade até que esfriem completamente. Rende aproximadamente 6 dúzias de cookies (os meus ainda não assei todos, mas acho que não darão tantos).  

cookie 2 

Esses foram os que o caramelo derreteu, não ficaram tão bonitos mas o gosto não ficou diferente, muito bom!

12 Respostas to “C is for Cookie (Heath Bar Cookie)”

  1. valentina agosto 4, 2007 às 10:59 pm #

    Ai, que tentador!! E adorei as notinhas na receita. Pena que não se possa provar virtualmente.

  2. Elise agosto 5, 2007 às 9:38 am #

    Oh, I’m so glad you liked the recipe. And translated it into Portuguese. Thank you! It’s one of my favorites.

  3. Fer Guimaraes Rosa agosto 5, 2007 às 7:05 pm #

    eu nao sou muito de cookies, mas a-dooo-rooo caramelo! 😉
    voce adaptou muito bem, e devem ter ficado muito bons, hmmm!
    beijao, Verena,

  4. bia agosto 6, 2007 às 10:09 am #

    estes cookies com este caramelo derretido deve estar uma loucura de bom ! bjs

  5. Elvira agosto 6, 2007 às 10:55 am #

    Vinham mesmo a calhar para acompanhar o meu café! 🙂

    Beijo.

  6. Laurinha agosto 6, 2007 às 2:04 pm #

    Adoro cookies, adoro caramelo, juntos: deve ter ficado 10!
    Beijinhos,

  7. Diego agosto 6, 2007 às 4:02 pm #

    Nossa, esses cookies no fim da tarde com um bom capuccino…É tudo que eu quero pra hoje.
    Beijos
    Diego

  8. belinhagulosa agosto 6, 2007 às 4:23 pm #

    k maravilha de cookies já marchavam direitos ao meu estômago..bjokas grandes

  9. Silvia Arruda agosto 6, 2007 às 5:32 pm #

    Cookies + um cafezinho fresquinho é uma combinação perfeita, não é mesmo? 😛

  10. laila agosto 7, 2007 às 3:14 am #

    estão espetaculares! sem duvida deve,m surpreender! bjos

  11. Cris agosto 8, 2007 às 1:44 pm #

    Verena: “Warm cookies and cold milk are good for you” and “Broken cookies don’t have calories” então… como amo cookies penso nisso quando estou comendo!

  12. Cinara agosto 9, 2007 às 8:08 pm #

    Verena, viu o que você fez? Agora fiquei com a musiquinha do Cookie Monster na cabeça!!!
    C is for cookie, that’s good enough for me, C is for cookie, that’s good enough for me, C is for cookie, that’s good enough for me, oh, cookie, cookie, cookie starts with C!
    Além disso, fiquei com vontade de provar estes seus cookies… Maldade dupla da sua parte! :oD Beijinhos!

Deixe uma resposta

