Sabores da minha terra São Paulo: Pastel de Feira

7 ago

Pastéis

A Claudia do Doces Encontros me passou uma incumbência em Junho e só agora consegui dar conta…postar um prato para o Sabores da minha terra, é um evento em que se posta uma receita que tenha a ver com o local em que nascemos ou com o qual nos identificamos.  Que vergonha!!!

O que achei mais difícil é que me considero uma pessoa do mundo, já morei em tantas casas que nem me lembro mais (ups…essa é a música…), morei em estados diferentes e até fora do país e não conseguia me decidir por um só local que traduzisse como minha terra e tivesse um prato típico. Parênteses: de forma alguma quero passar por metida ou algo do gênero…mas é a verdade, essa é a minha história. 

Pensei, pensei e muuuuuito tempo depois decidi fazer mais de um prato que fosse importante para mim e traduzisse o que eu sinto pelo seu local de origem.  O prato de hoje é um “acepipe” típico das feiras do estado de São Paulo, onde nasci, e não conheço uma pessoa que não se renda ao Pastel recém frito muitas vezes acompanhado de uma garapa (caldo de cana).  Depois de muito tempo longe de São Paulo estou de volta e o programa de sábado em casa e ir à feira comer pastel e garapa com limão! Meu filhote já acorda falando nisso e não sossega enquanto não formos.  Engraçado é que vejo muitas famílias que fazem o mesmo ou então o pai vai comprar o pastel sem fritar para ser um acompanhamento do almoço do sábado.

O estado de São Paulo teve forte imigração japonesa e não há feira sem banca de Pastel do Japonês, que está invariavelmente cheia de gente se deliciando com a crocância da delícia.  Não são como os que fazemos em casa, muitos não tem azeitonas ou ovos, mas matam a vontade daqueles que ali estão e parecem ter um sabor especial.  Não há segredo em sua preparação, comprei a massa pronta no supermercado, fiz dois tipos de recheio: carne moída e banana com canela e nozes. Use sua imaginação para criar outros.

carne mo�da e banana

O salgado fiz assim: fritei a carne moída até ficar douradinha com azeite e tempero da Nonna (pode ser alho e cebola), acrescentei sal, um pouco de catchup e mostarda só para dar um toque.  Azeitonas fatiadas, ovo cozido picadinho e cheiro verde.  Recheie e frite o pastel.  A carne deve ser sequinha.

O doce foi uma vontade de comer banana assada que me inspirou: banana nanica em pedacinhos (usei uma e rendeu dois pastéis pequenos), duas colheres de chá de açúcar, pitadas de canela em pó e duas colheres de sopa de nozes picadas. Misture bem e recheie para fritar.

Dica: recheie o pastel só na hora em que for fritar, a massa pode ficar mole por causa do recheio úmido.  E só faça a quantidade certa, não fica legal guardar para fritar depois. Melhor guardar a massa e o recheio separados.

25 Respostas to “Sabores da minha terra São Paulo: Pastel de Feira”

  1. Elvira agosto 7, 2007 às 10:17 am #

    Cá em Portugal, chamamos de pastel de massa tenra. É muito muito bom! 🙂

    Beijo.

  2. Larissa agosto 7, 2007 às 1:30 pm #

    Verena, toda vez que vamos visitar a avó do meu marido, em Campinas, comemos o pastel da feira na rua da casa dela, aos domingos. Vem a família toda só pra comer o pastel, que é vendido na banca do japonês, claro. Delícia! vc me deixou com saudade e com vontade 🙂
    beijo.

  3. Eliana Scaramal agosto 7, 2007 às 2:08 pm #

    Pastel de feira é realmente uma delícia! Maravilha!!

  4. Agda agosto 7, 2007 às 4:45 pm #

    Menina, meu tio Ruy costumava fazer pasteis e ficavam muito deliciosos. Nunca comi com ovos e azeitona no recheio mas devem ser muito bons.

  5. Silvia Arruda agosto 7, 2007 às 5:05 pm #

    Eu adoro pastel…. os de feira são imbatíveis mesmo! Aqui em Sorocaba virou moda os pasteleiros de feira abrirem estabelecimentos próprios, inclusive com opção de rodízio. Comida boa, barata e que alimenta !! 🙂

  6. Fer Guimaraes Rosa agosto 7, 2007 às 5:40 pm #

    Verena, isso eh PURA MALDADE!! :-)))
    que delicia, meudeuso! um beijo,

  7. Verena agosto 7, 2007 às 7:13 pm #

    Elvira, o nome é um mero detalhe, não???? Ficou tão crocante, hummm!

    Larissa, é bem coisa do interior paulista mesmo, quando vamos na casa da minha avó também vamos para a feira e a barraca do Pastel está sempre com filas, tem até senha!

    Eliana, tudo de bom!

    Agdá, como era o pastel do tio Ruy? Esse recheio é tradicional aqui em SP.

    Silvia, nunca vi rodízio de pastel, deve ser um arraso!

    Fer, sorry!!! Pena que não fiz a massa, senão postava a receita. Você já tentou fazer aí????

    Beijos mil!

  8. Sylvia agosto 8, 2007 às 12:52 pm #

    Verena,fazia um tempao que nao visitava seu blog,mas como sempre esta interesantissimo.Meu deu uma saudade de Pastel lendo sua entrada….Nao tem coisa melhor que pastel de feira mesmo.
    Bjs

  9. Cris agosto 8, 2007 às 1:39 pm #

    Bem lembrado! Ela me passou também, eu vou postar qualquer hora, eu já fiz a receita, mas não gostei da foto… E não tem coisa melhor que pastel de feira!

  10. Marizé agosto 8, 2007 às 4:45 pm #

    Que bom lembrar sabores de outros tempos. Eu não conhecia este pastel, fiquei cheia de vontade de provar

  11. Cinara agosto 9, 2007 às 8:06 pm #

    Que delícia de pastel, Verena!! Eu adoro pastéis de vários tipos, de feira ou caseiros, mas sempre morri de preguiça de fazer em casa… Ainda bem que aqui em Campinas temos feiras e pastelarias ótimas! ;o) Beijão!

  12. Lunalestrie agosto 10, 2007 às 9:19 pm #

    Ai, que vontade!!! Adoro! 🙂

  13. valentina agosto 13, 2007 às 3:41 am #

    Ah Verena, que legal este post.me deu saudade e vontade. acho que vou fazer pastel um dia destes.

  14. Cláudia agosto 13, 2007 às 3:36 pm #

    Verena, eu adoro todos os tipo de recheio. Esse de banana com canela é ótimo. E sua massa ficou toda com bolhinhas. Deve estar uma delíca.
    bjs

  15. Diego agosto 14, 2007 às 1:44 am #

    Que lindo esse pastelzão hein!
    Adoro desses. Comeria um facinho, facinho agora…

  16. bia agosto 15, 2007 às 9:38 am #

    ai que saudade de um pastel bem quentinho ! bjs

  17. Vera agosto 16, 2007 às 12:23 am #

    Ciao Verena , un bacione !

  18. marcia agosto 16, 2007 às 9:37 pm #

    Verena, também sou paulistana da gema, mas estou morando no interior (bem interior) faz tempinho. Ainda bem que aqui não tem feira! Adoro estes pastéis. E ainda bem que tenho preguiça de fazer frituras.
    Desculpe a invasão na sua cozinha, assim, sem mais, mais fui atraida pelo cheirinho de pastel e de Sampa.
    Estou esperando vc passar pela minha cozinha.

  19. Moisés fevereiro 7, 2008 às 7:05 pm #

    minha mãe faz os melhores pastéis do mundo, com muitas variedades, são maravilhosos…Mãe abre uma pastelaria!!!

  20. helio henrique s. a. março 19, 2008 às 11:37 pm #

    eu quero as receitas dos pasteis q vc tem ai na sua empresa.

  21. Selma julho 22, 2008 às 4:35 am #

    Hummmm!…amo pastel…e adorei seu blog…receitas ótimas! Beijos

  22. winnie janeiro 4, 2009 às 3:33 pm #

    um…. AMO SE BLOG

    Amo pasteis otimas receitas continue asim que vc vai longe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    . .
    =

  23. luciene dezembro 8, 2009 às 12:46 am #

    eu tenho uma pastelaria e o meu pasteu e grande e barato

  24. deyse janeiro 15, 2010 às 4:37 pm #

    Eu estou a procura de pastel japonês, que vende nas feiras de são paulo.
    ele quando está frito ele fica branco e ñ dourado. por favor quem souber mim manda esta receita.

    DEUS ABENCOE A TODOS

  25. patricia março 25, 2010 às 6:15 am #

    gostaria de saber como faço a massa dos pasteis porque vivo en españa e aqui no vende a massa
    muito obrigado

Deixe uma resposta

