Comfort Food: Bolo de Banana com Granola e Nozes

17 ago

Bolo de Banana com Granola e Nozes 

Séculos sem postar…correria danada, o dia a dia vai tomando conta e não dá para administrar a agenda, chega a noite estou tão cansada que não tenho ânimo para ficar em frente ao computador.  Estou finalizando um projeto profissional que logo logo aparecerá por aqui…e isso está tomando tempo, mas é para o nosso bem, então vamos lá. Tenho cozinhado normalmente, mas nada de muito diferente ou extraordinário, fora um pão novo aqui, um jantar ali, mas foto que é bom,nada…. Agora a noite me deu vontade de comer bolo de banana, e como é super simples de fazer e de um sabor dos deuses lá fui eu para a cozinha e voilá.  O aroma do bolo perfuma a casa, dá para sentir de longe.  Esse é aquele bolo que a gente sempre faz quando aperta o tempo e é necessário algo para o lanche ou para a visita inesperada, tipo coringa, sabe?  Em dez minutos está na forma dentro do forno, saiu, esperou um pouco para desenformar e pronto: coe um café e se delicie!Sempre levava para o trabalho e era um perigo, se não ficasse esperta não sobrava uma fatia para a boleira!  A receita original é do bolo de laranja*  que minha avó me ensinou, infelizmente não sei a fonte, e eu resolvi mudar para banana nanica, então segue como ficou: 

Bolo de Banana com Granola e Nozes

No liquidificador: duas bananas nanicas, 2 ovos grandes inteiros, ¾ xíc. de óleo e uma colher de chá de canela em pó. Bata muito bem para aerar a massa, cerca de 5 minutos.  Transfira para uma tigela e acrescente 2 xíc. de trigo branco, 1 xíc. de açúcar mascavo, 1 xíc. de açúcar branco, 1 colher (sopa) de fermento em pó, ½ xíc. de granola (usei a que faço em casa) e um punhado de nozes picadas.  Misture muito bem com uma colher de pau e coloque mais uma colher (chá) de canela em pó.  Quando me lembro costumo acrescentar neste estágio uma banana nanica em rodelas, ela fica parecendo doce de banana quando se corta o bolo já assado, muito bom!!! E quem gosta pode acrescentar cravo da índia inteiro ou moído (na hora, please!).Neste bolo em particular acrescentei granola, mas normalmente faço sem e quando as nozes estão em falta na despensa não deixam o bolo menos especial.  Leve para assar em forno pré-aquecido a 200º (ou na temperatura em que costuma assar seus bolos, já percebi que fornos são muito temperamentais!!!) em forma untada e enfarinhada. Usei uma forma de bolo inglês grande, mas pode ser forma de muffins ou até um tabuleiro.  O ponto é aquele do teste do palito: quando inserido no bolo deve sair sequinho.  

É um coffe cake simples e maravilhoso! Dá para congelar pedaços e ir tirando do freezer a medida em que for consumir, pode deixar descongelar em temperatura ambiente e se quiser amornar para comer.  Eu não resisti e passei manteiga em cima da fatia ainda quente, ô perdição!!!

*Bolo de Laranja da minha avó: troque a banana por duas laranjas com casca e sem sementes (gosto muito de usar mexerica cravo ou morcote) e não uso o açúcar mascavo. Aí são duas xíc. de açúcar brano mesmo.  Depois do bolo assado e desenformado pode-se jogar o suco de uma laranja em cima do bolo.  Muito bom!  É uma receita que dá para fazer com várias frutas, é só usar a imaginação!

24 Respostas to “Comfort Food: Bolo de Banana com Granola e Nozes”

  1. belinhagulosa agosto 17, 2007 às 10:32 am #

    k maravilha de bolinho ficou um espanto…parabéns amiga…obrigada por partilhares esta receita com nosco…bjokas

  2. Marizé agosto 17, 2007 às 10:57 am #

    Adorei a simplicidade desta receita, e as coisas simples são sempre muito boas.

  3. Laurinha agosto 17, 2007 às 1:08 pm #

    Bolo de banana é tudo de bom! Ficou lindo o seu com a idéia de acrescentar granola!
    Beijinhos,

  4. pink agosto 17, 2007 às 2:06 pm #

    posso lembrar um detalhe? se fizer a receita com laranja, o oleo muda pra meia xicara; da pra fazer com duas cenouras grandes também, e dai a proporçao de oleo muda pra uma xicara inteira.
    saudades!

  5. Agda agosto 17, 2007 às 4:48 pm #

    Ficou lindão. Deu vontade de comer um pedaço.

  6. laila agosto 17, 2007 às 4:52 pm #

    nossa o crocantinho da granola deve ser uma dscoberta e tanto no meio da maciez evidente deste bolo! adorei! bjos

  7. laramoraes agosto 17, 2007 às 5:21 pm #

    Eu comia esse bolo seu no trabalho! E adorava… Ainda não achei as nanicas~por aqui. Vou pra Friburgo esse final de semana e vejo se acho pelo caminho. To louca para comer novamente.
    Bjs!

  8. Larissa agosto 17, 2007 às 6:01 pm #

    Verena, fiquei com vontade de sair correndo do trabalho, ir pra casa e fazer este bolinho. Depois passar um café e pronto, ganharia o dia 🙂
    Tava sentindo sua falta. Um beijo.

  9. Eliana Scaramal agosto 17, 2007 às 6:56 pm #

    Ainda tem aí?! Tô chegando pra tomar um café!! 🙂

  10. Nina agosto 17, 2007 às 10:13 pm #

    Deve ter ficado super cheiroso! bjo.

  11. akemi agosto 19, 2007 às 1:52 am #

    Verena, o meu marido tem verdadeira paixão por bolo de banana. Adorei os ingredientes da sua receita e vou fazer sem falta aqui! Bjs

  12. valentina agosto 19, 2007 às 10:09 pm #

    Adoro bolo assim , com frutas.. E este..de dar agua na boca. A variedade da tua vo esta legal.

  13. Cecilia agosto 20, 2007 às 2:54 am #

    olá…
    comecei um blog de receitas e há tempos ando por aqui, mas nunca deixava um recadinho…
    Seu blog é muito bom , sua forma de escreveré leve e adoro o título,tanto que já linkei ,está bem?
    um forte abraço e sucesso nos novos projetos!

  14. Diego Moreira agosto 20, 2007 às 6:04 am #

    Verena, a minha irmã passou o fim de semana inteiro, lá em Friburgo, falando desse bolo, falando em comprar bananas nanicas pela estrada (ela tentou parar às oito da noite de domingo…), falando do seu blog, que virou mania pra ela. Tomara que ela aprenda boas receitas por aqui. A barriga da família agradece! Hehehe!

    Visitei pela primeira vez o Mangia, e gostei! Voltarei aqui mais vezes!

    Um abração, Diego Moreira (o irmão da Larissa).

  15. Cecilia agosto 20, 2007 às 9:53 pm #

    Obrigada pela força e os elogios!
    Tenho uma variante desse bolo,vou tentar postar por lá, mas no momento não tenho as fotos dele. O meu é bem estranho,com farinha de rosca. rsss
    Bjs.

  16. Silvia Arruda agosto 20, 2007 às 9:58 pm #

    Eu tb fiquei um tempão sem postar nada. Além de estar com muito serviço no jornal que trabalho, meu marido ficou fora um mês, a trabalho, e eu estava sem ânimo de cozinhar para mim. Mas agora as coisas voltaram ao normal!! Tomara que vc consiga se organizar tb! Bjos

  17. Fer Guimaraes Rosa agosto 21, 2007 às 5:22 am #

    Verena, que bolo, que bolo! maior sucesso, hein? adorei a cor, os ingredientes, tudo. um beijo,

  18. Cris agosto 21, 2007 às 6:46 pm #

    Oi Verena, esta receita da sua avó fica uma delícia, uma tia minha me passou há muito tempo, até tinha esquecido dela, demais… Já a de banana, nem me fale, fiquei morrendo de vontade de ir para a cozinha fazer… 🙂

  19. Larissa setembro 2, 2007 às 4:42 pm #

    Oi, Vê!!

    Eu fiz o bolo na quinta-feira última!! AMEI!!
    Servi para uma casal de amigos que aprovaram!
    Minha sogra havia feito também, mas o dela, ao invés de farinha de trigo, leva farinha de rosca, como mencionou Cecilia.

    Um beijo!

  20. André outubro 11, 2008 às 5:29 pm #

    Muito obrigado pela receita sensacional,pois sempre fazia bolo de banana nunca ficavam ao meu gosto!Mas esse fiz e ficou sensacional…Não cansei de come-lo e vou repeti-lo sempre, et também obrigado por compartilhar ese receita preciosa conosco!!!!!!!!!!!!!!

  21. Valdemiro Just março 4, 2009 às 4:18 am #

    DEVO DIZER QUE É UMA RECEITA E TANTA , SOU CONFEITERO DE UMA CONFEITARIA CONCEITUADA AQUI EM BAL. CAMBORIU .E ESSA RECEITA É SIMPLESMENTE UMA DAS MINHAS PREFERIDAS.
    PARABENS CONTINUE ASSIM COM ESSAS RECEITAS SUPIMPAS QUE NOS FORNESCE .UM FORTE ABRAÇO.

  22. Rosangela maio 11, 2009 às 12:57 am #

    Amo esse bolo! Ele é prático, fácil e rápido de fazer! Valeu pela dica!

  23. Heloisa agosto 15, 2010 às 9:54 am #

    Gostei da receita, mas na hora de cortar ficou quebradiço.

  24. clau outubro 2, 2010 às 10:11 pm #

    Olá,cheguei até aqui pois estava procurando algo sobre poder congelar exatamente bolo de banana com farinha de rosca.Adorei suas receitas e agora sei que vou poder guardar o meu bolo heeheh,bjus.

Deixe um comentário

