Pão de Minuto Provençal

21 ago

Pão de Minuto Provençal

Dia desses fomos lanchar na casa da minha irmã e fiquei incumbida de levar um bolo, mas achei que era muito pouco já que todo o resto ficaria por conta dela e resolvi levar também um pão feito em casa.  O negócio é que decidi isso em cima da hora e não daria tempo para o pão crescer duas vezes como normalmente acontece… e aí?  A maravilha da “mudernidade”, como diz meu pai, me ajudou nessa, achei esta receita de Pão de Minuto super fácil e muito saborosa.  Imaginei que ficaria gostosinho, mas no final ficou muito bom mesmo, me surpreendeu porque para variar eu mudei algumas coisas na receita original e não sabia o que daria…Não precisa sovar, é só misturar tudo com uma colher de pau, não precisa deixar crescer e aceita muito bem pitacos da sua imaginação para mudar o recheio!  Quer mais?  Já fiz duas vezes e foi aprovadíssimo!A receita original é daqui e segue abaixo com algumas observações e mudanças feitas por mim. 

Pão de Minuto Provençal 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 5 colheres (sopa) de óleo; 3 colheres (sopa) de azeite; 2 ovos inteiros (usei orgânicos); 1/2 xícara (chá) de leite (da segunda vez usei iogurte feito em casa e deu super certo); 1 colher (sopa) de fermento em pó (o de bolo mesmo!); 1/2 colher (chá) de sal; 1 xícara (chá) de queijo tipo prato, ralado na parte grossa do ralador (100g) *; 1 xícara (chá) de rúcula cozida (não usei); 150g de Lombo Cozido em Cubos Aurora (não usei); orégano para polvilhar

*não usei queijo prato pois não tinha, da primeira vez coloquei umas duas colheres de parmesão ralado e ficou ótimo.

 Observações: na primeira vez que fiz a receita acrescentei 1/3 xíc. de azeitonas pretas sem caroço e uma colher bem cheia de cebola refogada do azeite.  E da segunda além desses dois ingredientes coloquei três colheres de sopa de peito de peru defumado cortado em tirinhas. Acho que da próxima vez colocarei tomates secos.

Numa tigela, junte a farinha de trigo, o óleo, o azeite, os ovos inteiros e o leite, mexendo sempre após cada adição. Junte o fermento e o sal. Acrescente o queijo, a rúcula e o Lombo Aurora desfiado (no meu caso a azeitona, cebolas e o peito de peru defumado). Despeje a massa numa fôrma de bolo inglês (22 x 11 cm) untada e enfarinhada. Polvilhe o orégano sobre a superfície e leve ao forno médio (180ºC), pré.aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, enfiando-se um palito no interior do pão, este saia limpo. Desenforme e sirva morno ou frio. Rendimento: 8 porções (acho que rende mais do que isso, umas 12 fatias de bom tamanho)

Em tempo: Larissa, esse pão é perfeito para o lanche do domingo e facílimo de fazer, viu? O clã Moraes irá aprovar e o Zé também!

20 Respostas to “Pão de Minuto Provençal”

  1. Fer Guimaraes Rosa agosto 21, 2007 às 5:19 am #

    Verena, que maravilha de pao! essa receita vai ser feita por mim, na maior imitonice!🙂 super beijo,

  2. Elvira agosto 21, 2007 às 11:49 am #

    Ficou super bonito e impecavelmente levedado!🙂

  3. Larissa agosto 21, 2007 às 1:49 pm #

    Verena, adorei a parte de não precisar crescer, nem sovar! farei com certeza e muito em breve! adorei! um beijo.

  4. Cláudia agosto 21, 2007 às 1:56 pm #

    Adorei este pão, é incrível que este fermento dê certo. Fiquei abismada. Vou tentar fazer e como vc disse, podemos ir pondo o que a gente quiser e tiver de recheio, achei ótimo!🙂

  5. Silvia Arruda agosto 21, 2007 às 2:28 pm #

    Eu prefiro do jeito que vc optou em fazer: com azeitonas, cebola e peito de peru defumado!! Hummm deu água na boca😛

  6. Laurinha agosto 21, 2007 às 3:35 pm #

    Que lindo, e ótima idéia. Os salgados assim são os melhores, seus ‘pitacos’ foram 10, com certeza. Já anotei…

  7. Agda agosto 21, 2007 às 4:48 pm #

    E ficou lindão, Verena. Adoro esses pães de minuto. eu também substituo muito o leite por iogurte. As massas ficam mais úmidas.

  8. Marizé agosto 21, 2007 às 6:41 pm #

    Delicia. Vou experimentar de certeza. Beijocas

  9. Cris agosto 21, 2007 às 6:49 pm #

    Lindo mesmo… e com fermento, muito boa esta receita Verena! Bjs!

  10. Diego Moreira agosto 21, 2007 às 11:15 pm #

    Verena, a Larissa (minha irmãzinha) terá de fazer quantidades industriais desse pão pra “abastecer” o clã dos Moraes e o Zé também.

    Sua sugestão de lanche pra domingo à tarde foi providencial. Vou deixar de jantar na sexta e passarei fome no sábado, esperando inquietamente esse lanche de domingo.

    Quantidades industriais… só assim pra acalmar a fúria gastronômica da família! Hahaha!! Maravilha de receita! Um abração!

  11. Diego Moreira agosto 21, 2007 às 11:22 pm #

    Ah!.. Qualquer dia te mando a receita da minha batida de manga… Um espetáculo!

  12. Neide Rigo agosto 23, 2007 às 2:41 pm #

    Verena,
    adorei seu blog também. Não fique chateada se demorar para aparecer, mas quando o fizer, coloco a leitura em dia (é que ando super sem tempo, com muito trabalho). Fiquei feliz em saber que, como eu, também gosta de fazer pão. Obrigada pelos links.
    bjs, n

  13. Cláudia agosto 24, 2007 às 9:04 pm #

    verena querida, amei este pão. Deve ter ficado uma maravilha. Beijo.

  14. valentina agosto 24, 2007 às 11:10 pm #

    Ai, Verena, que lindo este pão!!

  15. bia agosto 28, 2007 às 9:43 am #

    Imagino que deve ser saborosissimo ! A receita parece com as de cakes franceses que eu amo ! bjs

  16. Larissa setembro 2, 2007 às 4:36 pm #

    Vê!!

    Já leu o comentário do meu irmão, né?
    Vou ter que fazer váááárias formas inglesas! kkkk
    Adorei a receita! Vou testar em breve e te conto!
    Obrigada pelas dicas, amiga. Tô adorando cozinhar!
    Um beijo!

  17. nina werneck março 10, 2008 às 1:12 am #

    Como posso continuar minha dieta depois que encontrei seu blog….?
    Hummmmmm…..quanta coisa boa!
    Beijo

  18. Heloisa abril 15, 2008 às 7:02 pm #

    Receita deliciosa e pratica! Exatamente como eu gosto, ja a imprimi e coloquei no meu livro de receitas.
    Tambem inclui o blog nos meus favoritos.
    Semana que vem devo preparar um prato tipicamente brasileiro, de preferencia com peixe ou frutos do mar, para um grupo de estrangeiras. Esse sera meu terceiro almoco, nos dois primeiros fiz Moqueca de Peixe e Camarao na Moranga, elas amaram!
    Alguma sugestao para esse?
    De preferencia algo nao muito dificil pois adoro cozinhar mas nao tenho muuuita pratica ainda…haha
    Obrigada. Beijos a todos no Brasil. Heloisa
    P.S. Meu pao acabou de ficar pronto e QUE DELICIA!!! Usei azeitonas e a cebola no azeite (pois adoro cebola). Otimo!

  19. MElissa outubro 21, 2008 às 5:32 pm #

    Fiz esse paozinho ontem assim que cheguei da faculdade, a noite, achei que deu pouca massa, e nao cresceu muito, talves porque eu nao coloquei a colher cheia de fermento, na minha forma inglesa nao chegou nem na metade depois de assado, achei que lembra mais uma torta de liquidicador, fiz com azeitonas e queijo com presunto, ficou gostosinho.
    Abraços

Trackbacks/Pingbacks

  1. Encontro de corações e mentes - blogueiras em Campinas « Mangia che te fa bene - outubro 7, 2007

    […] da Vick; waffles da Cinara; pirulitos de biscoito da Priscila; biscoitos mineiros da Sonia; meus pães; um bolo lindamente confeitado da Heidi e Heiko e cuscus paulista da Claudia! Muita coisa boa para […]

Deixe uma resposta

