Lembro bastante que meu pai nos dizia que cogumelos eram casinhas de sapo, não sei por que nem de onde ele tirou isso, mas já ouvi meu filhote e sobrinha (praticamente da mesma idade, 2 anos e pouco) conversando com o vovô sobre isso…a nova geração da família também gostará de casinhas de sapo, com certeza. É um jeito legal de fazê-los interagir com a natureza.Amo cogumelos, refogados, cozidos, em molhos, em saladas, em papillote e mais ainda recheados. Na feira vi uma bandeja de cogumelos Portobello, estavam pequenos e mesmo com preço nada convidativo resolvi trazer para casa…há tempos não fazia essa receita e é unanimidade na mesa! Ficam deliciosos também grelhados na churrasqueira…para quem tem é uma ótima pedida! Pode-se variar o recheio e o queijo em cima.Servi com arroz integral e carne de panela no vinho, very, very good!!!!
Fiz assim: limpei bem os cogumelos, dizem que não se deve lavar, mas era muita terra e sujeira, passei rápido pela água e deixei escorrer em peneira. Tirei os cabinhos com cuidado e com um boleador fui cavando o “chapéu” do cogumelo até que ficasse uma cavidade suficiente para rechear. Tem que ser com calma e jeito pois são muito frágeis e quebram facilmente. Todos limpos, separei os cabinhos e “carne” dos chapéus dos ditos cujos, piquei bem e refoguei no azeite com um dente grande de alho. O aroma já me deixou com água na boca.Misturei esse refogado com duas colheres de sopa de queijo cremoso (cream cheese) e recheei os chapéus dos cogumelos. Salpiquei provolone ralado em cima e levei ao forno em um pirex untado com manteiga. Assim que o queijo derreter e ficar douradinho está pronto!De comer de joelhos…por mim esse seria o jantar, não precisava de mais nada!
Que gracinha! crianças adoram essas estórias fantasiosas!
bjo.
De comer de joelhos, sim, com certeza. Delicioso, com certeza!
Beijinhos,
que lindinhos, Verena! ;-))
um beijo,
lindos e tentadores! fique matutando o pq do nome e lembrei daqueles bonequinhos de enfeitar jardim de gesso que são cogumelos veremlhinhos com bolinhas e cabos brancos e um sapinho em baixo ou em cima do cogumelo…pode ser essa a origem do nome…fofo seu pai! bjos
Gosto muito de cogumelos.E amei o nome destes.Lindo! A história do teu pai também é muito legal Verena.
Oi, ainda não te conhecia mas vou jnatar-te aos meus links, porque adoro pessoas qu tal como eu gostem de receitinhas 😉
Olá, Verena. Adorei a historinha das casinhas dos sapos. Eu sempre associei na minha lembrança, um cogumelo como uma casinha. Acho que por causa dos desenhos nos livrinhos infantis.
E realmente são uma gracinha. E também adoro cogumelos grelhados. Esta receita esta divina!
Dá uma passadinha lá no meu blog que eu tenho uma surpresinha para vc. Bjos
Seu pai é sábio né, sabe mexer com a imaginação das crianças… Receita divina… Bjs!
Que fofuras de cogumelos recheados! É verdade que esses cogumelos “gigantes” relembram os contos da nossa infância. 🙂
Beijos.
Verena as suas descriçôes são fantásticas e contagiantes, e claro as receitas são super interessantes, gostei de tudo, tudo, tudo…
Gostei. Saboroso e fácil de fazer. Vou ver se me arrisco numa dessas. Bjo