Casinhas de sapo recheadas

31 ago

Portobello recheados

Lembro bastante que meu pai nos dizia que  cogumelos eram casinhas de sapo, não sei por que nem de onde ele tirou isso, mas já ouvi meu filhote e sobrinha (praticamente da mesma idade, 2 anos e pouco) conversando com o vovô sobre isso…a nova geração da família também gostará de casinhas de sapo, com certeza.  É um jeito legal de fazê-los interagir com a natureza.Amo cogumelos, refogados, cozidos, em molhos, em saladas, em papillote e mais ainda recheados.  Na feira vi uma bandeja de cogumelos Portobello, estavam pequenos  e mesmo com preço nada convidativo resolvi trazer para casa…há tempos não fazia essa receita e é unanimidade na mesa!  Ficam deliciosos também grelhados na churrasqueira…para quem tem é uma ótima pedida! Pode-se variar o recheio e o queijo em cima.Servi com arroz integral e carne de panela no vinho, very, very good!!!! 

Fiz assim: limpei bem os cogumelos, dizem que não se deve lavar, mas era muita terra e sujeira, passei rápido pela água e deixei escorrer em peneira.  Tirei os cabinhos com cuidado e com um boleador fui cavando o “chapéu” do cogumelo até que ficasse uma cavidade suficiente para rechear.  Tem que ser com calma e jeito pois são muito frágeis e quebram facilmente.  Todos limpos, separei os cabinhos e “carne” dos  chapéus dos ditos cujos, piquei  bem e refoguei no azeite com um dente grande de alho.  O aroma já me deixou com água na boca.Misturei esse refogado com duas colheres de sopa de queijo cremoso (cream cheese) e recheei os chapéus dos cogumelos.  Salpiquei provolone ralado em cima e levei ao forno em um pirex untado com manteiga.  Assim que o queijo derreter e ficar douradinho está pronto!De comer de joelhos…por mim esse seria o jantar, não precisava de mais nada!

11 Respostas to “Casinhas de sapo recheadas”

  1. Nina agosto 31, 2007 às 9:45 pm #

    Que gracinha! crianças adoram essas estórias fantasiosas!
    bjo.

  2. Laurinha setembro 1, 2007 às 3:14 am #

    De comer de joelhos, sim, com certeza. Delicioso, com certeza!
    Beijinhos,

  3. Fer Guimaraes Rosa setembro 1, 2007 às 7:30 pm #

    que lindinhos, Verena! ;-))
    um beijo,

  4. laila setembro 2, 2007 às 1:58 am #

    lindos e tentadores! fique matutando o pq do nome e lembrei daqueles bonequinhos de enfeitar jardim de gesso que são cogumelos veremlhinhos com bolinhas e cabos brancos e um sapinho em baixo ou em cima do cogumelo…pode ser essa a origem do nome…fofo seu pai! bjos

  5. valentina setembro 2, 2007 às 3:00 pm #

    Gosto muito de cogumelos.E amei o nome destes.Lindo! A história do teu pai também é muito legal Verena.

  6. Gio setembro 2, 2007 às 10:23 pm #

    Oi, ainda não te conhecia mas vou jnatar-te aos meus links, porque adoro pessoas qu tal como eu gostem de receitinhas 😉

  7. Cláudia setembro 2, 2007 às 10:38 pm #

    Olá, Verena. Adorei a historinha das casinhas dos sapos. Eu sempre associei na minha lembrança, um cogumelo como uma casinha. Acho que por causa dos desenhos nos livrinhos infantis.
    E realmente são uma gracinha. E também adoro cogumelos grelhados. Esta receita esta divina!

    Dá uma passadinha lá no meu blog que eu tenho uma surpresinha para vc. Bjos

  8. Cris setembro 2, 2007 às 11:01 pm #

    Seu pai é sábio né, sabe mexer com a imaginação das crianças… Receita divina… Bjs!

  9. Elvira setembro 3, 2007 às 1:28 pm #

    Que fofuras de cogumelos recheados! É verdade que esses cogumelos “gigantes” relembram os contos da nossa infância. 🙂

    Beijos.

  10. Marizé setembro 3, 2007 às 4:38 pm #

    Verena as suas descriçôes são fantásticas e contagiantes, e claro as receitas são super interessantes, gostei de tudo, tudo, tudo…

  11. Diego setembro 3, 2007 às 6:09 pm #

    Gostei. Saboroso e fácil de fazer. Vou ver se me arrisco numa dessas. Bjo

Deixe uma resposta

