Muffin de Brownie de Chocolate

28 set

Muffin de Brownie de Chocolate

 Estou sempre em busca do muffin de chocolate perfeito, parece até novela, sempre fico esperando para ver se o próximo capítulo, no caso a próxima receita, será diferente, mais gostosa, mais fofinha, enfim, e numa das minhas buscas achei no esta receita que a Luna reproduziu da Valentina e resolvi experimentar, que não sou boba nem nada!  E além de tudo vai Nutella na massa, dá para resistir???O meu ficou mais clarinho, pois não usei o cacau em pó e sim chocolate ao leite derretido, e a massa ficou ótima de trabalhar, assaram bem do jeitinho que eu queria, em forma de cogumelo, fofos!Não tinha pistache nem outra fruta seca então resolvi colocar só pedacinhos de chocolate mesmo.  Não fizeram falta, apesar de achar que com os pistaches devem ficar divinos!  Imaginem com avelãs…ai,ai,ai…É um muffin bem bonito e saboroso, mas acho que se tivesse usado chocolate meio amargo na receita toda teria ficado ainda melhor! Next time…e vou aumentar a quantidade de Nutella também, chocólatra é fogo….!

A receita é esta:

 Muffin de brownie de chocolate 

300 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
35 g de chocolate em pó amargo (a Luna usou cacau em pó e eu usei 50g de chocolate ao leite derretido)
75 g de açúcar (usei 60g)
60 g de manteiga derretida
95 g de grãos de chocolate ou pedacinhos de chocolate (usei 100g de chocolate meio amargo picado)
75 g de pistache picado (a Luna usou castanha de caju e eu não coloquei)
125 ml (160 g) de Nutella
1 ovo batido levemente
180 ml de leite em temperatura ambiente
125 g de iogurte natural

Prepare as forminhas de muffin. Pré-aqueça o forno a 200°C. Numa tigela coloque todos os ingredientes secos e mexa para misturar. Numa outra tigela coloque todos os ingredientes líquidos e cremosos. Misture-os. Depois derrame os líquidos na tigela onde estão os sólidos e misture os ingredientes utilizando um garfo. Isto é para que a massa fique “grosseira” pois massa macia é para bolo. E muffins têm consistência diferente.  Divida a massa igualmente pelas forminhas e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, na prateleira do meio. Faça o teste do palito. Como usei forminhas de tamanhos diferentes não sei precisar quantos iguais teriam rendido, mas foram os da foto mais um que já tinha sido testado…

20 Respostas to “Muffin de Brownie de Chocolate”

  1. Marizé setembro 28, 2007 às 5:43 pm #

    Isso não vale!!!! Viciada em chocolate como eu sou, tenho que ir a correr fazer estas bolinhos.
    Beijocas e bom fim de semana

  2. Claudia Medeiros setembro 28, 2007 às 5:54 pm #

    Jisuis! Que loucura! Já copiei a receita. Se tem chocolate, tô dentro!
    Beijos

  3. laila setembro 28, 2007 às 5:56 pm #

    que tentação!!! acho q sua busca chegou ao fim!!! olha ficaram lindos! bjos e bom fim de semana!

  4. Nina setembro 28, 2007 às 6:12 pm #

    gosto de muffin e de brownie. Juntanado duas coisas boas=uma ótima!
    bjo.

  5. Laurinha setembro 28, 2007 às 7:55 pm #

    Ficaram lindos!!!
    Sabe que eu já tinha impresso a receita da Valentina, acrescido das dicas da Luna, e agora, só tiro vantagem das tuas!!!!
    Agora eu ‘tenho’ que fazer!! Será o próximo muffin!
    Beijinhos

  6. Julia setembro 29, 2007 às 12:38 am #

    Lindos parabéns,,,,,,,,,,,

  7. Agda setembro 29, 2007 às 6:37 am #

    Ficaram bem grandinhos.

  8. akemi setembro 29, 2007 às 1:25 pm #

    Já fiz também estes muffins e realmente são terrivelmente deliciosos, ainda mais morninhos com um copo de leite gelado! Hummmm! Ficaram lindos os teus muffins, Verena! Deu vontade de fazer uma nova fornada aqui! Bjs e bom final de semana!

  9. valentina setembro 29, 2007 às 5:13 pm #

    Verena, ficaram de dar água na boca.Sabe que nÃo faço muffin ha muito tempo pois meu namorado nao come mais muffin e eu estou muito gordinha.Amanha vou tomar café com uma amiga, entao talvez faça uns.

  10. Laurinha setembro 30, 2007 às 4:07 am #

    Quer brincar comigo? apareça lá…
    Beijinhos

  11. Ana Cláudia outubro 26, 2007 às 7:43 pm #

    Achei essa receita perfeita !
    ganhei nessa segunda feira uma assadeira de muffins da minha tia, desde entao estou à procura da receita perfeita para estrear a minha asssadeira, e tenho certeza que achei!
    Ja passei no mercado e comprei os ingredientes, amanha meu namorado e eu vamos estreiar
    depois eu conto como ficaram

  12. Thomas.k junho 19, 2008 às 3:26 pm #

    Fiz nesse dia dos namorados e presentei minha namorada com os muffins, ela adorou, muito obrigado pela receita!

  13. Marcela setembro 3, 2008 às 7:36 pm #

    Adoreii
    ammeii

    muito bom

  14. Juh setembro 4, 2008 às 5:31 pm #

    As forminhas podem ser de pão de mel?
    Hm…parecem deliciosos…

  15. Guilherme outubro 8, 2008 às 10:32 pm #

    Não tenho balança na cozinha e me senti desprestigiado com esses 75g daquilo, 60 gramas disso… como medir com essa precisão?

  16. Verena outubro 10, 2008 às 3:56 pm #

    Juh, forminhas de pão de mel são menores, não? Na verdade nunca tentei…mas pode ser que dê certo! Se fizer me avise! Boa sorte!

    Guilherme, na verdade essa receita foi paixão a primeira lida e eu reproduzi dos blogs que a postaram. Você pode verificar neste site as equivalências http://culinaria.terra.com.br/dicas/preparando/0,,OI286751-EI150,00.html

    ok?
    Um beijo!

  17. Marcelo novembro 7, 2008 às 6:54 pm #

    Necessito comprar esse produto já pronto onde posso encontrá-lo com essa excelente qualidade?

    Obrigado.

    Marcelo

  18. Anna agosto 10, 2009 às 8:36 pm #

    Já anotei a receita para testar, adoro suas receitas.
    Beijos

  19. Luiz agosto 12, 2009 às 6:59 pm #

    Olá, você sabe onde vendem Muffin no estilo do Starbucks (que têm salgado também), só que com preço melhor? Ou atacado mesmo. Um fabricante?
    Muito boa a receita, parabéns!

  20. Hayssa julho 30, 2012 às 2:30 pm #

    A textura dele é como? Eu fiz, coloquei pra assar por 20-25 minutos, coloquei o palito e saiu limpinho, mas agora a textura dele é de semi-cru. É isso mesmo?

Deixe um comentário

