Não dá jeito mesmo, o frio voltou com um vento chato e que deixa o humor “daquela” maneira que é melhor se isolar debaixo do cobertor com um bom livro ou um filme para relaxar. Como no meu caso não posso fazer nenhuma das duas coisas por muito tempo pois tenho filho pequeno, acabei fazendo uma receita de brigadeiro para adoçar meu dia, e ficou muuuuuuito bom.Ando chateada, apreensiva e ansiosa com algumas coisas que têm acontecido e estão por acontecer e quando isso se soma ao cansaço e stress do dia-a-dia só mesmo meu amigo chocolate para me dar um alento (parece até refrão de música brega, não????).
Enfim…
Fiz assim: numa panela coloquei uma colher de sopa de manteiga (melhor sem sal mas se não tiver vai a com sal mesmo), 2 colheres de (sopa) rasas de chocolate em pó (por favor, nada de achocolatado!), 55g de chocolate meio amargo picado, uma lata de leite condensado e uma colher de (sobremesa) de mel (isso, mel, para perfumar e aromatizar o brigadeiro, pode ir na fé que não fica mais doce por conta do mel!). Fogo médio para baixo, mexendo bem com uma colher de pau até tudo se misturar e o chocolate derreter ficando uma massa homogênea. O segredo é mexer sem parar para não grudar no fundo da panela e não fazer aqueles grumos (se bem que há quem adore aqueles pedacinhos queimadinhos…) e ficar bem lisa a massa. De repente começa a borbulhar e a desgrudar da panela e ao levantar a dita cuja de um lado só a massa solta com facilidade. Pois bem, está pronto seu doce. Coloque em um recipiente de vidro ou porcelana e deixe esfriar em temperatura ambiente e vá correndo lamber a panela antes que esfrie e endureça…o meu rendeu a taça que está na foto e uma colher de sopa bem cheia que “acidentalmente” ficou na panela me esperando…
O mel é segredo de família que divido com vocês: sempre que fazemos brigadeiro colocamos uma colher de (sopa) de mel para uma lata de leite condensado. Hoje não coloquei mais pois não tinha mais no pote e fiquei com preguiça de abrir outro, mas dá um sabor muito especial e todo mundo fica perguntando o truque…e acho que é um detalhe que junto aos ingredientes de boa qualidade usados são o tchan do doce.
Que imagem deliciosa! Gostei muito e irei experimentar, concerteza! Já experimentei brigadeiros, daqueles em bolinhas, e é uma delícia…este aqui não deve ficar atrás! :o)
Obrigada por partilhar os seus “segredos” culinários connosco!
Eu partilho a sua paixão por chocolate, ás vezes tb me dá uma vontade daquelas irresistiveis de não sossegar até degustar chocolate. Tenho uma receita parecida com esta vou experimentar o toque do mel da próxima vez.
Beijocas
Que delícia! E iso pq agora terminei meu café da manhã, senão, ia já fazer um… quem sempre faz brigadeiro de colher em casa e devora quase tudo é minha filha, adorei sua receita, dica e sergredo!
Só não se acabe de comer, pois as preocupações, anseios e ‘cansaços’ passam, o brigadeiro fica…. eu que o diga!
Mandei umas estrelinhas especias pra ajudar vc a se sentir melhor, OK!
Beijinhos,
miammiam, estou babando e me controlando para nao ir correndo fazer um brigadeiro tb ! Adorei o truque do mel, da proxima vez que eu fizer vou colocar ! bjs
Verena, vc falou tudo: quando a gente tá meio pra baixo, nada como um brigadeiro para aliviar nosso stress! Eu tb faço isso! 🙂
Adorei a dica do mel, vou testar na próxima vez que for “afundar minhas mágoas”! hehehe
Ai que delicia deu vontade mesmo de colher é melhor aindaaaaa!!!
Oi!
DEixei um desafio para este blog n meu blog, se kiserem participar vão até lá!
😉
Verena esse brigadeiro levanta o animo de qualquer um!!! uma loucura todos esses segredinhos!!! gentileza sua dividi-los!!!
olha fiz um convite pra vc no comidinhas…passa lá! bjos!
Verena, adorei o seu segredinho, muito obrigada por revelar. Eu não gosto daqueles gruminhos de chocolate, e nos últimos brigadeiros que fiz não consegui dissolvê-los.
beijocas e até sábado, se Deus quiser!
Brigadeiro de qualquer jeito é bom demais. E que potão você preparou, hein! Dá até vontade de cair de boca.
até
Alessander Guerra
http://www.cuecasnacozinha.blogspot.com
hmmm..muito bem pensado: au miel. Yummy!! vou tentar, nesse weekend mesmo:))
Poxa, como nunca me occorreu??
Obrigada:))
Bjs
Bri
Verena, essa dica do mel eh fantastica! eu raramente faco brigadeiro, mas acho que vou por a ma na massa so pra testar a sua receita. um beijo! :-*
olá, gostaria de saber como faço pra comprar um livro de receitas…
Nossa… tô estressada, morreeeeendo de fomee.. e vi sua receitaaaa
Poutzz… demaaaais! Vou chegar em casa e fazer ^^
valeeu pela dica do meel viu!
beijão
gostei da receita
leite condensado cholate em po mantega e mecher bem
realmente esse brigadeiro é de dar agua na boca ,vou ja fazer um ,valeu .
adorei esse brigadeiro
humm……
eu e minha amiga que estava ak
comigo ficamos com água na
boca quando vimos esse site
e nos estavamos comendo brigadeiro
bjusssssssssssssssssssssss
poxa vida que gostosura……
adorei a receita, e vo confesar não sei cozinhar direito mas deu etinho a receita…
meu filho adorou ver a mamãe dele cozinhando, e tambem aprovou o brigadeiro.
obrigada
Verena,
Uma avó acrescentava gema de um ovo, e da parte da minha mãe, sempre que vai leite e açúcar, põe uma pitadinha de sal. Já fiz com mel enão me lembro do resultado. E você acrescenta também o chocolate meio amargo que não é comum nas receitas de brigadeiro. Deve ter ficado ótimo.
adorei esta receita, tem uma padaria famosa aqui que segundo uma ex-funcionaria que voltou a trabalhar lá (por isso ela nao contou tudo hehehe) eles colocam mel no brigadeiro, vim no google e encontrei sua receita…amei vou coloca-la em prática já!!!!!!!!! se for igual da padaria daqui te aviso!
parabéns pelo blog! vou indicar para minha mae que é culinarista! bjs