Couscous marroquino com carne moída e cogumelos ou Boi Ralado avec champignons de Paris

29 out

Couscous marroquino com carne moda e cogumelos ou Boi Ralado avec champignons de Paris

Engraçado como várias pessoas torcem o nariz para a carne moída nossa de cada dia, eu acho que é um verdadeiro coringa, dá para inventar mil pratos e usar sem medo de ser feliz, e de forma alguma encaro como algo reles…  Lembro-me da primeira vez em que ouvi o termo Boi Ralado para designar carne moída… a pessoa com certeza não deveria gostar do prato…acertei?  

Nas minhas visitas aos blogs queridos vi uma receita que ficou no meu inconsciente e quando comprei carne moída me deu vontade de fazer algo do gênero.  Não fiz igual mas a inspiração veio com certeza de lá.  Obrigada, Tatu. 

O couscous marroquino preparei desta forma: coloquei numa tigela funda uma xícara (240ml) de couscous e a mesma medida de caldo de legumes morno (desta vez usei morno, mas pode ser frio ou água fria). Deixei hidratar por 10 minutos e afofei com um garfo.  Temperei com sal, azeite e coloquei no prato com a ajuda de forminhas de cortar cookies em formato de flor.  Salsinha picadinha e lâminas de Castanha do Pará para dar um tchan.

A carne moída foi assim: refoguei alho (2 dentes) e cebola (meia cebola grande) no azeite até dourar, acrescentei a carne moída (400g de acém) e deixei pegar uma corzinha. Acrescentei um cheirinho de ketchup e um pouquinho de barbecue sauce, mas só para dar um gostinho de longe.  Acertei o sal e reservei. 

Lavei 200g de cogumelos de Paris (sei que as receitas francesas dizem para não lavar, mas não dá para comer com terra…) e enxuguei.  Cortei em quatro e refoguei na manteiga e azeite (um fiozinho de azeite para não queimar a manteiga) e alho. Até pegar gosto e secar a água que solta. Corrigi o sal e coloquei sobre carne moída já no prato.  Cebolinha picada deu o toque final. 

Servi feliz da vida essa delícia para o marido que até se espantou ao ver o prato todo arrumado em pleno meio de semana…inspiração é isso aí! 

Serve bem duas pessoas famintas.

21 Respostas to “Couscous marroquino com carne moída e cogumelos ou Boi Ralado avec champignons de Paris”

  1. Marizé outubro 29, 2007 às 7:29 pm #

    Está lindo!
    O couscous em forma de flor foi realmente o tchan.
    Pelo aspecto e pelo tempero, acredito que estaria de “lamber o beiço”
    Beijocas

  2. pipoka outubro 29, 2007 às 8:33 pm #

    Mas que apresentação tão chique…já para não falar na receita que está para lá de deliciosa!

  3. Fer Guimaraes Rosa outubro 29, 2007 às 8:46 pm #

    Verena, infelizmente eu nao consigo me animar com nenhuma visao de carne moida, mas o couscous, ah, o couscous, me deixa feliz! Em forma de frô, entao… tres jolie! 🙂

    beijo,

  4. Nina Moori outubro 29, 2007 às 9:35 pm #

    Eu gosto de carne moída, concordo com vc, é super versátil, no molho de massas, em cozidos, em tortsa, rocambole ou apenas com purê de batata.
    bjinho.

  5. Silvia Arruda outubro 29, 2007 às 10:37 pm #

    Eu tb adoro carne moída e não entendo quem pense ao contrário. Como vc disse, é um coringa na cozinha e dá para fazer 1.001 pratos deliciosos… desde um hamburguer caseiro, até o bom e velho chilli e essa receita maravilhosa q vc postou hoje! 😛

  6. Flor de Sal outubro 29, 2007 às 11:02 pm #

    Está lindo! Não sou grande fã de carne moida mas também não tenho nada contra! Até porque o meu filhote adora!

  7. scalabis outubro 30, 2007 às 12:26 am #

    Bonita apresentação! E gostoso, decerto. Parabéns!

  8. Laurinha outubro 30, 2007 às 12:50 am #

    Muito chique seu prato, viu! Adorei!
    Beijinhos,
    Saudades de vc lá no Pitadinhas…

  9. risonha outubro 30, 2007 às 12:12 pm #

    eu adoro carne moída e também acho que é um ingrediente que nos deixa dar largas á nossa imaginação gastronómica. este prato ficou lindo e com um aspecto apetitoso.

  10. Eliana Scaramal outubro 30, 2007 às 1:42 pm #

    Eu acho a carninha moída um luxo só!! E com esse coucous deve ter ficado uma maravilha!

  11. Agda outubro 30, 2007 às 4:14 pm #

    Eu adoro carne, de todo jeito e tipo. Pena que o marido é metido a vegetariano.

  12. goretti outubro 30, 2007 às 5:24 pm #

    Está lindo. Cá em casa tb gostamos bastante de couscous, embora eu ainda não consiga fazê-lo no ponto certo…

  13. Patricia outubro 30, 2007 às 7:17 pm #

    E quem não amaria um prato maravilhoso e lindo desses? 🙂

  14. Cláudia outubro 30, 2007 às 9:41 pm #

    Lindo este prato, adorei. Deve estar super delicioso!

    bjs

  15. Vinni outubro 31, 2007 às 3:55 am #

    Olá!
    Tenho visitado sua cozinha e hoje resolvi postar.
    Afinal, pra uma vegetariana, fazer carne moída p o marido é o que há…rs
    A idéia do barbecue deve dar um toque todo especial…
    Adorei o ‘ccr’…acho q tb sou assim, será q isso é contagioso?!…rs
    Obrigada por compartilhar receitas e dicas!
    Um abraço da Vinni

  16. Eduardo Luz novembro 1, 2007 às 12:08 am #

    O comentário é meio estranho, mas eu acho espetacular chamar carne moída de boi ralado. Daqui pra frente utilizarei este termo pois é muito mais adequado.

  17. bia novembro 1, 2007 às 7:33 pm #

    Nao sou chegada a carne de boi, mas de boi ralado até que eu gosto, e assim com couscous entao, deve estar uma delicia ! bjs, ah, respondi seu email, vc recebeu ?

  18. Gio novembro 5, 2007 às 2:20 am #

    Ora aí estão dois ingredientes que eu adoro e que dão realmente para fazer imensa coisa, carne moída e couscous… essa receita tem muito bom aspecto.

  19. Nani novembro 6, 2007 às 7:15 pm #

    Eu também concordo contigo carne moída dá pra inventar até cansar.
    E esse prato está com aspecto maravilhosos!!!
    Bjs

  20. valentina novembro 11, 2007 às 1:04 am #

    Adoro cuscus marroquino.E adorei este teu prato, todos os componentes. cogumelos sao tamb’em coisas que adoro.

  21. Ali maio 26, 2008 às 2:22 am #

    Ola tuda gente ….
    Ainda bem que eu estou a ver aqui muita gente viciada de um bom prato original de Marrocos. Eu sou de la eu o meu prato preferido é o COUSCOUS
    ( كسكس).
    Gostei deste blog e digo muitos parabéns a quem preparou aquela receita em cima.
    Bom apetite ( بالصحة و الراحة )
    Ps. Eu faço workshops de comidas e bebidas Marroquinas.
    meu email: al.amezh@caramail.com
    Salamou âlaikum

Deixe uma resposta

